Quando Daniel recebeu sua primeira visão em forma de sonho em 553 AEC, ele tinha mais de 70 anos. Ele observou quatro feras enormes que representavam uma sucessão de potências mundiais desde seus dias até os nossos. Na visão de uma cena celestial, ele viu “alguém semelhante a um filho de homem” receber “domínio de duração indefinida”. (Daniel 7:13, 14) Dois anos depois, Daniel teve uma visão que envolvia a Medo-Pérsia, a Grécia e uma entidade política que se tornaria “um rei de semblante feroz”. — Daniel 8:23.
Em 539 AEC, Babilônia caiu e Dario, o Medo, tornou-se governante do reino dos caldeus. Daniel orou a Jeová sobre a restauração de sua terra natal. Enquanto Daniel ainda estava orando, Jeová enviou-lhe o anjo Gabriel para dar ‘perspicácia e compreensão’ sobre a vinda do Messias. (Daniel 9:20-25) Em 536/535 AEC, um restante já havia retornado para Jerusalém. Mas existia oposição ao trabalho de construção do templo. Isso se tornou fonte de ansiedade para Daniel. Ele fez disso assunto de oração, e Jeová lhe enviou um anjo que ocupava um alto cargo. Depois de fortalecer Daniel e encorajá-lo, o anjo relatou a profecia que resume a luta pela supremacia entre o rei do norte e o rei do sul. O conflito entre os dois reis se estenderia desde o tempo em que o reino de Alexandre, o Grande, fosse dividido entre seus quatro generais até o tempo em que o Grande Príncipe, Miguel, ‘se poria de pé’. — Daniel 12:1.
Perguntas bíblicas respondidas:
8:9 — O que “o Ornato” simboliza? Neste caso, “o Ornato” simboliza a condição terrestre dos cristãos ungidos nos dias da Potência Mundial Anglo-Americana.
8:25 — Quem é “o Príncipe dos príncipes”? A palavra hebraica sar, traduzida por “príncipe”, significa basicamente “líder”, ou “cabeça”. O título “Príncipe dos príncipes” se aplica somente a Deus — o Líder de todos os príncipes angélicos, incluindo “Miguel, um dos mais destacados príncipes”. — Daniel 10:13.
9:21 — Por que Daniel se referiu ao anjo Gabriel como “o homem”? Isso se deu porque Gabriel apareceu a ele em forma humana, assim como tinha acontecido numa visão anterior. — Daniel 8:15-17.
9:27 — Que pacto foi ‘mantido em vigor para com muitos’ até o fim da 70.a semana de anos, ou 36 EC? O pacto da Lei foi removido em 33 EC, quando Jesus foi pregado numa estaca. Mas, por manter em vigor o pacto abraâmico com relação ao Israel carnal até 36 EC, DEUS prolongou o período de favor especial para com os judeus pelo fato de serem descendentes de Abraão. O pacto abraâmico continua em vigor com relação ao “Israel de Deus”. — Gálatas 3:7-9, 14-18, 29; 6:16.
Lições para nós:
9:1-23; 10:11. Por causa de sua humildade, devoção piedosa, diligência em estudar a Palavra de Deus e persistência em oração, Daniel era “alguém muito desejável”. Essas mesmas características o ajudaram a permanecer fiel a Deus até o fim de sua vida. Estejamos determinados a imitar seu exemplo.
9:17-19. Mesmo quando oramos pela vinda do novo mundo de Deus, onde “há de morar a justiça”, não concorda que nossa preocupação principal deve ser a santificação do nome de Jeová e a vindicação de sua soberania em vez de o fim do sofrimento e das dificuldades que passamos? — 2 Pedro 3:13.
10:9-11, 18, 19. Imitando o anjo que apareceu a Daniel, devemos encorajar e fortalecer uns aos outros por meio de ajuda prática e palavras de consolo.
12:3. Nos últimos dias, “os perspicazes” — os cristãos ungidos — estão “brilhando como iluminadores” e levando “muitos à justiça”, incluindo a “grande multidão” de “outras ovelhas”. (Filipenses 2:15; Revelação [Apocalipse] 7:9; João 10:16) Os ungidos ‘raiarão como as estrelas’ no mais pleno sentido durante o Reinado Milenar de Cristo, quando participarem com ele em aplicar os plenos benefícios do resgate à humanidade obediente na Terra. As “outras ovelhas” devem se apegar lealmente aos ungidos, apoiando-os de coração em todos os sentidos.
FONTE: BÍBLIA
ARQUEOLOGIA BÍBLICA - livro de Daniel a historicidade confiável
Há pelo menos três bons motivos para acreditarmos que o livro de Daniel é confiável do ponto de vista histórico e que de fato foi escrito no 6º século antes de Cristo: 1) A arqueologia tem reconstruído as informações históricas do livro de Daniel. a) Toda a história desse profeta hebreu se passa na cidade de Babilônia. Os críticos da Bíblia afirmavam que se Babilônia realmente houvesse...
LEIA MAIS...
AS 70 SEMANAS DE DANIEL, PROFECIA QUE ESTA SE CUMPRINDO!
Nabucodonosor era um dos grandes conquistadores da história antiga. Numa série de batalhas, ele venceu os assírios, o povo que dominara a Mesopotâmia durante os séculos anteriores. Defendeu-se contra os egípcios e estabeleceu as fronteiras de um império extenso e próspero. Conseguiu dominar a pequena mas importante terra que conhecemos hoje como a Palestina, uma região por onde...
LEIA MAIS...
As 70 Semanas de Daniel
A Profecia das 70 semanas é referida no Capítulo 9 do livro bíblico de Daniel, um dos livros do Antigo Testamento. O entendimento do texto bíblico não é partilhado da mesma forma em todas as denominações das religiões cristãs e judaicas. Num contexto geral a profecia aponta para o ano do aparecimento do Messias (batismo de Jesus em 29 d.C.), da sua morte (33 d.C)...
LEIA MAIS...