Ticker

6/recent/ticker-posts

Vulcão de Fogo Kilauea: Estamos enfrentando a reativação do Anel do Pacífico?

Vulcão de Fogo Kilauea
O vulcão de Fogo, na Guatemala, e o vulcão Kilauea, no Havaí, fazem parte do Anel de Fogo do Pacífico, uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica.

O Vulcão de Fogo da Guatemala concluiu após várias horas de atividade, naquela que foi sua erupção mais violenta. Pelo menos 99 pessoas morreram de acordo com os números divulgados na última quarta-feira pelo Instituto Nacional de Ciências Forenses (Inacif) e cerca de 200 continuam desaparecidos, embora os números finais permaneçam incertos.
-
O vulcão está localizado no Anel de Fogo do Pacífico, a área com a maior atividade sísmica do planeta. No total, abrange cerca de 40.000 quilômetros e concentra o maior número de vulcões do mundo. Vai da Nova Zelândia até a costa oeste da América do Sul, passa pela Ásia, Alasca, América do Norte e América Central. Inclui dez placas tectônicas: eurasiana, filipina, indo-australiana, norte-americana, cocos, caribenha, nazca, sul-americana, antártica e pacífica.
-
Inclui Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Honduras, Guatemala, México, Estados Unidos, Canadá, dobra-se ao nível das Ilhas Aleutas e desce a costa. ilhas da Rússia, Japão, Taiwan, Filipinas, Indonésia, Malásia, Timor Leste, Brunei, Singapura, Papua-Nova Guiné, Ilhas Salomão, Tonga, Samoa, Tuvalu e Nova Zelândia.
-
O leito do Oceano Pacífico repousa sobre várias placas tectônicas que estão em fricção permanente e, portanto, acumulam tensão. Quando essa tensão é liberada, causa terremotos nos países do cinturão. Além disso, a área concentra atividade vulcânica constante. Nesta área, as placas da crosta terrestre afundam em alta velocidade (vários centímetros por ano) e ao mesmo tempo acumulam enormes tensões que devem ser liberadas na forma de terremotos.
-
As pessoas correm maior risco no Chile, no Japão, na costa oeste dos Estados Unidos e em outras nações insulares, incluindo as Ilhas Salomão, na costa oeste da América do Norte e do Sul. Eles estão em risco porque estão em zonas de subducção que estão bloqueadas, portanto a energia tectônica deve ser liberada por grandes terremotos.
-
Os sismólogos ainda não podem prever quando ou onde ocorrerão os terremotos, ou quão grandes eles serão. Alguns pesquisadores argumentam que existem certas condições, como a fraturação hidráulica, quando perfuramos profundamente o mar para extrair recursos energéticos e causamos terremotos. Mas não há evidências científicas sólidas para apoiar isso.
-
Em seguida, um interessante vídeo da mão de nossos companheiros do Planeta Snakedos. Da Revista Ufo-Espanha, enviamos toda a nossa energia para o povo fraterno da Guatemala, desejando-lhes uma recuperação rápida para esta tragédia.