É INOFENSIVO adotar superstições? Alguns acham que sim. Por exemplo, veja os “sete deuses da boa sorte” de aspecto inocente, do folclore japonês — importados há trezentos anos da Índia.
Diz-se que representam as sete virtudes: longevidade, fortuna, popularidade, candura, amabilidade, dignidade e magnanimidade. Algumas destas “virtudes” podem ser excelentes em si mesmas, mas quando são personificadas em imagens, das quais as pessoas esperam “boa sorte”, entram no domínio da superstição.
2 Os supersticiosos, em todo o mundo, dão muita fé a amuletos de “sorte”. Em países católicos, alguns viajantes ainda usam seus medalhões de São Cristóvão, e no Oriente, muitos usam “amuletos de proteção”, com o nome dum templo, ou fios de algodão de “boa sorte” amarrados nos pulsos. Nos países ocidentais, muitos evitam o “13 azarento”, ao passo que os supersticiosos no Japão desaprovam o número “4”, porque é pronunciado do mesmo modo que a palavra “morte”. Em muitos países, as superstições locais exercem forte influência na vida das pessoas.
3 Como são estas superstições encaradas pelo Deus vivente, Jeová? Se quisermos ser realmente felizes, será para nosso proveito adotar o mesmo conceito que ele tem. Quando os israelitas se desviaram da adoração pura de Jeová para as práticas supersticiosas dos povos vizinhos, o profeta de Deus lhes disse:
“Vós sois os que abandonais a Jeová, os que vos esqueceis do meu santo monte, os que pondes em ordem uma mesa para o deus da Boa Sorte e os que estais enchendo vinho misturado para o deus do Destino. E eu vou destinar vos à espada.” (Isaías 65:11, 12)
Aqueles que honraram “o deus da Boa Sorte” foram destruídos!
4 Por que se opõe Jeová tão fortemente às práticas supersticiosas? Porque elas têm sua origem com Satanás, o Diabo, e os demônios dele, que as usam para desviar as pessoas e mantê-las afastadas da adoração de Deus “com espírito e verdade”. Se Satanás puder fazer os homens confiar em amuletos de “sorte”, em adivinhações e em superstições populares, poderá mantê-los nas suas garras, cegando-os para com as “boas novas” que procedem do Deus vivente e verdadeiro. Sobre isso disse Paulo:
“Agora, se as boas novas que declaramos estão de fato veladas, estão veladas entre os que perecem entre os quais o deus deste sistema de coisas tem cegado as mentes dos incrédulos, para que não penetre o brilho da iluminação das gloriosas boas novas a respeito do Cristo, que é a imagem de Deus.” (2 Coríntios 4:3, 4)
Satanás gostaria de que toda a humanidade seguisse cegamente as superstições, em vez de fazer decisões corretas baseadas nas “boas novas” contidas na Bíblia.
Vejam algumas superstições populares:
Arranjo: JTC