Ticker

6/recent/ticker-posts

Visão Bíblica - Significado de ser Cristão...

amigo-de-deus
“NO MEU país, ser cristão significa ir à igreja uma vez por semana”, diz Kingsley, de um país africano. Raad, do Oriente Médio, explica: “Na nossa comunidade, os cristãos são encarados como um grupo que segue costumes e tradições ocidentais na maneira de se vestir, nas celebrações e no tratamento dispensado às mulheres.”
Mas será que ser cristão é apenas ir à igreja uma vez por semana e seguir alguns costumes e tradições sociais? Não acha mais lógico pensar que a palavra “cristão” se refira a uma forma de vida que reflita as atitudes, os valores e a conduta que Cristo tanto pregou como demonstrou?* Como era praticado o cristianismo no seu início?

O cristianismo no seu início — uma forma de vida

Jesus disse aos seus seguidores: “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando.” (João 15:14) Visto que os ensinamentos de Jesus afetavam todos os aspectos de suas vidas, os discípulos de Cristo inicialmente se referiam à sua religião como o “Caminho”. (Atos 9:2) Logo depois, “[eles], por providência divina, foram chamados cristãos”. (Atos 11:26) Esse novo nome adotado por eles mostrava que acreditavam em Jesus como sendo o Filho de Deus, aquele que havia transmitido à humanidade a vontade de seu Pai celestial. Essa crença levou-os a seguir um tipo de vida diferente do adotado pelo mundo à sua volta.
Os ensinamentos de Cristo motivaram seus seguidores a seguir os ensinamentos da Bíblia, que envolviam evitar a “fornicação, impureza, conduta desenfreada, idolatria, prática de espiritismo, inimizades, rixa, ciúme, acessos de ira, contendas, . . . bebedeiras, festanças e coisas semelhantes a estas”. (Gálatas 5:19-21; Efésios 4:17-24) O apóstolo Paulo relembrou os cristãos coríntios de que alguns deles, no passado, haviam praticado essas mesmas coisas. Daí ele acrescentou: “Mas vós fostes lavados, mas vós fostes santificados, mas vós fostes declarados justos no nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” — 1 Coríntios 6:9-11.
E. W. Barnes relata no seu livro The Rise of Christianity (A Ascensão do Cristianismo): “Nos seus primeiros documentos abalizados, o movimento cristão é representado como essencialmente moral e acatador da lei. Seus membros desejavam ser bons cidadãos e súditos leais. Evitavam as falhas e os vícios do paganismo. Na vida particular, procuravam ser vizinhos pacíficos e amigos fidedignos. Eram ensinados a ser sóbrios, diligentes e a levar uma vida limpa. No meio da corrupção e da licenciosidade prevalecentes, quando leais aos seus princípios, eles eram honestos e verazes. Seus padrões sexuais eram elevados: o vínculo marital era respeitado e a vida familiar era pura.” Esses eram alguns aspectos que caracterizavam a vida dos primeiros cristãos.
Outro sinal destacado do cristianismo no seu início era a zelosa obra de evangelização. Cristo exortou seus seguidores: “Ide, portanto, e fazei discípulos de pessoas de todas as nações.” (Mateus 28:19, 20) Jean Bernardi, um professor da Universidade de Sorbonne em Paris, França, observou: “[Os cristãos] deviam sair e falar em toda a parte e a todos. Nas estradas e nas cidades, nas praças públicas e nos lares. Bem-vindos ou não bem-vindos. A pobres e a ricos sobrecarregados com seus bens.  . . . Eles tinham de viajar pelas estradas, embarcar em navios e ir até os confins da terra.”

O verdadeiro cristianismo hoje

Os verdadeiros cristãos hoje devem destacar-se como diferentes na forma de viver, assim como faziam os cristãos do primeiro século.
Os verdadeiros cristãos são evangelizadores zelosos, assim como eram séculos atrás
Fica claro que o verdadeiro cristianismo significa muito mais do que pertencer a uma das muitas religiões da cristandade. O próprio Jesus profetizou a respeito do surgimento de falsos cristãos. (Mateus 7:22, 23) aprender o que Jesus ensinou e colocar isso em prática na sua vida. Isso é ser cristão. Jesus disse: “Se sabeis estas coisas, felizes sois se as fizerdes.” — João 13:17.
* Um dicionário define cristão como alguém que professa acreditar em Jesus como sendo o Cristo ou que segue uma religião baseada na vida e nos ensinamentos dele.
JÁ SE PERGUNTOU?
  • A quem Jesus chamou de amigos? — João 15:14.
  • Que tipo de conduta os verdadeiros cristãos precisam evitar? — Gálatas 5:19-21.
  • Em que obra os cristãos devem participar? — Mateus 28:19, 20.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution By license.