Alguns críticos afirmam que um dos deveres da sétima arte é desafiar e desafiar as estruturas de poder existentes - tanto o secular e religiosa - levar a mensagem que poderia ser considerado para essas estruturas ou subversiva ou francamente blasfema. Mesmo que o século XX não era a Inquisição transformada em lei em matéria de cultura, você deve saber que as organizações religiosas manifestaram e, em seguida influenciar aos funcionários e da opinião pública, exigente e mesmo recebendo uma proibição filmes "não gostava" mesmo que alguns deles eram considerados verdadeiros profissionais capodobere. Nas linhas seguintes, propomo-nos a descobrir juntos alguns desses filmes "blasfemo".
A Vida de Brian
A própria idéia de fazer uma comédia com referência a Jesus Cristo parecer chocante, mas os britânicos, que têm um senso de humor um tanto controverso, fez um tal produção. Em "Vida de Brian", o personagem central é um cidadão respeitável judeu que é confundido com o Messias - e aqui toda uma série de gags. O filme gerou um debate acalorado na BBC depois que representantes de várias igrejas têm chamado a Lei Seca. Nenhuma comunidade religiosa em que os EUA não gostou do filme - incluindo organizações judaicas, que consideraram "um ataque traiçoeiro sobre os valores do judaísmo e da Bíblia". O filme foi proibido em 39 cidades no Reino Unido e países como a Irlanda e a Noruega não tenham permitido a todos circularam por décadas. Os produtores têm aproveitado isso para fazer uma campanha de marketing única em cartazes na Suécia o filme ser capaz de ler "É tão engraçado que ele foi banido na Noruega!" - Conhecer as rivalidades históricas entre os dois países.
RoGoPaG ( "Deixe lavagem cerebral")
Esta produção bizarra era na verdade uma combinação de quatro curtas-metragens sobre um tema comum: como bem-vindo fim do mundo? Quatro diretores da marca - Roberto Rossellini, Jean-Luc Godard, Pier Pasolini e Ugo Pasolo Gregoretti e nomes emprestados e talento a serviço de uma idéia considerada na época (1963), escandaloso iniciais. O concurso foi o filme de Pasolini, intitulado "La Ricotta", o que gerou uma raiva religiosa real. O personagem principal, interpretado por Orson Welles, é um diretor americano que fez o seu próprio filme sobre a crucificação de Jesus e mostra uma total falta de respeito pelos valores cristãos, exclamando em um ponto "Coloque-desce da cruz esses bastardos." A ideia do filme - a degradação de valores no mundo moderno e vulgarização mensagem religiosa ou usá-lo em fins mercantis - não tem sido entendido pela Igreja, e Pasolini foi processado. O diretor recebeu quatro meses de prisão suspensa por "insultar a religião do Estado" e o filme foi proibido na Itália.
Ave, Maria!
Neste filme de Luc Godard 1985 Jean-Maria é um adolescente com concepções modernas de 80 do século XX e um motorista de táxi Joseph frustrado e muito mais velho do que ela. A história da concepção milagrosa, visto no plano de Godard engraçado, causado nos países católicos, um monstro escândalo. Papa João Paulo II exortou toda a comunidade cristã, através da Rádio Vaticano, para rezar à Virgem para a humanidade para ser perdoado por este sacrilégio. Godard pediu para interromper a transmissão do filme na Itália, mas alguns jornais deixados na Península têm ridicularizado abordagem do Papa e não hesitou em publicar na capa, posters crucificados com modelos de topless, que se intensificou o escândalo. Na França, as associações católicas exigiram a proibição do filme, mas os juízes da Suprema Corte em Paris rejeitou a medida. ocorrendo incidentes violentos, e no Festival de Cannes, em um espectador atacá-lo ... Godard com uma torta de creme!
Viridiana
Considerado um dos mais valiosos património filme da humanidade, "Viridiana", de Luis Buñuel, tinha um destino fácil. O personagem principal é uma menina jovem que quer se tornar uma freira, mas é drogado e quase estuprada por seu velho tio. Após esse remorso chão, o suicídio, o jovem divide sua fortuna com seu filho e acaba aceitando um ménage à trois com ele e sua namorada. A cena mais controversa é aquele em que mendigos convidou jovem na casa do tio, na mesa, organizar para tirar uma foto de grupo de uma maneira muito próximo ao de "A Última Ceia", de Da Vinci. Desde o seu lançamento em 1961, o Vaticano protestou veementemente e o regime de Franco em Espanha, embora inicialmente permitiu a transmissão de, banido e ordenou que todas as cópias a serem destruídos, embora o filme acaba de ganhar o Grand Prix em Cannes! Um negativo do filme foi escondido por Juan Luis Buñuel, filho cineasta, um Toreador capa ... e fui para Paris. "Viridiana" dificilmente poderia ser transmitido novamente na Espanha, em 1971, após a morte de Franco.