O desperdício de alimentos é um problema mundial que tem gerado muitos infortúnios.
Veja a seguir mais informações e dicas de como ajudar a evitar o desperdício.
O Brasil é um dos países que mais desperdiça alimentos. Pra vocês terem ideia por ano são jogados no lixo cerca de 26,3 toneladas de alimento.
Esse é um problema grave, não somente pelo grande número de pessoas que morre de fome todos os anos, mas também prejudica o ambiente, pois a decomposição dos alimentos jogados fora gera gás carbônico, tornando-se a terceira fonte emissora desse gás no mundo.
Além disso, para a produção agrícola usa-se 70% da água potável disponibilizada para uso humano, gerando também um grande desperdício deste importante recurso natural.
Este desperdício geralmente é causado por vários fatores, desde erros dos produtores durante a colheita, armazenamento e distribuição, a má
Basta vermos quantos alimentos são desperdiçados ao final de uma feira, em supermercados e até mesmo em nossa própria casa.
E isso não acontece somente no Brasil, mas também em países desenvolvidos como o Estados Unidos e países pobres.
No caso dos países pobres o problema acontece durante a produção, por falta de tecnologia, gerando dificuldade no armazenamento e transporte.
Já nos países desenvolvidos o problema é diretamente com o consumidor que como dissemos anteriormente compra mais do que necessita.
Ao desperdiçar alimentos, não estamos somente descartando-os, mas também outros recursos como água, terra, energia, força de trabalho e dinheiro.
Além disso, com o aumento da população mundial, outros problemas gerados pelo desperdício de alimentos surgem, como a devastação de florestas e áreas naturais, dando lugar a mais produções agrícolas e de pastagem, sem necessidade, provocando a perda dos recursos naturais e a morte de plantas e animais que ali viviam.
Em contrapartida cerca de 800 milhões de pessoas estão passando fome no mundo. Se a perda de alimentos fosse solucionada, os alimentos desperdiçados poderiam sanar a fome de todos.
Cada um deve fazer a sua parte e começar a resolver o problema em sua própria casa.
Para começar quando for fazer compras faça uma lista do que sua família realmente necessita, retirando itens supérfluos para evitar o desperdício. Faça aulas de culinária, assista vídeos na internet e procure receitas para aproveitar as sobras e cascas de legumes e frutas.
Guarde os alimentos em local refrigerado para que durem mais e fique atento à data de validade, consumindo-os no tempo estimado.
Alguns alimentos também podem ser congelados como carnes, pães e frutas, dessa forma duram mais tempo.
Outra dica é usar restos de alimento e cascas como adubo para pequenas hortas.
As produtoras de alimentos também deveriam investir mais em embalagens detalhistas, não só informando os consumidores sobre a data de validade dos alimentos, mas também onde armazená-los para um maior aproveitamento, quais alimentos podem ser congelados, entre outros, assim como proporcionar embalagens que ajudem a reduzir o desperdício, como resseláveis.
Falta também a valorização de alimentos danificados que devem ser vendidos, mas a um preço menor. Assim como criar programas de aproveitamento dos alimentos, transportando-os a pessoas necessitadas.
São atitudes simples, mas que podem resolver o problema e trazer benefícios para o mundo todo.