Ticker

6/recent/ticker-posts

DEUS SE FEZ PRESENTE NO PASSADO E NÃO SE FAZ PRESENTE HOJE, SAIBA O POR QUÊ!

alpha_and_omega_copy

Se Jesus e Deus e o Espirito Santo foce 1 só como dizem os trinitaristas será que aconteceria isso?, (Ex.19:18 e 19) Deus (YHWH) e o mesmo ontem hoje e amanha.

O Monte Sinai (também conhecido como Monte Horeb ou Jebel Musa, que significa "Monte de Moisés" em árabe) está situado no sul da península do Sinai, no Egipto. Esta região é considerada sagrada por três religiões: cristianismo, judaísmo e islão.



É um pico, península de granito com uma altura de 2288 metros onde, segundo a Bíblia e a tradição judaica, Moisés teria recebido as Tábuas da Lei, embora não haja evidências arqueológicas diretas da passagem daquele profeta na região.




No entanto, essa tradição é tão antiga que, ao longo dos séculos, foram sendo construídos sobre o monte e à sua volta vários locais de culto e acumulados tesouros da cultura religiosa.




Esta ligação do Monte Sinai com a Bíblia atraiu muitos peregrinos ao longo dos séculos e uma das mais famosas foi a Imperatriz Helena de Bizâncio, no século IV que fez ali contruir uma igreja, a Capela da Sarça Ardente, no local onde ainda se encontra vivo um arbusto de Rubus sanctus, que se acredita ser a sarça ardente original.



Deus (YHWH - Jeová) se fez Presente





No Sinai, Deus falou tão claro com os filhos de Israel que eles se assustaram, ficaram atemorizados e pediram a Moisés que ele falasse com Deus e transmitissem a eles as palavras de Deus (Ex.19:18 e 19) "E todo o povo viu os trovões, e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso, retirou-se e pôs-se de longe. E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos; e não fale Deus conosco, para que não morramos".



Deus estava confirmando ali o pacto que havia feito com Abraão muito tempo antes (Gênesis 15:13 e 18) "Então, disse a Abrão: Saibas, decerto, que peregrina será a tua semente em terra que não é sua; e servi-los-á e afligi-la-ão quatrocentos anos. Naquele mesmo dia, fez o SENHOR um concerto com Abrão, dizendo: À tua semente tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates".




Antes de um ano Israel rompeu o pacto fabricando deuses de fundição, (idolatria) desobedecendo o primeiro mandamento da Lei de Deus, (Êxodo 20:3) "Não terás outros deuses diante de mim". E confirmado em (Deuteronômio 5:7) "Não terás outros deuses diante de mim".




Nessa desobediência fizeram festas carnais e pornográficas (Êxodo 32:6 e 25) "E, no dia seguinte, madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois, levantaram-se a folgar. (...) E, vendo Moisés que o povo estava despido, porque Arão o havia despido para vergonha entre os seus inimigos".




Moisés irou se tanto que quebrou as tabuas da Lei (Êxodo 32:19) "E aconteceu que, chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se o furor de Moisés, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte".




Moisés pediu a Deus que não os deixassem caminhar só pelo deserto (Êxodo 33: 15 a 17) "Então, disse-lhe: Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui.




Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso, não é por andares tu conosco, e separados seremos, eu e o teu povo, de todo o povo que há sobre a face da terra? Então, disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos; e te conheço por nome". E assim Deus continuou com eles.




É, a partir do conhecimento da vontade de Deus e de viver em total dependência Dele é que o homem começa a sair de sua zona de conforto, desapegando-se do passado, de velhas crenças, sendo corrigido pelo Espírito Santo de Deus e adotando novos paradigmas que o leva a ser transformado pela mão poderosa de Jesus Cristo.