Catacumbas de Alexandria são o maior e mais importante local de enterro que remonta ao período greco-romano no Egito.
Eles estão situados nas proximidades de Pompey's Pillar, uma coluna romana triunfal e representam o maior de sua construção de tipo que pode ser encontrado fora de Roma e Constantinopla.
As catacumbas (Kom El Shuqafa, que significa colina de tesouros) foram descobertas acidentalmente no início do século XX, quando um dia uma carroça de burro caiu em um poço, o que levou a esta importante descoberta histórica.
O lugar antigo, que remonta ao século II dC, é de fato, particularmente interessante porque sua arquitetura e arte decorativa foram influenciados pela arte romana, helenística, faraônica e egípcia antiga.
A estrutura subterrânea é como uma cápsula do tempo, que permaneceu escondida e não perturbada por quase 2 milênios .
A necrópole - túneis subterrâneos escavados dentro da rocha a uma profundidade de 35 metros (115 pés) - é constituída por três níveis, todos localizados no subsolo, mas o nível mais baixo das catacumbas sofreu devido às inundações, que ocorreram na área, por isso Agora é inacessível.
Ainda há estruturas como uma escada em espiral de 99 passos, um eixo usado para abaixar o corpo do falecido usando cordas, uma rotunda, um salão de banquete, um vestíbulo com dois nichos em forma de concha. Em um nicho ao leste, há uma estátua de um homem, e ao oeste, há uma estátua da mulher.
Ambas as estátuas foram esculpidas com influência da arte egípcia, com algumas características do grego. No vestíbulo, há uma antecâmara e a câmara funerária com três recessos nele; Em cada recesso há um sarcófago.
Outros elementos que são o resultado de misturar culturas são o disco solar alado, o Falcon Deus Hórus eo Uraeaus ou a cobra.
A necrópole é constituída por uma série de estátuas, cabeças humanas, túmulos de Alexandria e objetos arqueológicos do culto fúnebre fúnebre, fortemente influenciado pelo período romano helenístico e primitivo.
As catacumbas foram usadas pela última vez no século IV dC.
A cidade de Alexandria foi originalmente estabelecida por Alexandre o Grande, o rei grego mais famoso e líder do exército, em 332 aC e logo se tornou o centro cultural e comercial da região do Mar Mediterrâneo.
As catacumbas de Alexandria são o resultado da mistura das culturas grega e faraônica que viveram lado a lado. Inicialmente, eram túmulos particulares, que mais tarde se tornaram cemitérios públicos.