De acordo com um novo estudo científico citado pelo tablóide britânico The Daily Mirror, um novo vírus pode causar uma pandemia e, assim, surpreender os governos do mundo. O vírus pandêmico poderia causar a morte de 900 milhões de pessoas em nosso planeta.
-
Uma equipe de cientistas da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore (EUA) simularam a propagação de um novo patógeno que se espalha pela tosse e os resultados não pode ser mais preocupante: a perda de controle da epidemia e morte de até 10% população mundial.
O vírus, apelidado de Clade X, matou 150 milhões de pessoas nos dois primeiros anos da simulação.
-
Não há vacinas contra o novo patógeno
"Nós temos a capacidade de produzir vacinas contra novos agentes patogénicos em um intervalo de meses, não décadas, e nós não têm as capacidades globais de saúde que nos permitem identificar e controlar uma epidemia antes que se torne uma pandemia rapidamente", disse um dos especialistas, Eric Toner.
A simulação contou com o fato de que a epidemia não era mais perigosa do que uma doença real, como síndrome respiratória aguda grave (SARS). A SARS matou 10% das 8.000 pessoas infectadas em 2003, o que o próprio Toner descreveu como um resultado favorável para toda a humanidade.