Os rebanhos de cervos, alces e renas da América do Norte estão sendo afetados pela chamada doença dos cervos zumbis, um distúrbio que gradualmente destrói o sistema nervoso dos animais.
.
O 'CWD' é um distúrbio que afeta o sistema nervoso de veados, alces e veados, e manifestou em uma magreza extrema, movimentos erráticos e perda do medo dos humanos.
.
Identificada pela primeira vez em um cervo do Colorado, Estados Unidos, no final dos anos 1960, a chamada doença devastadora crônica se espalhou para outras áreas, registrando-se em 251 municípios de 24 estados do país.
.
Recentemente, duas províncias do Canadá registraram casos em veados, alces e wapiti, e de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o vírus também surgiu na Finlândia, Coréia do Sul e Noruega.
.
A doença crônica debilitante ainda não foi apresentada em seres humanos, mas recentemente vários especialistas manifestaram sua preocupação, já que é provável que nos próximos anos a doença seja documentada em pessoas devido ao consumo de carne contaminada.
.
Michael Osterholm, um perito na Universidade de Minnesota, acredita que o vírus é transmitido através de proteínas chamadas "priões" em fluidos corporais, tais como fezes, saliva, sangue ou urina.
"É provável que os casos humanos associados com o consumo de carne contaminada são documentados nos próximos anos", explica Michael Osterholm, diretor do Centro de Pesquisas de Doenças Infecciosas e Prevenção da Universidade de Minnesota. "É possível que o número de casos humanos seja substancial e não eventos isolados".
Osterholm é um dos especialistas que investigaram a doença da vaca louca e sua transmissão para humanos, descoberta em 1996. Esse especialista comparou a doença crônica debilitante com o fenômeno da doença da vaca louca.
.
De acordo com o The New York Post, os sintomas podem levar até um ano para aparecer e não há vacina contra a doença de deers. Já em 2018, um par de macacos alimentados com carne infectada desenvolveu a doença.
.
Embora, até o momento, não haja evidências sólidas de ocorrência em pessoas, os resultados de estudos experimentais sugerem que pode haver um risco de infecção e alertam sobre a importância da prevenção da exposição humana à doença. O que você acha? Deixe seu comentário abaixo.
ufo-espain