Ticker

6/recent/ticker-posts

Ilhas Canárias - Vulcão El Hierro é uma ameaça ao Brasil?

El hierro

Vulcão nas ilhas Canárias poderia provocar tsunami no Atlântico

Falha em estrutura da ilha poderia provocar um deslocamento de terra para o mar, resultando em uma onda gigante. Veja infográfico
vulcão El Hierro 03
Imagem de satélite mostra o vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma
Em um periodo, o vulcão El Hierro pegou de surpresa moradores e turistas das ilhas Canárias. O vulcão submerso entrou em atividade e deve formar uma nova ilha ao arquipélago, ainda que não se saiba exatamente quando isso vai acontecer. No entanto, se El Hierro impressionou o mundo, o perigo está a 100 quilômetros de lá, no vulcão Cumbre Vieja, de acordo com cientistas.
Há uma falha geológica na estrutura da ilha de La Palma, onde fica o Cumbre Vieja e caso ele entre em erupção, parte da ilha poderia ceder, deslocando grandes quantidades de terra para o oceano e assim formando uma onda gigante, que poderia chegar até o Caribe, costa leste dos Estados Unidos e até no nordeste brasileiro ou para a costa de Espanha, Marrocos e Portugal.
De acordo com Alberto Brum Novais, geofísico da Universidade Federal da Bahia (UFBA), não é possível prever quando isto poderá acontecer, mas o fenômeno criaria ondas de 500 km de extensão e 30 metros de altura.
“A ocorrência do tsunami vai depender do nível de erupção da região da ilha de La Palma”, disse Novais, que ressalta que o vulcão vem sendo monitorado há muitos anos. “Também não dá para ter uma previsão se o El Hierro vai influenciar o Cumbre Vieja”, completou. Novais lembra que o terremoto, que destruiu Lisboa em 1775, tem relação direta com o Cumbre Vieja.
A região que vai das Ilhas Canárias à Islândia é formada por uma cadeia montanhosa dorsal atlântica, formada pelo encontro das placas tectônicas Africana e Sul-americana. Por conta disso, é uma região com muitos vulcões ativos. Veja no infográfico:
vulcão El Hierro 04 Conhecendo mais um pouco sobre este Vulcão El Hierro
A ilha triangular de El Hierro é a SW mais e menos estudado das Ilhas Canárias.
Após intenso terremoto enxames desde Julho de 2011, uma nova erupção submarina começou em outubro de 2011 com um respiradouro ca. 1 km ao sul de La Restinga largo da extremidade sul da ilha. A erupção, que poderia mesmo começar a construir uma nova ilha, está em curso no momento da atualização. Siga o página de notícias de El Hierro para os eventos mais recentes.
Plano de fundo:
O vulcão de escudo maciço El Hierro é truncado por uma grande escarpa voltados para NW formada como resultado do colapso gravitacional de vulcão El Golfo cerca de 130.000 anos atrás. Escarpa de 1500-m-alta com lados íngremes torres acima de uma plataforma de lava baixa na fronteira com 12 km de todo El Golfo Bay, e três outros depósitos de grande deslizamento Submarino ocorrem a SW e SE. Três fendas proeminentes orientados NW, NE e o Sul em ângulos de 120 graus formam cristas topográficas proeminentes.
A porção subaerial do vulcão consiste em quaternário deitado plana basáltico e trachybasaltic fluxos de lava e tufos nivelada por numerosos cones de escória jovem e lava fluxos. Fluxos e Holoceno cones são encontrados nos flancos exteriores e na depressão de El Golfo. El Hierro contém a maior concentração de jovens aberturas nas ilhas Canárias. Incerteza envolve o relatório de uma erupção histórica na 1793at Volcan0 de Lomo Negro. Fonte: Smithsonian GVP

El Hierro pode provocar tsunami no Brasil?

Em 28-06-2012
A actividade sísmica do vulcão El Hierro, nas ilhas Canárias, aumentou significativamente nos últimos dias. Se vier a entrar em erupção, há risco de provocar um grande tsunami.
Mais de 750 sismos registados em um periodo.
Em quatro dias a ilha cresceu 5 cm.
El Hierro volta a estar sob enorme pressão magmática. Autoridades definem para já alerta amarelo.