Ticker

6/recent/ticker-posts

Pouco conhecido, mas muito temido, o povo do mar invadiu o antigo Egito e o Mediterrâneo no final da Idade do Bronze

o povo do mar 00
Os povos do mar eram um grupo misturado dos incurso res da origem desconhecida que invadiram a costa egípcia antiga e o mar Mediterrâneo oriental de 1276 a 1178 BCE.
Ainda hoje, não sabemos muito sobre esse grupo de velhos marinheiros, além do que é encontrado nos registros dos lugares que visitaram e atacaram. Muitas vezes tem sido teorizado que eles vieram da Anatólia ou do Sul da Europa, e pensa-se que eles invadiram Canaã, Síria, Anatólia, Chipre e Egito no final da Idade do Bronze. Os nomes dados a essas pessoas são Lukka, Sherden, Sheklesh, Akawasha e Tursha.
o povo do mar 01
Pessoas do mar
Esta cena famosa da parede norte de Medinet Habu é usada frequentemente para ilustrar a campanha egípcia de encontro aos povos do mar em o que veio ser sabido como a batalha do delta.
As inscrições de Medinet Habu são as principais fontes de informação sobre as Pessoas do Mar. Há, também, três narrativas de registros egípcios que se referem a nove tribos descritas como os povos do mar. Possíveis registros datam de duas campanhas de Ramesses II em torno do Delta do Nilo. Um ataque do Sherden no Delta do Nilo foi repelido e derrotado por Ramesses, que conseguiu capturar alguns dos invasores. O evento está gravado na estela de Tanis. Os invasores, chamados os Sherden, foram descritos como navegando com ousadia em seus navios de guerra.
Os prisioneiros foram forçados a juntar-se ao exército egípcio na fronteira hitita. A Estrada de Aswan também detalha a tentativa bem-sucedida do Faraó de derrotar o povo do Grande Verde (nome egípcio para o Mediterrâneo). O Poema de Pentaur, que descreve a batalha de Cades, lista as pessoas que eram aliadas dos hititas; Os povos do mar estão entre aqueles alistados no original.
o povo do mar 02
Pessoas do mar
Invasões, movimentos populacionais e destruição durante o colapso da Idade do Bronze, c. 1200 aC
Merenptah também foi invadido por estas pessoas do mar, que se tornaram aliados dos líbios, a fim de tentar invadir o Delta do Nilo novamente. Os pesquisadores têm sido incapazes de descobrir de onde esses invasores vieram; A única menção deles aparece nos documentos relativos às batalhas. Eles foram considerados adversários formidáveis, e Merenptah foi notado para ter sido muito orgulhoso em ter derrotado-los em 1209 aC. Por volta desta época, os povos do mar não estavam apenas saqueando e assediando a costa, mas também começaram a trazer ferramentas e utensílios domésticos, procurando desenvolver assentamentos no Egito. Infelizmente para os governantes do Egito, este não foi o último deles.
Quando Ramsés III governou como Faraó do Egito, o povo do mar retornou mais uma vez, e desta vez eles destruíram o centro comercial em Cades. Eles eram conhecidos por seus ataques rápidos e retiro para o Delta do Nilo. Ramesses conseguiu derrotá-los em 1180 aC. Pensa-se que ele soube desses invasores devido ao assédio de seus predecessores. Ele escolheu as táticas de guerrilha como sua estratégia e emboscou o povo do mar acima e abaixo da linha de costa, antes de voltar sua atenção para aqueles que tinham feito o seu caminho para o interior. Eles foram finalmente expulsos da cidade de Xois em 1178 aC, e está registrado que muitos foram mortos ou tornados cativos.
o povo do mar 03
Pessoas do mar
O Delta do Nilo
É um mistério hoje a respeito de quem os povos do mar eram realmente. Os documentos egípcios nunca declaram que eram estrangeiros, por isso poderia ser que eles fossem vizinhos conhecidos e até mesmo aliados. Isto é fortemente sugerido por sua presença nos exércitos permanentes de Ramesses.
Quem quer que eles fossem, eles vieram em grande força e eram conhecidos por suas táticas de bravura e surpresa.
FONTE: wecivilized