O supervulcão de YELLOWSTONE poderia ter magma suficiente para destruir a vida na Terra em questão de décadas, advertiram os pesquisadores.
-
Nova pesquisa mostra que a pressão sob Yellowstone poderia construir muito mais rápido do que se pensava anteriormente, e tal erupção poderia tornar a Terra inabitável.
A pesquisa apresentada pela Universidade Estadual do Arizona em uma reunião recente em Oregon vai contra descobertas anteriores, que pode levar milhares de anos para construir.
Os cientistas dizem que isso pode acontecer dentro de dezenas de anos após um estudo analisando cristais em rochas vulcânicas encontradas na área.
À medida que os cristais cresciam, eles estavam cada vez mais propensos a serem influenciados pelos arredores, como pressão, calor e teor de água.
A pesquisadora principal, Hannah Shamloo, da Arizona State University, disse ao New York Times: "É chocante o tempo necessário para que um sistema vulcânico fique quieto e sentado à beira de uma erupção".
Sua colega Chrissy Hill acrescentou: "Esperamos que haja processos que aconteçam ao longo de milhares de anos antes da erupção".
"Em vez disso, os bordos exteriores dos cristais revelaram um aumento claro na temperatura e uma alteração na composição que ocorreu em uma escala de tempo rápida. Isso poderia significar que a super erupção ocorreu apenas décadas após uma injeção de magma fresco sob o vulcão ".
Com ele, pesquisas que mostram que uma acumulação pode ocorrer facilmente dentro de toda a vida, os cientistas agora esperam que possam detectar outros sinais de alerta.
A Sra. Till acrescentou: "É uma coisa pensar sobre este lento acúmulo gradual - é outra coisa pensar sobre o seu móvel de 1000 quilômetros cúbicos de magma em uma década".
No entanto, eles declararam que as chances de uma erupção permanecem pequenas, mas haveria muito menos aviso se Yellowstone estivesse a soprar.
Recentemente, o vulcão em Wyoming, EUA, experimentou um enxame de terremoto quase recorde sob a superfície, provocando medos de que está prestes a explodir.
O vulcão geralmente pacífico já experimentou cerca de 2.750 tremores desde 12 de junho, o que pode indicar que está pronto para voltar à vida.
Este é o segundo enxame de terremotos mais ativos desde que os registros começaram.
Mas, o US Geological Survey (USGS) Mike Poland diz que o enxame provavelmente não terá que se preocupar, mas ajudará os especialistas a aprender mais sobre o poderoso supervolcano.
Ele disse à Newsweek: "Este é o tipo de trabalho que acontecerá nos próximos meses, enquanto reunimos todos os dados disponíveis e começamos a criar números".
O supervolcano de Yellowstone Caldera entrou em erupção há 70 mil anos.
Se o vulcão estivesse em erupção mataria aproximadamente 87.000 pessoas imediatamente e tornaria os dois terços dos EUA imediatamente inabitáveis.
A grande quantidade de cinzas na atmosfera bloquearia a luz solar e afetaria diretamente a vida sob ela criando um "inverno nuclear"
-