Ticker

6/recent/ticker-posts

NASA: Um enorme asteróide, aproximadamente duas vezes o tamanho de um Boeing 747, está vindo em direção à Terra.

Large Asteroid closing in on Earth; Shutterstock ID 120005749; PO: The Huffington Post; Job: The Huffington Post; Client: The Huffington Post; Other: The Huffington Post
Um enorme asteróide, aproximadamente duas vezes o tamanho de um Boeing 747, está vindo em direção à Terra.
-
O asteróide chamado "2016 NF23" passará perigosamente perto da Terra (pouco menos de 5 milhões de quilômetros ou o equivalente a 13 vezes a distância entre a Terra e a Lua) em 29 de agosto.
-
A grande rocha espacial viaja a mais de 32.000 quilômetros por hora e a NASA a considera um objeto "potencialmente perigoso" devido à sua proximidade.
-
Segundo a agência espacial norte-americana, o asteróide 2016 NF23 tem uma largura entre 70 e 160 metros.
-
Isso significa que o objeto espacial tem um comprimento maior que a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, que mede 139 metros de altura.
image
Conforme relatado pelo jornal britânico Daily Mail, a NASA acompanha este e outros objetos perto da Terra (em inglês NEO, Near Earth Object) para rastrear possíveis ameaças do espaço.
-
Esta rocha espacial particular é classificada dentro do grupo "Atenas", nomeado para o asteróide "Atens 1862", por causa de sua órbita de aproximação à Terra e suas dimensões.
-
Um diagrama do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA mostra como sua órbita cruza a Terra, com o asteróide se aproximando de nosso planeta nos dias anteriores a 29 de agosto, quando atinge o ponto mais próximo.
-
Naquela época, será em 0,03 unidades astronômicas (AU), ou cerca de 5 milhões de quilômetros. Asteróide 2016 NF23 foi classificado como um "objeto potencialmente perigoso", ou seja, aqueles que atingem uma distância mínima de menos de 0,05 UA da Terra.
image
Preocupações de todos
-
Alguns especialistas acreditam que um asteroide como o 2016 NF23 poderia causar milhões de mortes se atingisse a Terra. Estudos recentes descobriram que os asteróides podem causar muito mais morte e destruição se atingirem o solo ou explodirem no céu, em vez de caírem no mar e causarem um tsunami.
image
Uma das possibilidades que poderiam ocorrer se a NF23 2016 atingisse a Terra seria que o vento gerado causaria o chamado "efeito de impacto mais crítico".
-
O vento causado por uma grande rocha espacial pode causar sérios danos traumáticos em seres humanos e derrubar edifícios.
-
Então temos a onda de choque que ocorre quando um asteróide explode no ar ou atinge o solo. A sobrepressão também pode causar "a explosão de órgãos internos".
-
A radiação térmica também é um dos efeitos negativos a serem levados em consideração. Se um asteróide cai em algum lugar do nosso planeta, isso causaria uma grande bola de fogo.
-
Os efeitos disso são provavelmente devastadores para qualquer pessoa próxima à zona de impacto.
image
Um impacto com um asteróide provavelmente causaria um terremoto. E, claro, se o asteróide cair no oceano, inevitavelmente desencadeará um grande tsunami.
-
Milhares ou milhões de pessoas morreriam se o enorme tsunami fosse criado perto de uma costa densamente povoada.
-
Como podemos ver, se o asteróide NF23 2016 tiver um impacto muito delicado em nosso planeta frágil, a última preocupação será os terremotos que estão sacudindo o anel de fogo do Pacífico nos últimos dias.
-
Mas na NASA eles são otimistas, o asteróide 2016 NF23 passará perto da Terra sem perigo de impacto.
-
Segnidalcielo