Conheça algumas tendências e eventos que podem ter um impacto significativo sobre o planeta e a vida na Terra a partir de 2015.
Possíveis impactos do El Niño
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) anunciou que há 65% de chance de o fenômeno El Niño - um aquecimento das águas do Oceano Pacífico - ocorrer em 2015, o que pode contribuir para a elevação das temperaturas globais. Seus efeitos também podem provocar secas em algumas regiões da Ásia e precipitações mais intensas na América do Sul.
Crédito: BROCKEN INAGLORY/WIKIMEDIA COMMONS
.
A NOAA relata que as temperaturas no extremo norte estão aumentando duas vezes mais rápido que no restante do planeta, o que poderia levar a uma redução ainda maior do gelo marinho, provocando elevações no nível dos mares e ameaçando os animais do Ártico.
.
.
Uma pesquisa recente revelou que 35 mil morsas encalharam em uma praia do Alasca devido ao derretimento dos blocos de gelo onde costumam se alimentar.
Mais consequências do aquecimento global.
Crédito: WIKIMEDIA COMMONS
Expansão dos desertos na China
Trabalhadores se dedicam ao plantio da Grande Muralha Verde, uma enorme floresta artificial que deve se estender por cerca de 2.800 quilômetros na China, em um esforço para bloquear a expansão dos desertos de Gobi e Taklamakan e conter suas enormes tempestades de areia. Se as árvores sobreviverem e resolverem o problema, como previsto, um cinturão verde semelhante deve ser plantado em África, segundo a revista New Scientist.
Crédito: CHACKMOOL, VIA WIKIMEDIA COMMONS
Acidificação dos oceanos afeta dieta do Mundo
Os oceanos absorvem dióxido de carbono, o que altera os níveis de pH e acidifica a água, com consequências nefastas para a produção mundial de frutos do mar. A revista Seafood News informou recentemente que as conchas dos mexilhões estão mais frágeis. Já um estudo recém-publicado por pesquisadores britânicos, canadenses e suecos concluiu que o camarão não terá um gosto tão bom para os seres humanos em um futuro próximo.
Crédito: WIKIMEDIA COMMONS
Melhor preparação para desastres
Tsunamis e outros desastres naturais não provocarão tantos danos materiais ou mortes devido ao desenvolvimento de sistemas de detecção. Além disso, cidades litorâneas estão construindo estruturas resistentes e investindo na previsão e preparação para desastres naturais. O governo da Califórnia deve expandir o sistema de alerta de terremotos no estado, para que escolas, postos de bombeiros e até empresas privadas recebam alertas e tenham alguns segundos preciosos para se preparar.
Crédito: UK DEPARTMENT FOR INTERNATIONAL DEVELOPMENT
Escassez de água pode aumentar as tensões globais
Segundo um relatório do Conselho Nacional de Inteligência, a escassez de água e problemas de distribuição trarão desafios significativos para os governos no Oriente Médio, África Subsaariana, sul da Ásia e norte da China, aumentando os conflitos entre diferentes regiões.
Momento de combater a mudança climática
É possível que 2015 seja o ano em que a resistência à redução das emissões de gases do efeito estufa finalmente começará a ceder, já que mais governos e empresas perceberão a necessidade de agir.
Uma das figuras mais influentes do mundo pode ajudar nesse processo: o papa Francisco pretende divulgar uma mensagem sobre a mudança climática em 2015 para 1,5 bilhão de católicos em todo o mundo, e convocar uma reunião com os principais líderes religiosos sobre a questão, segundo o jornal The Guardian.
O papa também declarou que pretende influenciar governos a implementar medidas mais agressivas na Cúpula do Clima da ONU em Paris, em 2015.
Fonte: brasil.discovery