Estão em Perigo as Pirâmides?
1 - O Instituto Astronômico e Geofísico do Egito no Cairo informou recentemente que a “herança cultural do Egito”, incluindo as famosas pirâmides do deserto, está, de fato, flutuando sobre um gigantesco mar de águas subterrâneas.
E o nível do lençol freático está subindo, de modo que agora se acha apenas a três metros abaixo das pirâmides e da Esfinge de Gizé. No Vale dos Reis e no Templo de Carnac, diz-se que o lençol freático está apenas dois metros abaixo da superfície. “A elevação do nível do lençol freático”, explicava a revista Science & Mechanics, “diz-se ter resultado da construção da represa de Aswan High, do uso ineficaz da água de irrigação e da falta de canais de drenagem adequados e suficientemente extensivos para cuidarem do aumento das águas de irrigação”. Teme-se que, se o lençol freático continuar a subir, as pirâmides e outras estruturas antigas estarão em perigo de desabamento.
2 - Islamistas exortam presidente a destruir pirâmides, Abd al-Latif al-Mahmoud, xeque sunita e presidente do partido islamista Unidade Nacional, exortou o presidente egípcio Mohammed Mursi a destruir as pirâmides.
Na opinião dos islamistas, monumentos pagãos não devem estar na terra do Egito.
Os ativistas do movimento “Pro em defesa de monumentos históricos” avançaram à liderança do país a proposta de constituir um fundo de proteção da herança cultural e histórica contra as idéias radicais.
Arranjo: Jefferson