A Bíblia conta-nos que, pouco antes da morte de Jesus, os discípulos dele conversavam sobre os grandes edifícios do templo em Jerusalém; estavam impressionados com o seu tamanho e a sua aparente durabilidade. Mas, Jesus disse: “Não observais todas estas coisas? Deveras, eu vos digo: De modo algum ficará aqui pedra sobre pedra sem ser derrubada.” — Mateus 24:1, 2.
Os discípulos de Jesus devem ter ficado surpresos com as palavras dele, e, mais tarde, chegaram-se a ele para obter mais informações, pedindo: “Dize-nos: Quando sucederão estas coisas e qual será o sinal da tua presença e da terminação do sistema de coisas?” (Mateus 24:3) A resposta de Jesus encontra-se no restante dos capítulos 24 e 25 de Mateus. Suas palavras encontram-se também registradas no capítulo 13 de Marcos e no capítulo 21 de Lucas. Trata-se claramente da mais importante profecia proferida por Jesus enquanto estava na terra.
De fato, os discípulos de Jesus perguntaram a respeito de mais de uma coisa. Primeiro, fizeram a pergunta: “Quando sucederão estas coisas?”, isto é: Quando serão destruídos Jerusalém e seu templo? Além disso, queriam saber que sinal indicaria que começara a presença de Jesus como Rei do Reino celestial de Deus e que o fim deste sistema de coisas era iminente.
Jesus, na sua resposta, tomou ambos os pontos em consideração. Muitas das suas palavras, na realidade, cumpriram-se lá no primeiro século, nos anos que levaram à terrível destruição de Jerusalém em 70 EC. (Mateus 24:4-22) Mas a profecia dele havia de ter um significado ainda maior mais tarde, de fato, em nossos próprios dias. Então, o que disse Jesus? Ele começou com as palavras registradas nos versículos 7 e 8 :
“Nação se levantará contra nação e reino contra reino, e haverá escassez de víveres e terremotos num lugar após outro. Todas essas coisas são um princípio das dores de aflição.”
É evidente que a presença de Jesus como Rei celestial seria marcada por grande transtorno na terra. Isto é confirmado por uma profecia paralela encontrada no livro de Revelação (ou Apocalipse): a visão dos quatro cavaleiros do Apocalipse. (Revelação 6:1-8) O primeiro desses cavaleiros retrata o próprio Jesus como Rei vencedor.
Os outros cavaleiros com as suas montarias retratam acontecimentos na terra, que marcam o início do reinado de Jesus: guerra, fome e morte prematura por diversos meios. Vemos hoje o cumprimento destas duas profecias?
Os outros cavaleiros com as suas montarias retratam acontecimentos na terra, que marcam o início do reinado de Jesus: guerra, fome e morte prematura por diversos meios. Vemos hoje o cumprimento destas duas profecias?
Veja mais:
Apocalipse - o que é? saia da ignorância, saiba!
Fonte: Estudo e pesquisa Bíblica