Ticker

6/recent/ticker-posts

E se os seres humanos não são as criaturas mais inteligentes do planeta?

E se os seres humanos não são as criaturas mais inteligentes do planeta
Alguns anos atrás, eu tropecei por um artigo on-line que estava falando sobre a inteligência dos polvo. Eu sempre fui fascinado pelo oceano, e passei a maior parte da minha vida tão perto de uma praia como eu poderia me encontrar, então este artigo definitivamente chamou minha atenção. Quando eu lido isso e lido isso novamente, percebi que meu pensamento sobre a vida oceânica estava errado.
-
Os pulpos são, de fato, algumas das criaturas mais diversamente inteligentes da Terra, e cada um de seus tentáculos individuais tem um "cérebro" separado que controla seus movimentos, cores e reação ao meio ambiente ao seu redor.
-
Não só isso, mas eles podem exibir emoções e reagem às interações humanas de uma maneira que pode ser mais intuitiva do que a forma como reagimos uns aos outros. Fiquei maravilhado. Eu sempre suspeitava que a inteligência não era apenas "nossa", e ainda não tinha idéia do tipo de nível alcançado por outras espécies. Especialmente aquelas espécies que vivem nas grandes profundidades do belo mar azul.
-
O capitão Paul Watson, diretor e diretor da Sea Shepherd Conservation Society , vem estudando o comportamento e a inteligência de todos os tipos de habitantes dos oceanos há mais de 35 anos, e ele também está maravilhado com a profundidade e amplitude de sua aptidão. Ele publicou recentemente em artigo em sua página do Facebook intitulada  The Cetacean Brain and Hominid Perceptions of Cetacean Intelligence que fala para o chamado de alterar nossas percepções sobre o que fomos acreditar, e nos consideramos não ser o detentor superior do intelecto em este planeta.
-
O que é mais marcante neste artigo bem elaborado é como ele chama a própria ciência e nossa lealdade de longa data à sua posição sobre a supremacia do homem.
"AS ATITUDES ANTROPOCÊNTRICAS ARRAIGADAS DESCARTAM A PRÓPRIA IDÉIA DE QUE UM GOLFINHO OU BALEIA PODERIA SER TÃO INTELIGENTE QUANTO UM SER HUMANO, OU MAIS. A ESTE RESPEITO, A CIÊNCIA É DOGMÁTICA E INTRANSIGENTE, COM POUCA ATITUDE DIFERENTE DO PRONUNCIAMENTO PAPAL DE QUE A TERRA NÃO PODERIA GIRAR EM TORNO DO SOL ".
Paul parece estar chamando nossa maneira de pensar, e pedindo-nos que façamos uma mudança. Ficamos dentro dos limites da praça que a ciência nos construiu e, ao fazê-lo, pode ter nos afastado muito do caminho das coisas.
-
Na verdade, podemos achar, através de uma avaliação de si mesmo, e a maneira pela qual esperamos que outras criaturas sejam muito mais humildes que nós mesmos, que cometem atrocidades que muitos nunca quisemos cometer.
-
"É UM FATO OBSERVÁVEL QUE AS BALEIAS E OS GOLFINHOS OCUPAM UM LUGAR ESPECIAL NOS CORAÇÕES DOS SERES HUMANOS. TIVEMOS UMA AFINIDADE COM ELES POR ANOS, RECONHECENDO NELES ALGO QUE FOI DIFÍCIL COLOCAR UM DEDO. O QUE SABEMOS É QUE ELES SÃO DIFERENTES DE OUTROS ANIMAIS, ALÉM DELES DE UMA MANEIRA QUE SUGERE UMA QUALIDADE ÚNICA QUE PODEMOS RECONHECER INTUITIVAMENTE. ESSA QUALIDADE É INTELIGÊNCIA.
RECONHECER ESSA QUALIDADE TEM PROFUNDAS RESPONSABILIDADES MORAIS. COMO OS HUMANOS PODEM CONTINUAR A MATAR CRIATURAS DE UMA INTELIGÊNCIA IGUAL OU SUPERIOR? O CAMINHO PARA A REALIDADE DAS COMUNICAÇÕES INTER-ESPÉCIES ENTRE CETÁCEOS E HUMANOS PODE LEVAR-NOS AO RECONHECIMENTO DE QUE ESTAMOS COMETENDO ASSASSINATOS ".
A ciência já foi incendiada, e Paulo não é o único que trouxe um foco cruel sobre a nossa confiança nela como uma forma de manipular e alterar, um mundo que pode ter sido criado para todos nós para compartilhar .
-
Rupert Sheldrake também criou um argumento contra essa maneira "dogmática" de lidar com nossas vidas em uma Conversa TED intitulada The Science Delusion . Infelizmente, essa conversa foi banida, o que levanta a questão de saber se esses homens estão empurrando um botão vermelho-quente que fica sob a pele de alguém.
-
Em caso afirmativo, o que isso significa para a maneira como pensamos em nós mesmos? E como isso funciona para o nosso futuro?
-
Watson realmente tem um jeito com suas palavras, e seu artigo é algo para verificar . A última citação manteve-se comigo nestes últimos dias e me pede para continuar me perguntando se posso ou não confiar na maneira de pensar que me passou por antepassados ​​científicos:
"ELES DIZEM QUE O MAR ESTÁ FRIO, MAS O MAR CONTÉM O SANGUE MAIS QUENTE DE TODOS, E O MAIS SELVAGEM, O MAIS URGENTE."
- DH LAWRENCE, WHALES WEEP NOT
Se não pudermos fazer as mudanças que queremos ver neste mundo, mais do que outras pessoas?
-
Talvez se possamos fazer essas mudanças, poderemos viver em harmonia com os polvo, os golfinhos e as grandes baleias azuis deste mundo.
-
Este post foi inspirado por este aqui .