Ticker

6/recent/ticker-posts

Alerta da OMS: “O Covid-19 é agora o inimigo número 1 do mundo” (Vídeo)

A OMS declarou o estado de emergência internacional em saúde, acrescentando algumas declarações duras: "O Covid-19 - antes do coronavírus - é o inimigo número um" .

Enquanto muitos se perguntavam por que a Organização Mundial da Saúde não declarou os Estados de Emergência Internacional em Saúde, a maioria não esperava essas declarações chocantes.

As mortes pela epidemia de Covid-19 (coronavírus) são mais de 1.000, confirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS) na terça-feira.

Centenas de especialistas em saúde se reuniram em sua sede em Genebra para ajudar a impedir a propagação da doença, agora conhecida oficialmente como Covid-19.

Vimos o número de mortes por coronavírus aumentar dramaticamente diariamente e, finalmente, estamos enfrentando uma epidemia que coloca a humanidade sob controle.
"A partir das 6 horas da manhã, horário de Genebra, nesta manhã, 42.708 casos confirmados foram registrados na China e, tragicamente, já ultrapassamos 1.000 mortes", disse Fadela Chaib, porta-voz da OMS.
“Para ser preciso, existem 1.017 pessoas na China que perderam a vida por causa desse surto. Fora da China, temos 393 casos em 24 países com uma morte; a única morte é nas Filipinas. ”
Como as infecções continuam a aumentar, desde que o novo surto de Covid-19 foi declarado no centro da China em 31 de dezembro, Chaib disse que isso se deve provavelmente a uma "combinação" de melhores medidas de detecção e detecção.
"Ele está vendo mais casos porque estamos detectando mais casos e também porque é um acúmulo de casos que agora estão sendo testados em laboratórios", explicou.
O desenvolvimento ocorre quando cerca de 300 cientistas, agências de saúde pública, ministérios da saúde e financiadores de pesquisas se reuniram para uma reunião de dois dias na OMS para compartilhar as informações mais recentes sobre o vírus e decidir sobre a melhor maneira de lidar com ele.

Atualmente, não há vacina para protegê-lo e não existem terapias comprovadas para tratar pessoas infectadas com Covid-19.

Isso foi dito pelo diretor-geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, às pessoas reunidas na sede da OMS para o Fórum de Pesquisa e Inovação no novo Covid-19.
"Ainda há muita coisa que não sabemos ... Precisamos do seu conhecimento coletivo, visão e experiência para responder às perguntas às quais não temos respostas e identificar as perguntas que nem percebemos que precisamos fazer. ”
Um dos resultados esperados da reunião é um roteiro acordado para a pesquisa em torno da qual pesquisadores e doadores podem se alinhar.

Um imperativo fundamental era compartilhar amostras e seqüências de coronavírus, disse Tedros, antes de insistir em que "para superar esse surto, precisamos de uma troca aberta e eqüitativa, de acordo com os princípios de eqüidade e eqüidade".

Ele disse aos repórteres que pode levar 18 meses até que a primeira vacina esteja disponível ", então temos que fazer tudo hoje, usando as armas disponíveis".

Ele pediu aos Estados-Membros que fossem "o mais agressivos possível" e considerassem o vírus "público inimigo número um" em termos de saúde pública.

Ele afirma que "o coronavírus é o inimigo público número um da humanidade, mesmo acima do terrorismo".

Após o surto de Ebola na África Ocidental, a agência de saúde da ONU elaborou uma estratégia para desenvolver medicamentos e vacinas antes de futuras epidemias e acelerar as atividades de pesquisa e desenvolvimento durante surtos.

De acordo com este protocolo, uma equipe do “Plano de P&D” da OMS começou a trabalhar no início de janeiro deste ano, para coordenar e facilitar o intercâmbio de informações sobre os elementos de pesquisa da resposta, explicou Tedros.

O que você acha dessas declarações? Estamos enfrentando a epidemia mais radical de todos os tempos? Isso poderia ser pior do que a peste negra?

Obviamente, as declarações da OMS sobre o Covid-19 não são animadoras ... Vamos ver o que acontece nos próximos dias e semanas.