Ticker

6/recent/ticker-posts

Basta crer em Deus, ou é necessário algo mais?

vida cristão
“ACREDITA você em Deus, ou num espírito universal?”, perguntou o famoso pesquisador de opinião pública George Gallup, Jr. Talvez surpreenda alguns que 95 por cento tanto dos adultos (com mais de 30 anos) como dos adolescentes pesquisados responderam ‘Sim’! Mas, até que ponto a crença se expressa em ação? Pelo visto, muito pouco. O sr. Gallup informou que quando se perguntou a alguns jovens adultos: “Quanta influência têm suas crenças religiosas sobre seu modo de pensar ou de agir diário?”, apenas 26 por cento responderam: “Muita.” — The Search for America’s Faith, de George Gallup, Jr., e David Poling.
-
É óbvio, portanto, que não basta simplesmente crer em Deus. O discípulo Tiago escreveu: “Crês tu que há um só Deus? Fazes muito bem. Contudo, os demônios crêem e estremecem. . . . A fé à parte das obras é inativa.” (Tiago 2:19, 20) Por outro lado, a Bíblia fala sobre pessoas que foram além da simples crença. Enoque, por exemplo, “andou com o verdadeiro Deus”. (Gênesis 5:24) A relação entre Enoque e seu Deus tornou-se assim tão achegada que era como se eles andassem juntos! Mas, por que foi Enoque favorecido com esta relação ímpar? Em primeiro lugar, embora vivesse num ambiente religioso degenerado onde eram comuns as ‘ações, ímpias”, Enoque seguiu o proceder de justiça. Expôs com coragem e franqueza o proceder iníquo dos seus contemporâneos, profetizando: “Eis que Jeová veio com as suas santas miríades, para executar o julgamento contra todos e para declarar todos os ímpios culpados de todas as suas ações, ímpias que fizeram de modo ímpio, e de todas as coisas chocantes que os pecadores ímpios falaram contra ele.” — Judas 14, 15.
-
Andar Enoque com Deus colocou-o em sério perigo. Pelo visto, seus inimigos planejavam assassiná-lo e pôr fim ao seu perturbador profetizar. Entretanto, o Deus com quem ele andava interveio. A Bíblia diz: “Pela fé Enoque foi transferido para não ver a morte, e não foi achado em parte alguma, porque Deus o havia transferido.” Sim, “Deus o tomou” na morte, pelo visto poupando-o duma morte violenta às mãos dos seus inimigos. — Hebreus 11:5, 13; Gênesis 5:24; veja João 3:13.
-
Noé foi outro homem que “andou com o verdadeiro Deus”. Assim como Enoque, “Noé era homem justo. Mostrou-se sem defeito entre os seus contemporâneos”. (Gênesis 6:9) E isso apesar de nos seus dias a conduta desenfreada ser prevalecente e a violência grassar. Noé, porém, mostrou temor piedoso e destacou-se como “pregador da justiça”. Portanto, Deus preservou a ele e à sua família quando trouxe um dilúvio sobre aquele mundo antigo! — 2 Pedro 2:5; Hebreus 11:7; Gênesis 6:5, 11.
-
Será que Deus ainda estende o convite para andarmos com ele? Certamente que sim! O apóstolo Paulo disse que Deus ‘não está longe de cada um de nós’ se tão-somente ‘tatearmos por ele e realmente o acharmos’. (Atos 17:27) Mas, como podemos fazer isso? E o que realmente está envolvido em se andar com Deus?
-
[Nota(s) de rodapé]
Trinta e nove por cento responderam “alguma”, 14 por cento responderam “muito pouca”, e 12 por cento responderam “nenhuma”.