Ticker

6/recent/ticker-posts

A verdadeira origem do Halloween (vídeo)



Samhain: a verdadeira origem do Halloween

Todos os anos, 31 de outubro se torna a noite mais aterradora do ano, o Halloween , que dá lugar ao Dia de Todos os Santos , quando os parentes falecidos são lembrados.

Este dia é a cristianização de um feriado pagão muito mais antigo, realizado na Idade Média com a intenção de incluir o povo, então relutante em deixar seus costumes, na nova religião cristã.

Assim, embora tenha mudado ao longo dos anos e novos elementos tenham sido adicionados, sua origem remonta ao Samhain, uma festa celebrada pelos celtas, uma cidade que chegou à Europa entre 1.200 900 aC e se espalhou por quase toda a cidade. continente entre os séculos V e VI aC, especialmente na Espanha, Reino Unido e Irlanda.

Os antigos povos celtas, no final de outubro, costumavam celebrar uma grande festa para comemorar "o fim da colheita" , batizada com a palavra gaélica de Samhain. Significa, etimologicamente, "o fim do verão" .

Esse feriado representava a época do ano em que os antigos celtas armazenavam provisões para o inverno e sacrificavam animais. O tempo de colheita estava acabando e, a partir de então, os dias seriam mais curtos e as noites, mais longas.

Os celtas acreditavam que nesta noite de Samhain (hoje noite de Halloween), os espíritos dos mortos retornavam para visitar o mundo dos mortais. Acenderam grandes fogueiras para espantar os maus espíritos. Foi a festa da noite de boas-vindas ao Ano Novo.


O costume era deixar comida e doces fora de suas casas e acender velas para ajudar as almas dos mortos a encontrar o caminho para a luz e descansar ao lado do deus do Sol, nas Terras do Verão.

A noite de Samhain agora se tornou noite de Halloween. Um exemplo disso é a antiga tradição de deixar comida para os mortos, hoje representada em crianças que, disfarçadas, vão de casa em casa, pedindo doces, com a frase 'doces ou travessuras' (doces ou travessuras).

Aparentemente, os celtas estavam coletando comida pelas casas para oferecer aos seus deuses. Rituais para aqueles que preparavam um grande nabo oco com brasas em brasa, representando o espírito que eles acreditavam que os capacitava.

Naquela noite mágica de rituais, na noite de Samhain, a porta se abriu para o além, e os vivos e os mortos tiveram a oportunidade de se comunicar.

Após a romanização dos povos celtas - com alguma exceção, como é o caso na Irlanda - e, embora a religião dos druidas tenha desaparecido; O primitivo 'Samhain' conseguiu sobreviver preservando muito de seu espírito e alguns de seus ritos.

Assim, a tradição será coletada e difundida pelas cidades da Europa medieval, especialmente as de origem celta, que tradicionalmente esvaziam nabos e por dentro colocam carvão em chamas para iluminar o caminho de volta ao mundo dos vivos para seus parentes. queridos mortos, acolhendo-os, enquanto se protegem dos espíritos malignos.

Com o surgimento da nova religião - o cristianismo - o feriado pagão foi mais tarde cristianizado como o dia de todos os santos (a tradução para o inglês é "All Hallow's Eve" , daí a expressão atual de "Hallowe" in ' ).