Ticker

6/recent/ticker-posts

O QUE HÁ ATRÁS DESTA FASCINAÇÃO COM O OCULTISMO?


A MAIORIA das pessoas “instruídas”, em geral, zomba das notícias a respeito de coisas “sobrenaturais”. Sempre acreditaram que elas podem ser explicadas por meios que chamam de “racionais e científicos”. Agora, algumas delas começam a mudar de idéia. Os anos recentes presenciaram um espantoso ressurgimento do ocultismo, notavelmente nas partes chamadas “civilizadas” do mundo.

Muitas universidades e centenas de faculdades não só têm no seu campus professos feiticeiros, mas oferecem agora também cursos especiais sobre o Diabo e a feitiçaria. E segundo certa notícia, “funcionam agora nos Estados Unidos mais de 600 ‘conventículos’ de feiticeiros, incluindo cerca de 100.000 professos feiticeiros”.

Nos anos recentes, publicou-se uma série de livros sobre o ocultismo. O gerente duma cadeia de livrarias na Califórnia, por exemplo, disse que sua livraria principal tem em estoque cerca de 2.000 livros diferentes relacionados com o ocultismo, “e há várias centenas de outros disponíveis, para os quais simplesmente não temos lugar”. Estes livros têm boa saída, segundo o gerente, “não só em Hollywood, onde isso é de se esperar, mas em todas as nossas livrarias”.

A revista Business Week noticiou que até mesmo o empresariado e o governo investigam seriamente a percepção extra-sensorial (PES) e outras faculdades “psíquicas” para seu possível uso nas suas operações. “E a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço [NASA] financiou um programa do Instituto de Pesquisas Stanford para ensinar a arte do PES ao pessoal da NASA.”

Uma onda de delírio com o “exorcismo” atingiu recentemente os Estados Unidos com o lançamento dum filme horripilante sobre o assunto. E o ocultismo tornou-se tão popular na Inglaterra, que a Igreja Anglicana nomeou recentemente exorcistas em todo o país para lidar com os problemas resultantes.

Relata-se que jovens, em todas as partes da Austrália, se envolvem profundamente na feitiçaria e em sessões espíritas, às vezes na própria escola! “Escolares bebendo sangue diante duma cruz invertida”, moças adolescentes “sujeitas a indignidades sexuais nos chamados ‘altares sacrificiais”’ e o aumento das vendas de pranchetas Ouija (tábuas de adivinhação) causam ali alarme, noticiou o jornal Sun de Sydney, na Austrália. “Feiticeiros” ou “feiticeiras” adultos recrutam crianças, que por sua vez persuadem os colegas de escola a participar.

Se for pai, ou mãe, desejaria que seus filhos se envolvessem em algo assim? Sabe se coisas assim ocorrem na escola deles? Ou faz pouco caso desta fascinação com o ocultismo, como diversão inofensiva? Será que as estórias sobre esta estranha “outra dimensão” fascinam até mesmo a você, leitor? Muitos se sentem fortemente atraídos ao ocultismo, especialmente agora. Por quê?

POR QUE O OCULTISMO?

É compreensível que muitos procurem algo mais na vida. Os flagrantes fracassos das instituições religiosas, políticas, econômicas e científicas fazem com que muitos procurem avidamente algo que dê significado à vida.

A religião tradicional não preencheu este vácuo. “Para muitos, a vida não tem objetivo” admitiu uma autoridade católica romana, “porque não podem relacionar os acontecimentos com nada que conheçam na sua crença”. O fato de que forças incontroláveis parecem preparar um futuro catastrófico para a humanidade faz com que muitos achem que deve haver poderes superiores ao que o pensamento puramente materialista admite.

De modo que as pessoas se voltam para o ocultismo. E este prolifera, porque muitos parecem mesmo sentir algo pessoalmente. Mas, sabe o que há atrás de tudo isso?

SÃO REAIS OS FENÔMENOS DO OCULTISMO?

Tanto a ciência como a religião estão divididas quanto a se os incidentes “sobrenaturais” ocorrem realmente. Alguns afirmam que as alegadas experiências com o ocultismo são apenas indícios de problemas mentais ou erros de reportagem. 

Outros dizem que, em vez de tais experiências serem evidência de algo sobrenatural, elas mostram que a própria humanidade talvez tenha faculdades “psíquicas” latentes, ainda não compreendidas pela ciência. No entanto, os ocultistas insistem em que há um “mundo espiritual” operando por meio de tais manifestações incomuns.

Muitas experiências “sobrenaturais” podem ser ilusões ou truques, mas, é esta a explicação para todas elas? Certa publicidade recente salientou casos de alegada “possessão demoníaca”. Nem todos os psicólogos estão convencidos de que cada caso tenha uma explicação puramente psicológica. O Dr. Alan Reed Jr., do Hospital Psiquiátrico de Milwaukee, Wisconsin, E. U. A., embora céptico, não exclui a possibilidade da possessão. Ele diz que viu “pessoas mudar abruptamente . . . ao ponto de se ter a sensação de que eram outra pessoa”. Estas mudanças repentinas envolvem a aparência, a qualidade da voz e a personalidade. “Parte disso pode ser histeria ou outra manifestação, mas há aspectos desta espécie de coisa que não entendo nem posso explicar”, disse ele.

— Journal de Milwaukee, 27 de janeiro de 1974.

Também a Encyclopœdia Britannica diz que, embora haja ainda muitos debates sobre a origem dos fenômenos espíritas, “há um consenso geral entre os que devotaram tempo e atenção ao assunto, de que alguns dos fenômenos são genuínos”. A evidência da existência de forças desconhecidas é tal, que cerca de duzentos cientistas estadunidenses se empenham agora em pesquisa similar, vários deles com subsídios do governo.

Mas, será que a crescente credibilidade torna o ocultismo um campo apropriado a ser investigado por você, leitor, ou sua família? Há fortes motivos para hesitar. Por quê? Por causa do que a Bíblia diz. Só ela fornece uma explicação satisfatória dos fenômenos do ocultismo.

LEIA MAIS!