-
Duas semanas de nova varredura térmica nas antigas pirâmides do Egito identificaram anomalias nas estruturas funerárias de 4.500 anos, incluindo uma importante na maior pirâmide, anunciou recentemente o Ministério das Antiguidades.
-
O escaneamento mostrou "um particularmente impressionante (anomalia) localizado no lado leste da pirâmide Khufu no nível do solo", disse o ministério em um comunicado.
-
A maior das três pirâmides de Gizé é conhecida localmente como Khufu e internacionalmente como Cheops. O ministro das Antiguidades, Mamdouh el-Damaty, e os especialistas técnicos que trabalhavam no projeto, mostraram que a temperatura mais alta era detectada em três pedras adjacentes específicas no fundo da pirâmide, em uma apresentação em câmera térmica ao vivo para jornalistas.
-
A varredura térmica foi realizada em todos os momentos do dia, inclusive durante o nascer do sol, à medida que o sol aquece as estruturas do exterior e depois durante o pôr-do-sol, à medida que as pirâmides se esfriam. A velocidade das fases de aquecimento e resfriamento é usada para descobrir "hipóteses", como áreas vazias nas pirâmides, correntes de ar internas ou diferentes materiais de construção utilizados.
-
"A primeira linha das pedras da pirâmide é uniforme, depois chegamos aqui e descobrimos que há uma diferença na formação", disse el-Damaty, apontando para as três pedras mostrando temperaturas mais elevadas.
-
Ao inspecionar a área, el-Damaty disse que descobriram
"que há algo como uma pequena passagem no chão que você pode ver, levando ao terreno das pirâmides, atingindo uma área com uma temperatura diferente. O que estará por trás disso? "
Outras anomalias de calor foram detectadas na metade superior da pirâmide que os especialistas disseram precisaram ser investigados ainda mais.
-
El-Damaty convidou todos os egiptólogos, especialmente aqueles interessados na arquitetura egípcia antiga, a se juntarem à pesquisa e ajudar a criar idéias sobre o que poderia estar por trás das anomalias.
-
As pirâmides, localizadas nos arredores do Cairo, são uma das principais atracções turísticas do país. As pirâmides, que eram usadas como estruturas de enterro sagrado, foram construídas na quarta dinastia faraônica. A grande pirâmide é o mais antigo e único monumento sobrevivente das Sete Maravilhas da Antiga.
-
-