Ticker

6/recent/ticker-posts

Síndrome de Borderline ou transtorno de personalidade Limítrofe é uma grave doença psicológica

borderline

O que é:

Síndrome de Borderline ou transtorno de personalidade Limítrofe é uma grave doença psicológica. Os indivíduos com a síndrome de Borderline vivem no limite entre a normalidade e surtos psicóticos.

As dificuldades para se relacionar, oscilações de humor e impulsividade são alguns dos sintomas enfrentados pelo portador da síndrome de Borderline e para as pessoas que o cercam. Esses sintomas começam a se manifestar na adolescência e se tornam concretos no inicio da vida adulta.

A síndrome de Borderline é freqüentemente confundida com esquizofrenia ou transtorno bipolar, porém possui características diferentes como a duração e intensidade das emoções.

Sintomas da Síndrome de Borderline

Oscilações de humor, agressividade, irritabilidade, depressão, auto-mutilação, comportamentos suicidas, medo de abandono, dificuldade em lidar com as emoções, mudanças de planos profissionais e nos círculos de amizades, impulsividade e baixa auto-estima.

Os principais sintomas da Síndrome de Borderline são:
  • Oscilações de Humor
  • Irritabilidade e Agressividade
  • Depressão
  • Comportamento auto-destrutivo (se machucar, se queimar e se cortar como forma de punição)
  • Baixa auto-estima
  • Medo de abandono
  • Dificuldade para lidar com as emoções
  • Mudanças nos círculos de amizade
  • Dificuldade para estabelecer objetivos
  • Alta sensibilidade
  • Uso abusivo de álcool e drogas
  • Tentativas de suicídio
Síndrome de borderline é um transtorno psicológico onde o indivíduo vive no limite entre a normalidade e os surtos psicóticos. Seu tratamento é feito com medicamentos e com psicoterapia.

Diagnóstico da Síndrome de Borderline

O diagnóstico é feito através de características do transtorno observadas por um psicólogo ou psiquiatra, e por experiências relatadas pelo individuo. É importante fazer exames fisiológicos, como hemograma e sorologia para a exclusão de outras doenças.
O diagnóstico da síndrome de Borderline pode ser longo e complexo, devido a semelhança com outras síndromes é muito raro obter o diagnóstico precoce dessa doença.

Tratamento da Síndrome de Borderline

O tratamento é feito através de uma combinação de medicamentos e de acompanhamento psicológico. Os medicamentos usados com mais freqüência no tratamento da síndrome de Borderline incluem anti-depressivos, estabilizadores de humor e tranqüilizantes.
A psicoterapia é o principal tratamento utilizado, porém requer paciência e força de vontade do paciente, na psicoterapia o individuo aprende a lidar e controlar as suas emoções.
Mais informação
O tratamento para síndrome de Boderline é feito através da combinação de medicamentos e de terapias psicológicas. O tratamento é direcionado para o controle dos sintomas, uma vez que a doença não tem cura.

As terapias mais utilizadas são a terapia comportamental dialética, principalmente para aqueles com comportamentos suicidas,  terapia cognitivo-comportamental, terapia familiar e psicoterapia individual. As terapias psicológicas tendem a melhorar a auto-estima e equilibrar o estado emocional do indivíduo com síndrome de Buderline.

Os medicamentos usados nesse tratamento incluem estabilizadores de humor, anti-depressivos, tranqüilizantes e anti-psicóticos. Esses medicamentos são utilizados para diminuir a sensação de tristeza, e os quadros de automutilação freqüentes nos indivíduos com síndrome de Buderline.

Devido a complexidade da síndrome de Buderline, as terapias psicológicas podem ter duração de vários meses ou até mesmo de anos. Por serem altamente sensíveis a rejeição, alguns pacientes podem ter problemas para se relacionar com o terapeuta.



Veja também:

Psicopata ou sociopata - Qual a diferença?