Ticker

6/recent/ticker-posts

Vulcões recém-encontrados na Antártica, são 91 que podem causar uma catástrofe global sem precedentes

vulcoes na antartida
Além de 47 vulcões já conhecidos, especialistas descobriram 91 novos vulcões no oeste da Antártica, tornando-se a área mais vulcânica do planeta, ainda mais do que a margem oriental da África, que até agora era considerada a área vulcânica mais concentrada .



Nenhuma região do planeta Terra desperta tantas paixões e guarda tantos mistérios quanto o continente antártico.



No entanto, quanto mais exploramos e investigamos, mais nos surpreende. Lentamente, o deserto gelado começou a revelar alguns dos segredos mais bem guardados.



O último deles foi descoberto por geólogos da Universidade de Edimburgo, que liderou o glaciólogo Robert Bingham descobriu 91 vulcões sob o gelo antártico.



Esta incrível descoberta significa que a costa oeste da península eo continente antártico são a área mais vulcânica do planeta, ainda mais do que a margem oriental da África, que até agora era considerada a área vulcânica mais concentrada.
image
A descoberta foi publicada em uma edição especial da revista da British Royal Geological Society.



O estudo envolveu a análise de medidas feitas por pesquisas anteriores e o uso de radar de penetração de gelo, transportado por avião ou veículos, para explorar extensas tiras da Antártida Ocidental.



Foi lá onde cientistas descobriram 91 vulcões, alguns dos quais medem cerca de 4 mil metros de altura.
No entanto, esta descoberta é muito mais do que curiosa.



Os especialistas alertam que, se o gelo da Antártica derreter devido ao aquecimento global e os vulcões se desligam, desestabilizaria a camada de gelo da Antártida e seu fluxo do mar seria abruptamente acelerado.
image
Portanto, será importante determinar, o mais rápido possível, a probabilidade de despertar esses vulcões.



Os especialistas alertam que mesmo que as erupções possam não chegar à superfície, podem derreter o gelo localizado abaixo e desestabilizar drasticamente o continente resultando em consequências mais que preocupantes.

"Se um desses vulcões estivesse em erupção, poderia desestabilizar ainda mais as placas de gelo da Antártida Ocidental", disse o especialista em geleiras Robert Bingham, um dos autores dos estudos. "Tudo o que induz o derretimento do gelo - que uma erupção certamente seria - provavelmente acelerará o fluxo de gelo no mar".

"A principal questão é: quão ativos são esses vulcões? Isso é algo que precisamos determinar o mais rápido possível ".
Os vulcões recentemente encontrados variam em tamanho de 100 a 3.850 metros.

image
Todos eles estão cobertos por camadas grossas de gelo - em algumas regiões com mais de 4 quilômetros de espessura.



"Ficamos maravilhados", disse Bingham. "Nós não esperávamos encontrar nada como esse número. Nós quase triplicamos o número de vulcões que se sabe existir na Antártida Ocidental. Também assumimos que ainda há mais na cama do mar que se encontra sob a plataforma de gelo de Ross, de modo que eu acho muito provável que esta região se torne a região mais densa dos vulcões do mundo, maior ainda do que o leste da África ,

Onde as montagens Nyiragongo, Kilimanjaro, Longonot e todos os outros vulcões ativos estão concentrados ".



Crédito de imagem em destaque
-
fonte: ewao