Ticker

6/recent/ticker-posts

Alerta para um iminente “grande terremoto” na Califórnia (vídeo)

A qualquer momento, um #terremoto de magnitude 8 ou superior pode abalar a Califórnia, causando uma #catástrofe inimaginável.

Os cientistas acreditam que o "Big One" é iminente, embora não tenham certeza de onde ou quando ocorrerá. Então, quando os pesquisadores detectaram uma atividade sísmica estranha ao longo de uma falha grave da Califórnia nesta semana, surgiu uma pergunta: "o Grande" está se aproximando?

Na semana passada, os cientistas publicaram um estudo alertando que a falha de Garlock, que atravessa o deserto de Mojave, está se movendo pela primeira vez desde que existem registros.

A falha é capaz de produzir um terremoto de magnitude 8, embora atualmente esteja se movendo em um ritmo lento e contínuo, um processo conhecido como "fluência".

O motivo dessa mudança repentina foi a desestabilização causada pelos terremotos na cidade californiana de Ridgecrest, em julho passado. Esses terremotos, um terremoto de magnitude 6,4 em 4 de julho, seguido por um terremoto de magnitude 7,1 no dia seguinte, se originaram ao longo de duas outras falhas próximas.
"Sabemos que as falhas se comunicam", disse Richard Allen, diretor do Laboratório de Sismologia da Universidade da Califórnia, Berkeley, ao Business Insider."Os dois terremotos de Ridgecrest foram terremotos bastante grandes e estão muito próximos da falha de Garlock, portanto a mudança que eles causaram nos campos de estresse obviamente teria um impacto".

Os pesquisadores foram capazes de detectar o deslizamento de terra ao longo da falha de Garlock usando imagens de satélite, que podem detectar movimentos da Terra a partir do espaço.
"Os satélites são sensíveis o suficiente para medir as menores quantidades de deformação no solo", disse Zachary Ross, principal autor do novo estudo. "Se o caminho do radar for um pouco diferente, podemos dizer".

Ainda assim, Ross disse que sua equipe ficou surpresa com os resultados, sendo a primeira vez que eles veem algo assim. Os terremotos e a fluência ocorrem quando as placas tectônicas deslizam lateralmente uma na outra ao longo de uma falha.

A diferença é que a fluência é lenta o suficiente para não causar tremores. Em alguns casos, isso pode fazer com que a Terra fique inchada, o que pode danificar edifícios e infraestrutura, mas Allen disse que isso ainda é melhor para um terremoto.

A fluência é relativamente comum entre as falhas da Califórnia, incluindo a falha de San Andreas, que os cientistas apontaram como a origem do #BigOne.

Em muitos casos, a fluência reduz a tensão nas linhas de falha. "É absolutamente possível que possa desencadear um terremoto iminente", afirmou Ross.

A #Califórnia passou por um pequeno período de atividade sísmica nas últimas semanas e, curiosamente, coincidiu com o 30º aniversário do terremoto de magnitude 6,9 ​​Loma Prieta, que causou danos à ponte da baía de São Francisco.

No entanto, nem todos os cientistas concordam com o novo estudo. Wendy Bohon, geóloga do consórcio da universidade de sismologia da IRIS, disse que esses recentes terremotos "não são algo para se preocupar muito".
"É sempre incomum ter dois terremotos de magnitude 4,5 em uma semana na Califórnia", disse Allen. "Mas o efeito da mudança de estresse causada por esses dois terremotos é mínimo."
Felizmente, porém, existem muitos cientistas que, em vez de se concentrarem em terremotos isolados ou em atividades sísmicas menores, concordam que é melhor supor que o Big One possa chegar a qualquer momento para ser preparado.

Porque devemos lembrar que o grande terremoto causaria o verdadeiro apocalipse na Terra. O que você acha? Você está pronto para o Big One?
ufoespanha