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Você está pronto para a Matrix? Uma empresa com sede em Londres quer criar uma verdadeira MATRIX

Você está pronto para a Matrix? Uma empresa londrina - que já trabalhou para várias cidades do mundo, onde criou simulações virtuais para ajudar a um melhor planejamento urbano - recebeu financiamento para dar um passo adiante: criar uma "matriz" quase indistinguível da realidade.





Crédito de imagem: 
Warner Bros. / Eon Entertainment

O que poderia dar errado?
De acordo com a empresa Improbable , seus especialistas em TI desenvolveram um software que pode ser usado para tudo, se é jogo, para a criação de novos mundos humanos podem viver usando headsets.
Curiosamente, o conglomerado de TI japonês SoftBank decidiu dar a Improbable um impulso econômico, fornecendo-lhes uma rodada de financiamento avaliada em aproximadamente US $ 1 bilhão.
"Acreditamos que a próxima grande fase na computação será o surgimento de grandes mundos virtuais que enriquecem a experiência humana e mudam a maneira como entendemos o mundo real", disse Herman Narula, CEO da Improbable.
O primeiro produto de Improbable, SpatialOS, é descrito como um sistema operacional para desenvolver simulações de dados em larga escala, permitindo a criação de mundos virtuais e sistemas de dados orientados para diferentes áreas de comportamento como defesa, economia, tráfego e entretenimento, entre outros . A empresa o usa para criar simulações do mundo real.



Ummm ... Não há colher. Crédito: The Matrix Movie


A empresa argumenta que seu sistema operacional espacial poderia permitir que o desenvolvedor pequeno para construir simulações MASSIVE apesar de potencialmente falta de recursos e infra-estrutura.
"Já estamos trabalhando em projetos com empresas de telecomunicações, governos e outros clientes corporativos para explorar a capacidade de simulações maciças e detalhadas para conduzir melhores decisões usando dados do mundo real e esperamos conversar mais sobre isso no futuro", disse Narula.
Mas espere um segundo, e se já estivermos em Matrix? Você sabe, uma matriz, dentro de uma matriz dentro de outra matriz.

Durante a conferência do Código em 2016, o cérebro por trás de SpaceX e Tesla, Elon Musk postulou que "as probabilidades de que não estamos em um universo simulado é um em um bilhão".
Rich Terrile, um cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, disse: "Se alguém progride na atual taxa de tecnologia algumas décadas no futuro, muito rapidamente nós seremos uma sociedade onde há entidades artificiais vivendo em simulações que são muito mais abundantes do que seres humanos."
"Se no futuro houver mais pessoas digitais vivendo em ambientes simulados do que existem hoje, então o que quer dizer que não fazemos parte disso?"
Razões para acreditar que o universo é uma simulação incluem o fato de que ele se comporta matematicamente e é dividido em pedaços (partículas subatômicas) como um jogo de vídeo pixelado. "Mesmo as coisas que nós pensamos como contínuo-tempo, energia, espaço, volume-tudo tem um limite finito a seu tamanho. Se for esse o caso, então o nosso universo é tanto computable quanto finito. Essas propriedades permitem que o universo seja simulado ", disse Terrile.
"Francamente, se não estamos vivendo em uma simulação, é uma circunstância extraordinariamente improvável", acrescentou.
Então, quem criou essa simulação? - O nosso eu futuro - disse Terrile.
Mas as abordagens de filmes como The Matrix (1999) ou séries como Black Mirror (2011), não são uma coisa relativamente nova.
Filósofos no passado distante questionaram o nível de realidade do nosso mundo e / ou previam como isso levaria a uma hiperrealidade onde nada é inteiramente original.
Como o filósofo Jean Baudrillard escreveu em seu trabalho Simulacra e Simulation (1981): "O real é produzido a partir de células miniaturizadas, matrizes e bancos de memória, modelos de controle - e pode ser reproduzido um número indefinido de vezes a partir deles. Já não precisa ser racional, porque já não se mede contra um instante ideal ou negativo. Não é mais nada senão operacional. De fato, já não é mais o real, porque nenhum imaginário o envolve mais. É um hiperrealismo, produzido a partir de uma síntese radiante de modelos combinatórios em um hiperespaço sem atmosfera ".
Então, enquanto alguns querem construir uma matriz, outros pensam que já estamos em um e estamos procurando uma maneira de sair dela.



Referência: Nosso CEO Herman Narula em nosso financiamento da  série B ž
Imagem em destaque:  Warner Bros.