Ticker

6/recent/ticker-posts

Inteligência artificial se torna um "intruso" da vida humana

A inteligência artificial está cada vez mais se posicionando na vida das pessoas e alcançando um ponto praticamente irreversível, motivo pelo qual alguns especialistas a consideram um "intruso" na vida humana.

O Instituto AI Now da Universidade de Nova York é uma organização que analisa todos os impactos que a inteligência artificial poderia ter em nossa sociedade.

Agora, um novo estudo revelou que essa tecnologia começou a excluir preocupante certas minorias e grupos que não têm acesso a ela.

As empresas estão se concentrando totalmente na criação de sistemas capazes de tomar decisões importantes baseadas exclusivamente em Inteligência Artificial em áreas especiais, como medicina, educação ou justiça.

Portanto, eles garantem que os “preconceitos” que essas empresas têm possam ser usados ​​contra aqueles que não têm capacidade para obter tecnologia atualizada.

Impacto negativo na sociedade

Mas não se trata apenas da discriminação de minorias; A inteligência artificial chegou a um ponto em que os dispositivos de reconhecimento facial são necessários para acessar determinadas aplicações ou informações, que devem ser públicas.

É por isso que o Instituto AI Now está por trás do abuso desse tipo de tecnologia, pois pode gerar complicações extremamente graves, algumas que já estão presentes.

Até agora, o relatório completo descreve 12 recomendações que devem ser levadas em consideração para impedir que a Inteligência Artificial se torne um intruso na vida humana.

Um dos exemplos mencionados no relatório é a possibilidade de que, em um futuro não tão distante, as expressões faciais sejam escaneadas pela Inteligência Artificial e usadas para localizar pessoas.

Chegando a ser usado, inclusive, em avaliações de personalidades ou emoções. Dessa forma, eles poderiam ser usados ​​em entrevistas de emprego ou compradores de lojas para ler as emoções geradas por um determinado artigo ou anúncio.

Outra crítica que é feita é a "moral e ética" das pessoas que desenvolvem essa tecnologia, podendo agregar seus preconceitos à Inteligência Artificial, criando sérios desastres sociais.
Um ditado sábio menciona que "tudo em excesso é ruim".

A inteligência artificial tem sido muito útil para a humanidade, ajudando a resolver situações que no passado não podiam.

No entanto, sabemos que a própria perfeição de uma máquina não lhes permite tomar decisões com bom senso.Que consequências isso poderia ter para a humanidade? Você poderia nos jogar contra?

O que você acha deste relatório? Convidamos você a ler o documento para que possa ter sua própria percepção e deixar sua conclusão na caixa de comentários.