Vulcão nas ilhas Canárias poderia provocar tsunami no Atlântico
Falha em estrutura da ilha poderia provocar um deslocamento de terra para o mar, resultando em uma onda gigante. Veja infográfico
Imagem de satélite mostra o vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma
Em um periodo, o vulcão El Hierro pegou de surpresa moradores e turistas das ilhas Canárias. O vulcão submerso entrou em atividade e deve formar uma nova ilha ao arquipélago, ainda que não se saiba exatamente quando isso vai acontecer. No entanto, se El Hierro impressionou o mundo, o perigo está a 100 quilômetros de lá, no vulcão Cumbre Vieja, de acordo com cientistas.
Há uma falha geológica na estrutura da ilha de La Palma, onde fica o Cumbre Vieja e caso ele entre em erupção, parte da ilha poderia ceder, deslocando grandes quantidades de terra para o oceano e assim formando uma onda gigante, que poderia chegar até o Caribe, costa leste dos Estados Unidos e até no nordeste brasileiro ou para a costa de Espanha, Marrocos e Portugal.
De acordo com Alberto Brum Novais, geofísico da Universidade Federal da Bahia (UFBA), não é possível prever quando isto poderá acontecer, mas o fenômeno criaria ondas de 500 km de extensão e 30 metros de altura.
“A ocorrência do tsunami vai depender do nível de erupção da região da ilha de La Palma”, disse Novais, que ressalta que o vulcão vem sendo monitorado há muitos anos. “Também não dá para ter uma previsão se o El Hierro vai influenciar o Cumbre Vieja”, completou. Novais lembra que o terremoto, que destruiu Lisboa em 1775, tem relação direta com o Cumbre Vieja.
A região que vai das Ilhas Canárias à Islândia é formada por uma cadeia montanhosa dorsal atlântica, formada pelo encontro das placas tectônicas Africana e Sul-americana. Por conta disso, é uma região com muitos vulcões ativos. Veja no infográfico:
A ilha triangular de El Hierro é a SW mais e menos estudado das Ilhas Canárias.
Após intenso terremoto enxames desde Julho de 2011, uma nova erupção submarina começou em outubro de 2011 com um respiradouro ca. 1 km ao sul de La Restinga largo da extremidade sul da ilha. A erupção, que poderia mesmo começar a construir uma nova ilha, está em curso no momento da atualização. Siga o página de notícias de El Hierro para os eventos mais recentes.
Após intenso terremoto enxames desde Julho de 2011, uma nova erupção submarina começou em outubro de 2011 com um respiradouro ca. 1 km ao sul de La Restinga largo da extremidade sul da ilha. A erupção, que poderia mesmo começar a construir uma nova ilha, está em curso no momento da atualização. Siga o página de notícias de El Hierro para os eventos mais recentes.
Plano de fundo:
O vulcão de escudo maciço El Hierro é truncado por uma grande escarpa voltados para NW formada como resultado do colapso gravitacional de vulcão El Golfo cerca de 130.000 anos atrás. Escarpa de 1500-m-alta com lados íngremes torres acima de uma plataforma de lava baixa na fronteira com 12 km de todo El Golfo Bay, e três outros depósitos de grande deslizamento Submarino ocorrem a SW e SE. Três fendas proeminentes orientados NW, NE e o Sul em ângulos de 120 graus formam cristas topográficas proeminentes.
A porção subaerial do vulcão consiste em quaternário deitado plana basáltico e trachybasaltic fluxos de lava e tufos nivelada por numerosos cones de escória jovem e lava fluxos. Fluxos e Holoceno cones são encontrados nos flancos exteriores e na depressão de El Golfo. El Hierro contém a maior concentração de jovens aberturas nas ilhas Canárias. Incerteza envolve o relatório de uma erupção histórica na 1793at Volcan0 de Lomo Negro. Fonte: Smithsonian GVP
El Hierro pode provocar tsunami no Brasil?
Leia em : http://dalilabalekjian.wordpress.com/2012/07/07/el-hierro-pode-provocar-tsunami-no-brasil/
Em 28-06-2012
A actividade sísmica do vulcão El Hierro, nas ilhas Canárias, aumentou significativamente nos últimos dias. Se vier a entrar em erupção, há risco de provocar um grande tsunami.
Mais de 750 sismos registados em um periodo.
Em quatro dias a ilha cresceu 5 cm.
El Hierro volta a estar sob enorme pressão magmática. Autoridades definem para já alerta amarelo.