Passaram-se muitas décadas em que incontáveis missões arqueológicas tentaram, sem sucesso, encontrar o caminho que leva à Grande Pirâmide de Gizé, no Egito. Mas só recentemente, e por obra da mais pura casualidade, a passagem foi, finalmente, localizada por um habitante local, enquanto fazia uma perfuração ilegal de 10 metros de profundidade, sob a sua casa, localizada na adeia El Haraneya em Giza, uma área em que são proibidas escavações.
.
Sem querer, o morador descobriu um caminho formado por blocos de pedra que conduzem à pirâmide de Queóps, também conhecida como a Grande Pirâmide, a maior e mais antiga das três pirâmides de Gizé.
.
A Polícia de Turismo e Antiguidades do Ministério do Interior do Egito foi alertada para a descoberta e, imediatamente, as forças de segurança foram ao local. O Departamento de Antiguidades também foi notificado, e o arqueólogo Kamal Wahid foi nomeado para fazer uma investigação.
.
Em seu relatório, foi confirmada a descoberta do corredor de acesso à Grande Pirâmide.
.
O complexo que compreende a Grande Pirâmide incluía um pavimento que conectava ao templo de Queóps. O pavimento de basalto e calcário encontrado sugere que este templo era próximo ao vale do Nilo é está enterrado sob a aldeia de Nazlet el-Samman.
.
O historiador grego Heródoto, que visitou a Grande Pirâmide no século 5 a.C. descreveu a estrada com um quilômetro de comprimento e que foram necessários 10 anos para a construção do caminho e para fazer um prédio subterrâneo que serviria para túmulo real, localizado em uma ilha formada por uma vala de irrigação derivada do rio Nilo.
.
Por enquanto, autoridades do Egito não lançaram mais informações sobre a descoberta do caminho, contudo, a expectativa é de que isso ocorra à medida que são realizadas as escavações pelo Ministério de Antiguidades.
Fonte: Mistery Planet