Ticker

6/recent/ticker-posts

Coisas que você deve saber sobre o Eldorado - a lendária cidade do ouro

25 coisas que você deve saber sobre o Eldorado - a lendária cidade do ouro
A maioria de nós já deve ter ouvido o termo de El Dorado, ou a famosa Cidade Dourada, que existe em algum lugar da América do Sul.
-
Mas quanto sabemos sobre isso e o que exatamente é o El Dorado? É uma cidade? Um império? Um continente? Isso existe mesmo?
Para entendê-lo, devemos viajar no tempo para os tempos coloniais espanhóis.
imageO Rei costumava cobrir seu corpo com pó de ouro e, de sua jangada, oferecia tesouros à deusa Guatavita no meio do lago sagrado. Esta antiga tradição Muisca tornou-se a origem da lenda do El Dorado. Esta figura de jangada Muisca está em exibição no Museu do Ouro, Bogotá, Colômbia. Crédito de imagem: Wikimedia Commons. CC BY-SA 1.0
-
Neste artigo, resumi 25 dos detalhes mais interessantes que você deve saber sobre o El Dorado.
-
El Dorado em espanhol significa o Golden On. A lenda da cidade de El Dorado pode ser rastreada até um único homem inicialmente. E não uma cidade inteira como fomos levados a acreditar.
-

A referência mais antiga ao nome de El Dorado pode ser rastreada até o ano de 1500.
Originalmente, "El Dorado" era, na verdade, El Hombre Dorado, ou o Homem de Ouro - O Rei Dourado.
-
Este foi o termo usado pelos conquistadores espanhóis para descrever um suposto chefe tribal - A Yipa - pertencente ao povo Muisca na atual Colômbia.
-
Acredita-se que a civilização Muisca tenha sido tão avançada quanto as civilizações asteca, maia e inca.
-
A civilização muisca venerava o ouro, não por causa de seu valor, mas porque o ouro, ou a cor dourada, representava a energia da trindade de Chiminigagua, que constitui o poder criativo de tudo o que existe .
-
Chiminichagua foi o ser supremo criador do universo segundo a tradição Muisca.
Como um ritual de iniciação, este governante cobriu-se de pó de ouro e submergiu-se no lago Guatavita.
-
Nos territórios Muisca, existem muitos locais naturais considerados extremamente sagrados. Esses locais incluem lagos, rios, florestas e grandes rochas.
-
As pessoas se reuniram aqui para realizar rituais e sacrifícios principalmente com ouro e pedras preciosas. É por isso que muitas pessoas acreditam que essas formações naturais que pertenceram aos Muisca estão cheias de riquezas incalculáveis.
-
No entanto, e como provavelmente já vimos até agora, tudo muda com o tempo, assim como o mito por trás do El Dorado.
-
A lenda se transformou de um homem em uma cidade dourada, para um reino e, finalmente, para um Império Dourado que era tão rico que tudo estava coberto de ouro.
-
Depois que os conquistadores espanhóis chegaram ao continente americano, era um fato bem conhecido que os impérios da região, incluindo maias, incas, astecas, etc., tinham em sua posse grandes quantidades de ouro.
-

Assim sendo, quando alguém mencionou uma cidade feita de ouro - El Dorado - não foi tão difícil acreditar que era verdade, e que tal cidade poderia, de fato, ser real.
-
O mito El Dorado resultante atraiu exploradores e caçadores de tesouros europeus por mais de dois séculos.
-
Boatos, mitos, histórias e lendas alimentaram o interesse de exploradores e expedições arqueológicas.
-
Nos anos 1500, as pessoas se aventuraram em busca de uma cidade chamada Manoa, que era outro nome usado para se referir ao El Dorado. Esta cidade foi localizada nas margens de um lago lendário na América do Sul chamado Lake Parime.
-
Repetidas tentativas de descobrir o lago Parime não confirmaram sua existência até que foi finalmente rejeitado como um mito.
-
Duas das mais notáveis ​​expedições para procurar por Manoa, também conhecida como El Dorado, foram lideradas por Sir Walter Raleigh - escritor, poeta, soldado, político, cortesão, espião e explorador inglês.
-
Durante os séculos XVI e XVII, os europeus que ainda eram fascinados pelo Novo Mundo e suas possíveis riquezas acreditavam que não existiam uma, mas várias cidades há muito perdidas de riqueza imensa .
-

Outra notável expedição ocorreu entre 1531 e 1538, quando os conquistadores alemães Nikolaus Federmann e Georg von Speyer procuraram por El Dorado, explorando as planícies da Venezuela, planaltos colombianos, bacia do Orinoco e Llanos Orientales.
-
Como todas as outras expedições, nunca chegaram a El Dorado.
-
Em 1536, o conquistador espanhol Gonzalo Jimenez de Quesada e seu exército de 800 homens se desviaram de sua missão original e partiram em busca de El Dorado. Sua busca levou-os para o povo Muisca.
-
Em 1538, os tesouros do povo Muisca caíram nas mãos dos combatentes espanhóis.
Em 1540,  Gonzalo Pizarro , o meio-irmão mais novo de  Francisco Pizarro, recebeu a notícia de um imenso vale cheio de ouro e canela.
-
Milhares de pessoas procuraram este lugar lendário. Eventualmente, Gonzalo Pizarro desistiu da busca depois que muitos de seus exploradores morreram. Apesar disso, ele ordenou que Francisco de Orellana continuasse a busca.
-
Eventualmente, ele chegou ao Oceano Atlântico sem encontrar nem ouro nem canela. No entanto, a expedição de Francisco de Orellana foi creditada com a descoberta do rio Amazonas - em homenagem às mulheres guerreiras que os atacaram durante sua jornada.
-
Em 1560, os conquistadores bascos   Pedro de Ursúa e Lope de Aguirre viajaram pelos rios Marañón e Amazonas, em busca de El Dorado.
-
A busca por El Dorado resultou em vários mapas sendo impressos mostrando a suposta cidade. Isso fez com que a lenda ganhasse fama, piorando a situação.
-
As pessoas procuraram por El Dorado por quase quinhentos anos, e apesar de ninguém encontrar nenhuma evidência conclusiva de sua existência, aventureiros e exploradores continuaram procurando por El Dorado no Modern Times.
-
Crédito de imagem em destaque: Gonzalo Golpe - um conceito sobre a famosa cidade de ouro de El Dorado.
-
ancient-code