O Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, JPL, divulgou nesta terça-feira a primeira imagem colorida feita pelo jipe-robô Curiosity. A cena mostra o flanco norte da borda da cratera Gale, local onde o laboratório sobre rodas fará os primeiros experimentos científicos.
A imagem foi registrada pelo instrumento Mars Hand Lens Imager (MAHLI) e aparenta estar bastante embaçada devido à cobertura removível das lentes estar encoberta pela poeira soprada durante a fase final da descida. Esta proteção será removida nas próximas semanas, após todas as checagens do veículo serem completadas.
O instrumento Mahli está localizado em uma torre instalada na extremidade final do braço robótico da Curiosity e quando em operação poderá focalizar qualquer objeto a partir de 2.1 centímetros de distância até o infinito, o que significa que a câmera tem capacidade de realizar fotos panorâmicas da superfície marciana.
A imagem mostrada foi feita com o instrumento rotacionado 30 graus em relação à plataforma móvel, que é a disposição que o conjunto foi montado para ser transportado até Marte. Assim, para ser divulgada a foto precisou ser "girada" com auxílio de algum programa de tratamento de imagens.
Outra foto bastante emblemática foi feita alguns minutos após o pouso do jipe-robô. A cena mostra a sombra do Curiosity projetada na superfície marciana, tendo ao fundo o pico do Monte Sharp, uma montanha de cerca de 5400 metros. O objetivo inicial da missão será conduzir o robô até lá e investigar as camadas rochosas que podem revelar as mudanças ambientais pelas quais passou o Planeta Vermelho.
Fonte: Apolo 11