Encontramos na história dos lobisomens, três pontos de vista diferentes, são eles:
Ponto de vista mitológico:
Lobisomens são aquelas pessoas que ao serem banhadas pela luz da lua cheia, assumem uma forma meia humana meia loba, e saem pelas ruas à procura de carne fresca para devorar.
Qualquer pessoa atacada por um lobisomem se transformará em um, e, só poderá voltar ao normal se o lobisomem que a mordeu for morto. Para se matar um lobisomem é necessário que a pessoa use qualquer instrumento feito de prata, após a morte acredita-se que o lobisomem se transforma em um vampiro.
Ponto de vista católico
Os culpados pela terrivel fama dos lobisomens são praticamente a igreja e seus seguidores. Por meio das inquisições, torturas e escrituras, a igreja tem nos forçado a acreditar que o Lobisomem é um ser demoníaco. Mas há uma coisa que a igreja esconde sobre os lobisomens.
No mapa-mundi medieval, eram os "cantos" do mundo os lugares habitados pelas raças monstruosas. Essas raças eram ecléticas em suas aparências e algumas raças eram até parecidas com os humanos. Entre esses seres podemos citar os Gigantes, os Pigmeus, os Panotiis (seres com orelhas gigantes), os Astomis (seres que não possuiam boca), os Antropofagistas, as Amazonas, etc.
Mas os mais importantes dos seres eram os Cynocephalios.
Os Cynocephalios, ou cabeças-de-cão, era uma das mais conhecidas raças de monstros. Possuiam corpo de humano e cabeça de um cão. De acordo com pesquisadores, estes seres viviam nas montanhas da India e latiam para se comunicarem. Viviam em cavernas e se vestiam com peles de animais, eram excelentes caçadores, e suas principais armas eram o arco, a lança e as espadas.
No livro dos apóstolos, podemos encontrar citações onde dois apóstolos encontram um gigante canibal chamado Abominável.
" - quatro cúbitos de altura, e sua face se assemelhava à de um grande cão, seus olhos eram como faiscas brilhantes de fogo, seus dentes eram como as prezas de um javali selvagem, ou os dentes de um leão, suas unhas das mão eram afiadas e tinham a forma de um gancho, as unhas de seus pés eram como às das garras de um leão, e o cabelo de sua cabeça escorria pelos seus braços como a juba de um leão, e sua aparência era horrível e aterrorizante."
Mas por sorte, Abominável teria tido uma visão minutos antes do encontro com os apóstolos, onde a visão lhe prometia dar forma humana se este aceitasse os ensinamentos dos mesmos. Ele assim o fez e se tornou o guia dos apóstolos pelas terras pagãs.
No entanto o fato de lobisomens serem usados como escravos pela igreja não é tão ocultado. O que a igreja tenta ocultar é simplesmente o nome Cristovão.
São Cristovão é o padroeiro dos viajantes e dos aventureiros marítmos. O que a igreja tanto oculta é que São Cristovão era um Cynocephalio, cabeça-de-cão, um Lobisomem.
A história de Cristovão é similar à história de Abominável. Cristovão nasceu cabeça-de-cão, e seu nome era Reprobus. Ele regrediu sua bestialidade e se converteu em cristão, como recompensa pelos seus atos, Deus o concedeu uma forma humana.
Existe um quadro em que Cristovão é pintado segurando em seus braços o menino Jesus, acredita-se que seja por isso que ele foi chamado de Cristovão, que em grego significa carregador do cristo.
Do ponto de vista científico
Os verdadeiros lobisomens, têm na verdade, pouca coisa em comum com o mito que todos nós conhecemos tão bem. Os lobisomens (Theriantropos de espírito) são indivíduos que sentem uma profunda ligação com um ou mais animais, ou veêm aspectos animais manifestados em seus caráteres e personalidades. Muitos Theriantropos acreditam que o espírito animal é um aspecto integral de sua existência.
Outros vêem seu aspecto animal como uma balança para suas vidas humanas, ensinando-os seus lugares no mundo natural.
Poucos são os indivíduos que afirmam ser Theriantropos físicos, seres que possuem a habilidade de sofrer mudanças físicas, mas ainda não foi encontrado provas que comprove isso.
Obs.: Acredita-se que Lobisomem fazem parte de rituais Satanicos.
Para saber mais sobre Lobisomem leiam o livro a seguir : Ele Veio Para Libertar Os Cativos