Ticker

6/recent/ticker-posts

ARQUEOLOGIA: CAVERNAS MISTERIOSAS DE AJANTA NA INDIA

Ajanta 01
A pouco mais de duas horas da antiga cidade de Aurangabad se situam as famosas Cavernas de Ajanta, trinta e duas grutas que não são de todo naturais, mas que foram talhadas nas colinas a milhares de anos por trabalhadores que apenas utilizaram cinzéis e martelos.

Quem vai à India não pode deixar de conhecer Ajanta no estado de Maharashtra, um conjunto arqutetônico de cavernas, ou grutas, com esculturas e pinturas rupestres, com certeza um dos mais importantes registro sem interrupção da história religiosa do budismo, durante um período de setecentos anos.

Espalhadas pela India existem milhares de cavernas budistas chinesas que foram utilizadas durante o império do Primeiro Imperador, para abrigar eremitas de Dalai Lama de todas as partes do oriente.

Quando o budismo começou a desaparecer, essas cavernas foram abandonadas, sendo descobertas muitos anos depois por britânicos que procuravam por ouro e especiarias que, desprezando tão fantásticos símbolos de valor histórico cultural, chegaram até a explodir algumas delas.

Como símbolo e testemunho sem interrupção da história religiosa do budismo por um período de setecentos anos, a pouco mais de duas horas da antiga cidade indiana de Aurangabad, hoje um dos principais destinos turísticos da Índia, podemos visitar as famosas Cavernas de Ajanta, conjunto arquitetônico composto de trinta e duas grutas talhadas nas colinas por trabalhadores que apenas utilizaram cinzéis e martelos.

Meticulosamente, cinzelando pouco a pouco a rocha, os artesãos esculpiram e criaram fantásticas obras de arte não só na rocha vulcânica de basalto, como também nas paredes e tetos.

Através de Ajanta, declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1983 podemos aprender sobre as várias facetas da vida antiga na Índia, desde as crenças religiosas daquela época, o trabalho artístico dos artesãos, o traje do povo e até à posição política e econômica dos governantes.

Imagens:
Ajanta 02
Ajanta 03
Ajanta 04
Ajanta 05
Ajanta 06
Arranjo: JTC