HOMICÍDIOS E CRUELDADES
Nenhum de nós quer perder a vida às mãos dum homicida. A Bíblia mostra que Jeová Deus odeia os homicidas. Um de seus Dez Mandamentos diz: “Não deves assassinar.” (Êxodo 20:13) O que encontramos neste respeito na prática do espiritismo ou da adoração de antepassados? Considere os seguintes fatos:
51 Homicídios e sacrifícios humanos ritualísticos são ilegais em todos os países. No entanto, estas práticas cruéis ainda continuam em alguns países entre os adoradores de antepassados e os feiticeiros.
Por exemplo, em Gana, quando um alto chefe morre, ele costuma ser enterrado com os crânios das vítimas de homicídios ritualísticos, secretos. Tão recentemente quanto em 1974, duas pessoas foram condenadas pelo homicídio ritualístico ali, em conexão com o falecimento dum chefe supremo.
Embora ilegal, o costume persiste por causa da crença, baseada na mentira religiosa, de que as almas das vítimas acompanham o chefe para ministrar-lhe suas necessidades no “mundo espiritual”.
52 Em 9 de agosto de 1977, o jornal The Liberian Age, da Libéria, África, saiu com a manchete: “Matanças Ritualísticas — Continuando a Investigação, o ‘Bando dos 11’ É Acusado de Assassinato.” Noticiou que 11 homens, inclusive algumas altas autoridades, haviam sido acusados da matança brutal dum homem num homicídio ritualístico, tendo-lhe arrancado os olhos, as orelhas, o nariz, os testículos e a língua.
A notícia revelou que estes deviam servir como “jujus”, para ajudar os acusados de homicídio a obterem cargos mais elevados.
53 Uma notícia procedente de Botsuana, de 8 de junho de 1977, dizia: “Um ‘curandeiro tradicional’ [médium espírita] alegou hoje que um ex-político de Botsuana lhe havia dado uma lista de 18 pessoas que queria ver mortas por feitiçaria.”
54 Ainda mais terrível é que gente jovem e crianças se tornam vítimas. Uma notícia procedente da Nigéria dizia:
“O culto ao dinheiro impele agora muitos nigerianos a práticas primitivas tais como o rapto de gente jovem para matança em santuários produtores de dinheiro.
“É uma questão aberta se alguns feiticeiros nigerianos consigam converter cabeças humanas em dinheiro. Mas não há nenhuma dúvida sobre crianças nigerianas serem raptadas para este fim.” — Daily Times, 31 de dezembro de 1976.
55 Certamente, se você for alguém que aprecia o que é bom, então estas práticas mencionadas devem enchê-lo de repugnância, bem como de tristeza, pelo sofrimento que causam. Naturalmente, é provável que tenha ouvido o argumento, muitas vezes apresentado, de que o espiritismo tem seu lado bom.
A maioria dos curandeiros, por exemplo, insiste em dizer que usam despachos e feitiços, e fazem ‘encantamentos’, apenas para o bem. Contudo, qualquer um que os observe deve admitir que raras vezes, se é que acontece, eles hesitam em usar as mesmas coisas para lançar maldições sobre outros, amiúde em troca de dinheiro ou dum presente.
56 Este assunto merece sua detida reflexão. Embora possa ouvir falar sobre manifestações, mensagens e sonhos que parecem bons, a inspirada palavra de Deus adverte-nos de que Satanás e seus demônios operam “com toda obra poderosa, e sinais e portentos mentirosos, e com todo engano injusto para com os que estão perecendo”. — 2 Tessalonicenses 2:9, 10.
57 Com isto em mente, considere agora o que a Palavra de Deus tem a dizer sobre médiuns espíritas e sacerdotes magos ou feiticeiros.