Recentemente me deparei com um texto na Internet onde um autor protestante questiona a validade dos livros por eles tidos como apócrifos.
Sem entrar na questão do cânon propriamente dito (deixemos isso para outro artigo), apresento aqui um material que visa rebater as críticas feitas.
O Opositor disse:
TOBIAS (200 a.C.) -É uma história novelística sobre a bondade de Tobiel (pai de Tobias) e alguns milagres preparados pelo anjo Rafael.
Apresenta: justificação pelas obras -4:7-11; 12:8
O texto diz:
"Dá esmola dos teus bens, e não te desvies de nenhum pobre, pois, assim fazendo, Elohim tampouco se desviará de ti. Sê misericordioso segundo as tuas posses. Se tiveres muito, dá abundantemente; se tiveres pouco, dá desse pouco de bom coração. Assim acumularás uma boa recompensa para o dia da necessidade: porque a esmola livra do pecado e da morte, e preserva a alma de cair nas trevas. A esmola será para todos os que a praticam um motivo de grande confiança diante do El-Elyon."
O que significa:
Simplesmente uma recomendação para que se viva a vida de forma reta perante Elohim, e sendo misericordioso com o próximo. O texto nada fala de teologia de salvação ou de justificação.
Lembremo-nos que Ya'akov (Tiago), irmão de Yeshua também disse:
"Pois o serviço puro e kadosh perante Elohim Avinu é esse: trabalhar com os órfãos e as viúvas em suas aflições, e que o homem não contamine sua alma com o mundo." (Ya'akov/Tiago 1:27)
Acaso estaria Ya'akov falando que a justificação é "pelas obras"? Evidentemente que não no sentido que o opositor emprega a expressão.
Yeshua também disse ao jovem rico:
"Respondeu-lhe ele: Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom; mas se é que queres entrar na vida, guarda as Mitzvot. Perguntou-lhe ele: Quais? Respondeu Yeshua: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; honra a teu pai e a tua mãe; e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado; que me falta ainda? Disse-lhe Yeshua: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me." (Matitiyahu/Mateus 19:17-21)
Mediação dos Santos -12:12
O texto diz:
"Quando tu oravas com lágrimas e enterravas os mortos, quando deixavas a tua refeição e ias ocultar os mortos em tua casa durante o dia, para sepultá-los quando viesse a noite, eu apresentava as tuas orações a YHWH."
O que significa:
O texto simplesmente diz que o anjo levava as orações de Toviyah a YHWH. O texto não fala de mediação de santos, até porque no Judaísmo isso simplesmente inexiste.
De fato, vemos em Guilyana (Apocalipse) 5:8, os chefes dos anjos (no texto chamados de anciãos) fazendo justamente a mesma coisa:
"Logo que tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos."
Superstições -6:5, 7-9, 19
O texto diz:
"O anjo então disse-lhe: Abre-o, e guarda o coração, o fel e o fígado, que servirão para remédios muito eficazes. Ele assim o fez. A seguir ele assou uma parte da carne do peixe, que levaram consigo pelo caminho. Salgaram o resto, para que lhes bastasse até chegarem a Ragés, na Média. Entretanto, Tobias interrogou o anjo: Azarias, meu irmão, peço-te que me digas qual é a virtude curativa dessas partes do peixe que me mandaste guardar. O anjo respondeu-lhe: Se puseres um pedaço do coração sobre brasas, a sua fumaça expulsará toda espécie de mau espírito, tanto do homem como da mulher, e impedirá que ele volte de novo a eles. Quanto ao fel, pode-se fazer com ele um ungüento para os olhos que têm uma belida, porque ele tem a propriedade de curar. Na primeira noite, queimarás o fígado do peixe, e será posto em fuga o demônio." (Toviyah/Tobias) 6:5,7-9,19
O que significa:
Freqüentemente, YHWH determina que os homens façam coisas que para nós são um mistério. O anjo em questão não disse que fumaça de peixe expulsa demônio. Ele determinou que fosse pescado um peixe específico, que seria usado para essa finalidade. Ele não instituiu um ritual padrão de exorcismo. Antes de condenarmos tal passagem, que tal olharmos outro trecho bíblico:
"Pelo que o povo veio Moshe, e disse: Pecamos, porquanto temos falado contra YHWH e contra ti; ora a YHWH para que tire de nós estas serpentes. Moshe, pois, orou pelo povo. Então disse YHWH a Moshe: Faze uma serpente de bronze, e põe-na sobre uma haste; e será que todo mordido que olhar para ela viverá. Fez, pois, Moshe uma serpente de bronze, e pôla sobre uma haste; e sucedia que, tendo uma serpente mordido a alguém, quando esse olhava para a serpente de bronze, vivia." (Bamidbar/Números 21:7-9)
E como essa há várias passagens bíblicas onde YHWH manda que certas coisas misteriosas fossem feitas para que propósitos fossem atingidos. Certamente que se o opositor tendencioso visse um texto desses em um dos chamados 'apócrifos', partiria logo para uma acusação de idolatria e satanismo. E, no entanto, esse trecho faz parte da Bíblia!
Um anjo engana Tobias e o ensina a mentir 5:16 a 19
O texto diz:
"Toviyah então perguntou-lhe: Rogo-te que me digas de que família e de que tribo és tu? O anjo respondeu: Que é que procuras: a raça do servo, ou o próprio servo para acompanhar teu filho? Mas, para tranqüilizar-te: eu sou Azarias, filho do grande Ananias. És de família distinta, respondeu Tobit. Rogo-te que não me queiras mal por ter querido conhecer tua origem." (Toviyah/Tobias 5:16-19)
O que significa:
O anjo não mentiu em absoluto. Primeiramente, é fato que os anjos têm mais de um nome. Isso é algo extremamente conhecido no meio judaico. Aliás, o próprio Satan é conhecido por vários nomes: Sama'el, Heylel, etc.
Analisemos o nome que o anjo deu a Toviyah: Ele é Azariyah filho do grande Chananyah. Isso na realidade é uma revelação bastante profunda. Por ele, vemos o propósito do anjo. Azariyah significa "Ajuda de YHWH", e Chananyah significa "YHWH é gracioso." Ou seja, quem é era o anjo? Era aquele que foi enviado como ajuda de YHWH por causa da grande graça de YHWH!
De fato, o anjo ocultou sua identidade para revelar-se posteriormente (como Yeshua fez após sua ressurreição). Onde está à heresia nisso?
Judite (150 a.C.)
É a História de uma heroína viúva e formosa que salva sua cidade enganando um general inimigo e decapitando-o. A grande heresia é a própria história onde os fins justificam os meios.
Resposta:
Podemos dizer então que Rahav (Raabe) enganando o rei de Yericho (Jericó) é uma grande heresia?
"Pelo que o rei de Yericho mandou dizer a Rahav: Faze sair os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra. Mas aquela mulher, tomando os dois homens, os escondeu, e disse: é verdade que os homens vieram a mim, porém eu não sabia donde eram;" (Yahushua/Josué 2:3-4)
Fato é que em ambos os casos, foram como as mortes que ocorrem na guerra. YHWH se agrada que morra o ser humano? É claro que não. Mas, em alguns casos, foi necessário ao povo guerrear. Assim também, foi necessário a Rahav enganar o rei de Yericho. E Ya’akov (Tiago) diz que ela foi justificada por isso! Semelhantemente, em virtude da guerra, foi necessário que Yehudit enganasse o general inimigo para salvar o povo.
BARUQUE (100 a.D.)
Apresenta-se como sendo escrito por Baruque, o cronista do profeta Jeremias, numa exortação aos judeus quando da destruição de Jerusalém. Porém, é de data muito posterior, quando da segunda destruição de Jerusalém, no pós-Messias. Traz entre outras coisas, a intercessão pelos mortos -3:4.
Resposta:
Primeiramente, a hipótese de que Baruch seja posterior à destruição de 70 DC é considerada a mais remota de todas, dentre os cenários admitidos pelos historiadores. Há quem diga que Baruch foi compilado no século 2DC, mas há diversos historiadores que concordam que Baruch tenha de fato sido escrito durante os eventos narrados por Yirmiyahu (Jeremias) 27.
Quanto ao texto em questão, o mesmo diz:
"YHWH, El-Shadai, Elohim de Israel, escutai a prece dos mortos de Israel, dos filhos daqueles que pecaram contra vós, que não atenderam à voz de YHWH, seu Elohim e por isso foram levados à desgraça." (Baruch 3:4)
Há duas possibilidades de interpretação aqui, e nenhuma delas é culto aos mortos. A primeira é a de que Baruch se referisse figurativamente aos exilados de Israel como sendo os "mortos." A segunda possibilidade é a de que ele se referisse ao clamor dos mortos por justiça, tal qual temos em diversos trechos da Bíblia, tais como:
"E disse Elohim: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra." (Bereshit/Gênesis 4:10)
E ainda:
"E clamaram com grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?" (Guilyana/Apocalipse) 6:10
ECLESIÁSTICO (180 a.C.)
É muito semelhante ao livro de Provérbios, não fosse as tantas heresias: justificação pelas obras -3:33,34
O que o texto diz:
"A água apaga o fogo ardente, a esmola enfrenta o pecado. Elohim olha para aquele que pratica a misericórdia; dele se lembrará no porvir, no dia de sua infelicidade este achará apoio." (Ben Sirach/Eclesiástico 3:33-34)
O que significa:
O texto não fala de justificação (no sentido de salvação.) O texto apenas diz que quem pratica a misericórdia receberá de Elohim a misericórdia. É o princípio da reciprocidade. Claramente, o opositor tendencioso ignorou o fato de que Yeshua diz algo semelhante:
"Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós." (Matitiyahu/Mateus 7:2)
Aliás, a parábola do credor impiedoso é toda baseada no mesmo princípio.
Trato cruel aos escravos -33:26 e 30; 42:1 e 5
O que o texto diz:
"O escravo só trabalha quando corrigido, e só aspira ao repouso; afrouxa-lhe a mão, e ele buscará a liberdade. Ocupa-o no trabalho, pois é o que lhe convém... Se ele não obedecer, submete-o com grilhões, mas não cometas excessos, seja com quem for, e não faças coisa alguma importante sem ter refletido." (Ben Sirach/Eclesiástico 33:26 e 30)
"Não repitas o que ouviste. Não reveles um segredo. Assim estarás verdadeiramente isento de confusão, e acharás graça diante de todos os homens. Não te envergonhes de tudo o que vou dizer, e não faças acepção de pessoas até o ponto de pecar... de não fazer diferença na venda e com os mercadores, de corrigir freqüentemente os teus filhos, de golpear até sangrar as costas de um escravo ruim." (Ben Sirach/Eclesiástico 42:1,5)
O que significa:
A primeira coisa que temos que entender é que se formos assim contra Ben Sirach sem entender o contexto do que foi dito, então teremos que igualmente condenar textos que o opositor em questão consideraria inspirados, pois a Bíblia diz:
"E deixá-los-eis por herança aos vossos filhos depois de vós, para os herdarem como possessão; desses tomareis os vossos escravos para sempre; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não dominareis com rigor, uns sobre os outros." (Vayicrá/Levítico 25:46)
Voltando ao texto de Ben Sirach, primeiramente, é bom ressaltar que o opositor convenientemente ignorou os seguintes versículos:
"Se tiveres um escravo fiel, que ele te seja tão estimado como tu mesmo. Trata-o como irmão, porque foi pelo preço de teu sangue que o obtiveste. Se o maltratares injustamente, ele fugirá; se ele for embora, não saberás a quem perguntar, nem onde deverás procurá-lo."
Pelo contexto, vemos que Ben Sirach se refere aos escravos que eram prisioneiros de guerra (pois foram comprados por sangue.) A Torah proibia que mesmo esses fossem maltratados injustamente. O único motivo que levava tais pessoas a serem punidas seria se cometessem algo de grave, tal como um roubo, agressão, etc.
Neste caso, Ben Sirach recomenda que o escravo seja punido _ assim como a Bíblia recomenda punição para diversos tipos de pecado. Para os que não cometessem nenhum ato contra os seus senhores, Ben Sirach sugere que sejam tratados como irmãos! Imagine que avanço era tal coisa para aquela época.
Incentiva o ódio aos Samaritanos -50:27 e 28
O que o texto diz:
"Há dois povos que minha alma abomina, e o terceiro, que aborreço, nem sequer é um povo: aqueles que vivem no monte Seir, os filisteus, e o povo insensato que habita em Shechem." (Ben Sirach/Eclesiástico 50:27-28)
O que significa:
Primeiramente, vemos que não é verdade que Ben Sirach incentiva ódio contra samaritanos. Ele apenas diz que abomina o povo que vivia na região de Shechem, evidentemente numa alusão aos samaritanos. Mas essa abominação não é por questões étnicas, pois os samaritanos eram israelitas tanto quanto os judeus. Contudo, os samaritanos:
Alteraram a Torah para justificar seu sistema religioso;Misturaram costumes pagãos à adoração a YHWH;Misturavam-se indiscriminadamente com os povos da terra;Rejeitavam a kehuná (sacerdócio) dos filhos de Aharon;Rejeitavam a Yerushalayim (Jerusalém) e ao trono de David;
São, de fato, práticas abomináveis. Ben Sirach está coberto de razão. Dizer que isso é pregar ódio contra os samaritanos é tão absurdo quanto dizer que os profetas pregavam ódio contra Israel. Sua queixa não é injustificada.
SABEDORIA DE SALOMAO (40 a.D.)
Livro escrito com finalidade exclusiva de lutar contra a incredulidade e idolatria do epicurismo (filosofia grega na era Cristã). Apresenta: o corpo como prisão da alma -9:15
O que o texto diz:
"Tímidos são os pensamentos dos mortais, e incertas as nossas concepções; porque o corpo corruptível torna pesada a alma, e a morada terrestre oprime o espírito carregado de cuidados. Mal podemos compreender o que está sobre a terra, dificilmente encontramos o que temos ao alcance da mão. Quem, portanto, pode descobrir o que se passa no céu?" (Chochmá/Sabedoria 9:15)
O que significa:
Que as coisas carnais militam contra o espírito. Esse é um tema que encontramos por diversas vezes no chamado "Novo Testamento". Por exemplo:
"Acordai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." Marcus 14:32"Pois, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, suscitadas através da Torah, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte." Ruhomayah/Romanos 7:5
Doutrina estranha sobre a origem e o destino da alma 8:19 e 20
O que o texto diz:
"Eu era um menino vigoroso, dotado de uma alma excelente, ou antes, como era bom, eu vim a um corpo intacto; mas, consciente de não poder possuir a sabedoria, a não ser por dom de Elohim (e já era inteligência o saber de onde vem o dom), eu me voltei para YHWH, e invoquei-o, dizendo do fundo do coração:" Chochmá/Sabedoria 8:19-20
O que o texto diz: O texto fala apenas que Shlomo (Salomão), mesmo sendo inocente para o pecado, precisou buscar a sabedoria de YHWH. Em outras palavras, a ausência do pecado não significa presença da sabedoria. O texto, ao contrário do que supõe seu tendencioso opositor, nada diz a respeito da "origem da alma."
Salvação pela sabedoria -9:19
O que o texto diz:
"Mal podemos compreender o que está sobre a terra, dificilmente encontramos o que temos ao alcance da mão. Quem, portanto, pode descobrir o que se passa no céu? E quem conhece vossas intenções, se vós não lhe dais a Sabedoria, e se do mais alto dos céus vós não lhe enviais vossa Ruach HaKodesh? Assim se tornaram direitas as veredas dos que estão na terra; os homens aprenderam as coisas que vos agradam e pela sabedoria foram salvos."
O que significa:
O tendencioso opositor insinua que o texto seja gnóstico, e que de alguma forma afirme que a sabedoria é a salvação. Não é nada disso que o texto em questão diz. O texto de Shlomo (Salomão) diz que as coisas de YHWH não eram conhecidas dos homens, senão por ação da Ruach HaKodesh (Espírito Santo), e que a sabedoria foi dada por YHWH aos homens para que fossem salvos. Ou seja, a sabedoria é um agente da salvação, e não a salvação. E olha que nem entramos na questão de Yeshua ser o Verbo/Palavra de YHWH.
Alguém aqui duvida que sem o conhecimento de YHWH (sabedoria), não há salvação? Ora, a salvação é pela fé. E o que é dito da fé?
"Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra do Mashiach." Ruhomayah/Romanos 10:17
Assim sendo, alguém sem a sabedoria que Shlomo (Salomão) descreve – isto é, o conhecimento das coisas de YHWH – pode ter fé? Alguém sem fé pode se salvar?
1 MACABEUS (100 a.C.)
Descreve a história de 3 irmãos da família "Macabeus", que no chamado período ínterbíblico (400 a.C. 3 a.D) lutam contra inimigos dos judeus visando a preservação do seu povo e terra.
Nada a comentar, pois o texto não fez nenhuma crítica.
II MACABEUS (100 a.C.)
Não é a continuação do 1 Macabeus, mas um relato paralelo, cheio de lendas e prodígios de Judas Macabeu. Apresenta: · a oração pelos mortos -12:44 -46; culto e missa pelos mortos -12:43
Resposta:
Sabe-se que a passagem supracitada é acréscimo posterior, não figurando nos exemplares mais antigos. Aliás, esse fato é mencionado nas notas de rodapé da Bíblia de Jerusalém.
O próprio autor não se julga inspirado -15:38-40; 2:25-27
O que o texto diz:
"Assim se desenrolaram os acontecimentos relativos a Nicanor, e já que a partir dessa época Jerusalém permaneceu em poder dos hebreus, finalizarei aqui minha narração. Se ela está felizmente concebida e ordenada, era este o meu desejo; se ela está imperfeita e medíocre, é que não pude fazer melhor." (Macabim Beit/2 Macabeus 15:38-40
E ainda:
"Considerando a multidão das letras e a dificuldade que em vista da abundância dos assuntos experimentam aqueles que desejam penetrar no estudo das narrativas históricas, temo-nos preocupado em agradar aos que apenas desejam lê-las, em facilitar aos que procuram retê-las e em ser úteis a todos em geral. Para nós que empreendemos este trabalho de resumir, não é coisa fácil, mas uma questão de suores e vigílias. No entanto, como aquele que prepara um festim, procurando satisfazer aos outros, assume uma tarefa penosa, assim nós, de boa vontade, tomamos a nós este trabalho, para obter a gratidão de muitos. E deixando para o autor o cuidado de tratar cada assunto em seus detalhes, nós nos esforçamos em expô-los com auxílio de fórmulas resumidas." (Macabim Beit/2 Macabeus 2:24-28)
O que significa:
Acho que está bem claro que o segundo texto proposto fala apenas das dificuldades, e do esforço do autor em relatar os acontecimentos. Não tem qualquer relevância para nós no sentido de provar ou desprovar uma potencial inspiração.
Sobre o texto anterior, creio que o tendencioso opositor talvez espere que a inspiração seja psicografia. Nós, contudo, sabemos que a Ruach HaKodesh (Espírito Santo) não ditou letras, mas sim inspirou autores, através do próprio prisma humano deles. Aqui vemos apenas um ato de humildade do escritor, em se desculpar se o relato dele não foi o melhor. Isso nada tem a ver com inspiração.
Um exemplo que temos, bem interessante, está em Yochanan (João.)
" E ainda muitas outras coisas há que Yeshua fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem." (Yochanan/João 21:25)
Se quiséssemos ser tendenciosos, poderíamos argumentar então que a Ruach HaKodesh não foi capaz de escrever todos os relatos sobre a vida de Yeshua. Mas não, o que vemos aqui é apenas a humanidade de Yochanan. Ele afirma que é humanamente impossível escrever tudo o que Yeshua já fez.
Intercessão pelos Santos -7:28 e 15:14
Resposta:
Vale iniciar dizendo que é muito estranha a afirmação de que há intercessão pelos santos em Macabeus, porque Macabeus é um texto judaico, e no Judaísmo esse conceito de 'santos' (tal qual o conceito católico) simplesmente inexiste.
O texto do 7:27-29 diz:
"Inclinou-se sobre ele e, zombando do cruel tirano, disse-lhe na língua materna: Meu filho, compadece-te de tua mãe, que te trouxe nove meses no seio, que te amamentou durante três anos, que te nutriu, te conduziu e te educou até esta idade. Eu te suplico, meu filho, contempla o céu e a terra; reflete bem: tudo o que vês, Elohim criou do nada, assim como todos os homens. Não temas, pois, este algoz, mas sê digno de teus irmãos e aceita a morte, para que no dia da misericórdia eu te encontre no meio deles."
O texto traz apenas uma mãe encorajando ao filho a preferir a morte a rejeitar a YHWH. Nada sobre "santos" aqui.
"Então, tomando a palavra, disse-lhe Oniyah: Eis o amigo de seus irmãos, aquele que reza muito pelo povo e pela cidade santa, Yirmiyahu, o profeta de Elohim." (Macabim Beit/2 Macabeus 15:14)
No texto em questão, o Cohen Gadol (sumo sacerdote) tem uma visão celestial, e vê o profeta Yirmiyahu no Gan Eden. Yirmiyahu então lhe entrega uma espada. Primeiramente, o texto trata de uma VISÃO, e não de um evento real. Isso está esclarecido no 15:11
"Assim armou a todos não com a segurança que vem das lanças e dos escudos, mas com a coragem que suscitam as boas palavras. Narrou-lhes ainda uma visão digna de fé uma espécie de visão que os cumulou de alegria."
O texto não traz consulta a mortos, intercessão por meio de mortos, nem nada parecido com isso. É apenas uma visão, e só. Se pudermos concluir que esse trecho traz doutrina estranha, então também temos que considerar igualmente estranho o milagre realizado pelos ossos do profeta Elisha (Eliseu), ou mesmo o episódio da transfiguração, em que Yeshua conversa com Moshe e Eliyahu. O que podemos concluir de todos esses relatos é que há mistérios que por vezes YHWH nos permite enxergar. Nada mais do que isso.
Conclusão
Como podemos ver, as argumentações contra os chamados ‘Apócrifos’ são mal formuladas, e extremamente tendenciosas. Uma simples investigação do contexto revela claramente que as questões aqui apresentadas não têm nenhuma procedência.
Encerro dizendo a mesma coisa que costumo dizer quando alguém apresenta críticas ao NT: Será que a pessoa que criticou teria a coragem de submeter o seu próprio cânon a análise equivalente?
Como vimos aqui, se concluirmos que tais livros não são inspirados com base nos argumentos supracitados, temos também margem para concluir que diversos tidos como canônicos pelos protestantes fossem igualmente questionados.