Ticker

6/recent/ticker-posts

SAIBA QUEM É O MAIOR MENTIROSO DO MUNDO!




“O MAIOR MENTIROSO DO MUNDO”, tenho certeza que você, ao ler esse tema, pensou imediatamente em alguém específico: o suposto inimigo número um de Deus. Se você não gosta de ouvir o nome dele, então respire fundo, bata na madeira e aí vai... diabo. 

(Rsrs desculpe se você não fica à vontade quando ouve falar dele, mas ele é tão insignificante e derrotado que aprendi a não dá a ele nem mesmo meu medo. 

E quero que você também tivesse essa consciência. Só pra sustentar essa afirmação, olha só o que apocalipse... diz: sobre apenas um sopro de Deus poder destruí-lo). 

Bom, mas voltando para o tema, através dessa reflexão quero lhe mostrar que existe algo até mais enganoso do que ele. 

Mostrar-lhe que existe um inimigo até pior do que aquele que costumamos ouvir. 

Veja em que trecho da bíblia está tal afirmação. Jeremias 17:9 diz: “Enganoso é o CORAÇÃO, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?” 

Em outra versão temos: “Quem pode entender o coração humano? NÃO HÁ NADA QUE ENGANE TANTO COMO ELE; está doente demais para ser curado.” 

Eu já tinha lido esse versículo várias vezes, mas nunca tinha parado pra pensar sobre a profundidade dessas palavras. 

E hoje, me deparando com a imagem de um coração que tenho no meu banco de imagens do computador, me veio em mente essa passagem de Jeremias, e fiquei surpresa ao entender que ele é nosso pior inimigo. 

Percebe como o nosso inimigo está conosco o tempo todo? Percebe o quanto precisamos tomar cuidado? Coração. 

Popularmente, o coração é o lugar onde guardamos sentimentos, lembranças de pessoas que amamos, é o que costumasse entregar quando se está apaixonada(o), é o centro de toda uma vida. 

Costumamos dizer: “Você... mora no meu coração”, “Meu coração é seu” e blá blá blá! Mas cientificamente sabe-se que o coração é apenas um órgão responsável por bombear oxigênio para o restante do nosso corpo (momento educativo rsrs), ou seja, nosso cérebro é quem está responsável por executar tarefas que costumamos associar ao coração popularmente. 

É nosso cérebro quem guardar lembranças, influencia no que sentimos, ele é o verdadeiro centro de todo o nosso corpo. 

Em alguns dicionários vemos a seguinte definição de coração: 

- Dicionário priberam de língua portuguesa: Coração: [Figurado] Sentimentos; sensibilidade, afeição, amor; consciência; voz secreta. 

- Dicionário Aurélio: Coração: Fig. Caráter, índole; conjunto das faculdades emocionais; sede da afetividade: tem um bom coração. / Fig. Memória: trago seu nome gravado em meu coração (cf. cor). / Fig. Afeição; amor: conquistaste meu coração. 

Agora vejamos a definição do que seria a mente. 

Mente é "o estado da consciência ou subconsciência que possibilita a expressão da natureza humana". 'Mente' é um conceito bastante utilizado para descrever as funções superiores do cérebro humano relacionadas a cognição e comportamento. 

Particularmente aquelas funções as quais fazem os seres humanos consciente, tais como a interpretação, os desejos, o temperamento, a imaginação, a linguagem, os sentidos, embora estejam vinculadas as qualidades mais inconsciente como o pensamento, a razão, a memória, a intuição, a inteligência, o arquétipo, o sonho, o sentimento, ego e superego. 

Percebe? O que costumamos chamar de coração popularmente, estamos na verdade nos referindo sem saber à nossa mente. 

Agora preste bem atenção, analise o nome: M-E-N-T-E. Leia de novo. Percebe que o nome sugere alguma coisa? Sugere mentira, engano. 

Agora leia de novo o texto bíblico de Jeremias 17:9: “Enganoso é o CORAÇÃO, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?” 

O que concluímos com tuuuuudo isso? Que não devemos confiar em nosso coração, que na realidade ele é nossa mente, que por sua vez MENTE pra nós. 

Vejamos a seguir alguns pontos sobre o assunto. 

O coração é estimulado por aquilo que vemos e ouvimos, com isso temos a tendência de agir instintivamente diante de algumas situações. Esse agir instintivamente geralmente nos induz a fazer coisas por impulso, sem a dose de consciência e senso necessário. 

Por exemplo: quando somos provocados por alguém com palavras de ofensa. Somos levados na maioria das vezes a reagir também agressivamente. Mas é certo? Não. Porque segundo o senso comum, mas principalmente a bíblia nos ensina a “dá o outro lado do rosto à tapa”, a ficar calado quando somos ofendidos.

O coração faz tudo “parecer um mar de rosas” num primeiro momento. Mas depois a verdadeira identidade das coisas vai se revelando. 

Como somos induzidos a agir por impulso, se aceita logo aquilo que aparentemente é legal, bom, bonito, pois o coração “ficou acelerado” diante de tal coisa. 

Ai costuma-se dizer: “Foi amor à primeira vista! Meu coração ficou acelerado quando o (a) vi.” ou “Minhas mãos ficam suadas, minhas pernas ficam bambas, meu coração bate forte quando estou com ele (a).” 

AÍ se conhece melhor o fulano ou a fulana e tudo que parecia perfeito não é tão perfeito assim. Some tudo. 

Uma situação bíblica em que vemos essa verdade está em números 32. Ali vemos parte do povo de Israel querendo ficar morando em terras que era BOAS para o gado, sendo que Deus os estava levando para o terra que Ele havia prometido e preparado para eles. 

Eles VIRAM que a grama, o espaço, as condições pareciam favoráveis para eles ficarem ali e insistiram para não atravessarem juntamente com o resto do povo. Deus havia prometido o MELHOR, mas eles escolheram ficar com o BOM. Sabe o que aconteceu mais lá na frente? 

Em... Vemos essas mesmas tribos se dando mal. As terras que Deus lhes permitiu habitar foram invadidas, tudo foi destruído e aquelas pessoas foram induzidas a adorarem outras deuses. 

É isso que tem feito muitos: por se deixarem levar pelo coração, têm trocado o MELHOR pelo BOM. 

O coração nos leva a agir em função de sentimentos, e sentimentos são passageiros. Uma hora você sente algo, ai você mergulha nesse algo por acreditar que aquilo é real, que vai dá certo porque você SENTE NO SEU CORAÇÃO que é verdadeiro. 

Ai você se entrega... mas o tempo passa, as coisas mudam. O “amor” não é mais o mesmo. “Por que as coisas não são como antes Susan? 

Ele parecia ser perfeito!” (Cansei de ouvir isso de colegas que me procuravam e ainda me procuram pra compartilhar suas desilusões amorosas.) 

Ora! Dã!!! “Por que você baseou tudo em sentimentos, não em fatos. Se deixou levar pelo que ‘tava sentindo na hora”- eu respondi e respondo até hoje. 

Levando em conta o que foi escrito no ponto anterior sobre o BOM e o MELHOR, podemos concluir aqui que: o BOM nos satisfaz por um momento.

O coração é feito de carne, e tudo que é fruto da carne não agrada ao Espírito. 

Veja só o que diz Gálatas 5: 16-17/ 19-22 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. 

Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. [...] 

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. 

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. E finalizando temos Gálatas 5:25: Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. 

Ou seja, sejamos direcionados em tudo pelo Espírito de Deus, não pelo que sentimos. 

O que é BOM satisfaz a carne, mas o MELHOR vem do Espírito. Conclusão O coração é o mesmo em todos. 

É que nem uma pessoa que se fascina com qualquer coisa. Vê alguém e logo conclui que está completamente apaixonado. Ouvi uma palavra de repreensão e logo fica emburrado. 

É super emotivo. Mas o grande problema aqui é que se nos deixamos dominar por ele, quem se machuca somos nós. Você precisa discernir a voz que você ouve ao tomar decisões importantes na sua vida. 

Seja na hora de escolher com quem você vai se relacionar, que carreira vai seguir, se decide aceitar Jesus ou se batizar... 

Por que tudo precisa passar pelo nosso senso. Ter convicção de que aquilo é o melhor. 

Não se deixe enganar por um arrepio, um acelerar no peito, por pernas bambas... Tudo isso é apenas uma reação ao que é novo ou ao que não estamos acostumados a enfrentar, não aja em função desses sintomas. O seu maior inimigo mora dentro de você. 

Cuidado com ele. Porque... “Enganoso é o CORAÇÃO, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?” Importantíssimo saber: A Palavra do próprio Deus (bíblia) está justamente a sua disposição para que você possa aprender a tomar as decisões certas quando você entende que não pode confiar no seu coração. 

Tudo o que está escrito nela é uma espécie de manual sobre como viver bem e ao mesmo tempo agradar a Deus. É um manual de sobrevivência. Deus a(o) abençoe.

Fonte: De bíblia