Você confia plenamente no seu governo? É claro que não. Desconfiança e até paranóia sobre o governo é comum em todos os países – e já foi tema de várias séries e filmes.
O sentimento de que há uma conspiração das elites pode levar as pessoas a suspeitarem delas e de tudo o que dizem. E, de acordo com um novo estudo, para algumas pessoas, a atração de teorias da conspiração é tão forte que os leva a endossar inteiramente crenças contraditórias – ou seja, qualquer coisa que não seja o que uma autoridade falou.
Os pesquisadores explicam que pessoas que endossam teorias da conspiração vêem as autoridades como fundamentalmente enganadoras.
“Qualquer teoria da conspiração que está em oposição à narrativa oficial vai ganhar algum grau de endosso de alguém que detém uma visão de mundo conspiracionista”, disseram os pesquisadores Michael Wood, Douglas Karen e Robbie Sutton.
A convicção de que a “história oficial” é falsa pode levar as pessoas a acreditar em coisas malucas e às vezes até inconsistentes, devido a diversas contradições de teorias alternativas.
Para ver se as teorias da conspiração eram fortes o suficiente para levar a inconsistências, os pesquisadores perguntaram a 137 estudantes universitários sobre a morte da princesa Diana.
Quanto mais as pessoas pensavam que a morte “tinha sido uma campanha oficial do serviço de inteligência para assassinar Diana”, mais eles também acreditavam que “Diana tinha falsificado sua própria morte para ficar em isolamento”.
O único problema é que, é claro, Diana não pode estar simultaneamente viva e morta.
Os pesquisadores queriam saber se as crenças contraditórias eram devido a suspeita das autoridades, então pediram a 102 estudantes universitários que falassem sobre a morte de Osama bin Laden.
As pessoas que acreditavam que “quando o ataque ocorreu, Osama já estava morto”, eram significativamente mais propensas a também acreditar que “Osama ainda está vivo”. Como ele não é nenhum ser sobrenatural, deve estar ou vivo ou morto.
Os pesquisadores descobriram que a crença de que as “ações do governo Obama indicam que eles estão escondendo alguma peça importante ou informação prejudicial sobre o ataque” era a responsável pela ligação entre as duas teorias da conspiração.
Ou seja, conclusão: a ideia de uma conspiração por parte do governo é tão potente em algumas pessoas que leva a crença em ideias completamente inconsistentes.
Para os teóricos da conspiração, as pessoas que estão no poder são vistas como enganosas, até malévolas, e por isso qualquer explicação oficial está em desvantagem, e qualquer explicação alternativa é mais credível desde o início.
Segundo os pesquisadores, não é nenhuma surpresa que o medo, a desconfiança e até mesmo a paranoia possam levar a um pensamento confuso. Quando a desconfiança está envolvida, o raciocínio cuidadoso pode ser deixado de lado.