Ticker

6/recent/ticker-posts

NASA adverte: asteróide monstruoso pode atingir a Terra no domingo

No próximo domingo, uma monstruosa rocha espacial passará muito perto da Terra. Apelidado como asteróide 2019 JB1, é muito maior que a Grande Pirâmide de Gizé ou a Estátua da Liberdade.

Descoberto pela primeira vez no início do mês, o 2019 JB1 foi classificado como um objeto próximo da Terra (NEO). Esses objetos são corpos celestes, como asteróides ou cometas, que foram empurrados pela atração gravitacional dos planetas em direção à Terra.

.

Embora se saiba que muitos NEOs passam perto da Terra frequentemente sem qualquer perigo, este pode não ser o caso do asteróide 2019 JB1. Depois de estudar sua trajetória, velocidade e proximidade com nosso planeta, os especialistas do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA determinaram que a rocha espacial itinerante se aproximaria perigosamente de nosso planeta.

.

Segundo o portal da NASA CNEOS, estima-se que o asteróide tenha medido entre 170 e 390 metros de diâmetro. Em comparação, seria maior que a Grande Pirâmide de Gizé e quatro vezes mais alta que a Estátua da Liberdade.

.

Mas os especialistas do JPL dizem que, embora a impressionante escala do asteroide possa ser aterrorizante, não há motivo para se alarmar.

O encontro íntimo com a Terra será perfeitamente seguro, pois nos separarão alguns milhões de quilômetros.

.

O asteróide deverá passar sem causar danos ao nosso planeta na noite de 19 de maio a uma incrível velocidade de mais de 93.744 km / h.

.

Em sua aproximação mais próxima, a rocha espacial passará a uma distância de 6,4 milhões de quilômetros de distância. Isso significa que, no momento de sua aproximação mais próxima, o asteróide passará além da superfície do nosso planeta para um pouco menos de 17 vezes a distância até a lua.

.

Mas também devemos lembrar que, se pode parecer uma grande distância para os padrões terrestres, 6,4 milhões de quilômetros são realmente próximos em termos cósmicos. Então, e se houver uma mudança em sua direção? Estaremos prontos? Assista ao vídeo abaixo e deixe seu comentário abaixo.