Ticker

6/recent/ticker-posts

Você se considera uma pessoa bem-sucedida? primeira publicação em 29-06-12, compare com 2017

O poder ilusorio


CONSIDERADO por alguns como o mais bem-sucedido negociante de ações da Wall Street de todos os tempos, Jesse Livermore era conhecido por tomar decisões comerciais inteligentes. Por causa disso, ele acumulou uma grande fortuna. Usava os mais finos ternos feitos sob medida, morava numa mansão de 29 aposentos e andava num Rolls-Royce preto dirigido por motorista particular.

Davi* estava indo pelo mesmo caminho. Ele era vice-presidente e gerente geral de uma grande firma de artes gráficas, e estava em vias de se tornar presidente de uma das divisões da firma. Riqueza e fama estavam a seu alcance. No entanto, Davi tomou uma decisão que o levou a pedir demissão. Ele disse: “Eu sei que nunca mais terei uma carreira executiva lucrativa.” Você acha que Davi tomou uma decisão errada?

Muitos acreditam que ser bem-sucedido significa conseguir riqueza, popularidade ou fama. 

No entanto, os que têm prosperidade material podem, ainda assim, sentir um vazio no íntimo e achar que a vida não tem sentido nem objetivo. Pelo visto, essa era a situação de Jesse Livermore. Apesar da riqueza, sua vida foi cheia de desgostos, tragédias e tristezas, incluindo depressão, casamentos fracassados e um relacionamento frio com os filhos. Por fim, um dia, depois de perder grande parte de sua fortuna, Livermore sentou-se no bar de um hotel de luxo e lamentou o que havia perdido. Pediu uma bebida, pegou sua agenda com capa de couro e escreveu nela um bilhete de despedida para a esposa. Terminou de beber, entrou numa sala pouco iluminada e, de maneira trágica, tirou a própria vida.

Embora se reconheça que as causas de suicídio são complexas, esse episódio comprova a verdade da declaração bíblica: “Os que estão resolvidos a ficar ricos . . . se traspassaram todo com muitas dores.” — 1 Timóteo 6:9, 10.

Será que os que acham que ser bem-sucedido significa ter riqueza, posição ou fama estão enganados em pensar assim? 

Você se considera uma pessoa bem-sucedida? 

Por quê? 

Que critério você usa para chegar a essa conclusão? 

O que molda seu conceito sobre ser bem-sucedido? 

ASSIM como os pais se preocupam com os filhos e querem que estes sejam bem-sucedidos, nosso Pai celestial também se preocupa conosco e quer que sejamos bem-sucedidos. 

Em demonstração de seu cuidado amoroso, ele tem muito a dizer sobre sucesso e fracasso. 

De fato, ao falar sobre alguém que presta atenção ao que Deus diz, a Bíblia faz a seguinte declaração audaciosa: “Tudo o que ele fizer será bem-sucedido.” — Salmo 1:3.

Mas, se esse é o caso, por que muitos não conseguem ter uma vida significativa, feliz e bem-sucedida? Um exame mais de perto desse salmo responderá a essa pergunta e mostrará como nós também podemos ser bem-sucedidos.
‘O conselho dos iníquos’

O salmista acautela contra o perigo de andar “no conselho dos iníquos”, ou dos maus. (Salmo 1:1) O principal “iníquo” é Satanás, o Diabo. (Mateus 6:13) As Escrituras nos dizem que ele é “o governante deste mundo”, e que “o mundo inteiro jaz no poder do iníquo”. (João 16:11; 1 João 5:19) Assim, não é de surpreender que grande parte dos conselhos disponíveis no mundo reflita o modo de pensar do Diabo.

Que tipo de conselhos os iníquos dão? Em geral, eles desrespeitam a Deus. (Salmo 10:13) Seus conselhos, que desconsideram a Deus ou o desrespeitam, estão em toda a parte. A sociedade moderna promove “o desejo da carne, e o desejo dos olhos, e a ostentação dos meios de vida da pessoa”. (1 João 2:16) 

A mídia nos bombardeia com uma filosofia materialista, dizendo: “aproveite a vida ao máximo”. No mundo todo, as empresas gastam mais de 500 bilhões de dólares por ano em propaganda para convencer as pessoas a comprar seus produtos, quer os consumidores precisem deles quer não. Essa propaganda faz mais do que simplesmente mudar os hábitos de consumo das pessoas. Faz com que o mundo tenha um conceito deturpado sobre ser bem-sucedido.

Em resultado disso, embora muitos possuam coisas com as quais anos atrás só podiam sonhar, eles ainda têm uma sede insaciável de bens materiais. A impressão é que a pessoa só pode ser feliz ou bem-sucedida se tiver essas coisas. Esse modo de pensar é uma mentira e “não se origina do Pai, mas origina-se do mundo”. — 1 João 2:16.

Nosso Criador sabe o que nos tornará realmente bem-sucedidos. Seus conselhos são diferentes do “conselho dos iníquos”. Portanto, tentar ganhar as bênçãos de Deus enquanto se trilha o caminho do mundo para ser bem-sucedido é como tentar andar em duas estradas ao mesmo tempo. É simplesmente impossível. Não é de admirar que a Bíblia nos acautele: “Não se amoldem ao padrão deste mundo!” — Romanos 12:2, Nova Versão Internacional.

Não se deixe moldar pelo mundo

O mundo sob a influência de Satanás tenta dar a impressão de que está interessado em nosso bem-estar. Mas é preciso ter cuidado. Lembre-se de que foi por interesse que Satanás enganou a primeira mulher, Eva. Depois ele a usou para induzir Adão ao pecado. Hoje também, Satanás usa humanos para difundirem seus conselhos iníquos.

Por exemplo, esperava-se que Davi, mencionado no artigo anterior, trabalhasse horas extras e fizesse freqüentes viagens de negócios. “Eu saía bem cedo na segunda-feira de manhã e voltava na quinta-feira à noite”, disse ele. Entendendo que tais sacrifícios são necessários para ser bem-sucedido, conforme o conceito do mundo, amigos, familiares e colegas de trabalho sinceros incentivavam Davi: “Faça isso por sua família.” Raciocinavam que ele teria de seguir essa rotina apenas por alguns anos, até que se estabilizasse na vida. Davi explicou: “Eles argumentavam que isso seria melhor para minha família, visto que eu poderia ganhar mais dinheiro, ou seja, ser mais bem-sucedido. Embora eu ficasse pouco com minha família, meus amigos me convenceram de que eu estava realmente dando mais para ela.” Como Davi, muitas pessoas trabalham duro para dar à família tudo o que acham que ela necessita. Mas será que seguir esse tipo de conselho resulta numa vida bem-sucedida? O que uma família realmente precisa?

Davi descobriu a resposta enquanto estava fora, numa viagem de negócios. “Eu estava ao telefone com minha filha Angélica, quando ela me disse: ‘Papai, por que você não quer ficar em casa com a gente?’ Isso foi um choque para mim”, disse Davi. As palavras de sua filha reforçaram seu desejo de pedir demissão. Davi decidiu dar à sua família o que ela realmente precisava — sua presença.
Seja bem-sucedido por aplicar os conselhos de Deus
Como você pode resistir à propaganda enganadora, tão comum neste mundo? O salmista nos diz que a pessoa feliz e bem-sucedida é aquela cujo “agrado é na lei de Jeová, e na sua lei [ela] lê dia e noite em voz baixa”. — Salmo 1:2.
Quando Deus designou Josué líder da nação de Israel, foi-lhe dito: “Tu . . . tens de ler [a Palavra de Deus] em voz baixa dia e noite.” 

De fato, ler a Palavra de Deus e meditar nela era essencial, mas Josué precisava também ‘cuidar em fazer segundo tudo o que estava escrito nela’. Isso deixa claro que simplesmente ler a Bíblia não vai torná-lo bem-sucedido, como que num passe de mágica. Você precisa aplicar o que lê. Foi dito a Josué: “Então farás bem-sucedido o teu caminho e então agirás sabiamente.” — Josué 1:8.

Visualize uma criança sorridente sentada no colo do pai ou da mãe lendo juntos uma de suas histórias favoritas. Não importa quantas vezes a tenham lido antes, eles apreciam muito tais momentos preciosos. Da mesma forma, a pessoa que ama a Deus acha a leitura diária da Bíblia algo prazeroso — uma ocasião agradável que passa com seu Pai celestial. Por seguir os conselhos e as orientações de Jeová, essa pessoa se torna “qual árvore plantada junto a correntes de água, que dá seu fruto na sua estação e cuja folhagem não murcha, e tudo o que [ela] fizer será bem-sucedido”. — Salmo 1:3.

A árvore descrita pelo salmista não nasce por acaso. Ela é colocada de propósito perto de uma fonte de água e recebe a atenção de quem a plantou. Da mesma forma, nosso Pai celestial ajusta e corrige nosso modo de pensar por meio dos conselhos encontrados nas Escrituras. Em resultado, nós progredimos e produzimos bons frutos.

No entanto, “os iníquos não são assim”. É verdade que eles parecem prosperar por um tempo, mas no fim das contas se sairão mal. Eles “não se levantarão no julgamento”. Em vez disso, “o próprio caminho dos iníquos perecerá”. — Salmo 1:4-6.

Então, não deixe o mundo moldar seus objetivos e valores. Embora você possa ser talentoso e tenha potencial para ser bem-sucedido neste mundo, tome cuidado em como usa seus talentos ou como permite que o mundo os use. Atividades materialistas e inúteis podem fazer a pessoa ‘murchar’. Por outro lado, ter uma boa relação com Deus resulta em verdadeiro êxito e felicidade.

Fonte: Net