Ticker

6/recent/ticker-posts

A Wicca é uma religião neopagã, ligada à bruxaria e outras regiões antigas.


A Wicca é uma religião neopagã, ligada à bruxaria e outras regiões antigas. Foi desenvolvido na Inglaterra em meados do século XX, apresentado ao público em 1954 por Geral Gadner, um funcionário público britânico aposentado que alegou ter descoberto uma religião pagã.

A wicca, a masculinidade e a feminilidade, são precedentes etimológicos da vigília, em inglês.

Em 1951, a última legislação de bruxaria existente na Grã-Bretanha foi abolida.Quando essa lei perdeu sua validade, algumas pessoas foram conhecidas como feiticeiros e bruxas, que disseram ter sido escondidas da luz pública.

Um deles foi o ocultista Geral Gardner (1884-1964), membro de grupos esotéricos como a Maçonaria, a Ordem dos Druidas ou a Irmandade Rosa de Croton.

Principal difusor da Wicca, ele alegou que havia uma corrente de adoração pagã ao Deus com chifres, que eles continuavam com seu clã ou círculo, onde comiam, bebiam, dançavam e davam livre rumo à sexualidade entre os membros.


A Wicca é a religião do Deus da fertilidade e da Deusa Mãe da Terra, juntamente com as correntes que a conceberam: oculto esotérico, hermético, rosacruz, maçônico, teópico, druídico, mágico e pagão.


É uma religiosidade que também responde à necessidade de um retorno à natureza e à temporalidade marcada pelos ciclos astronômicos, à identidade das raízes lendárias e ao localismo da Terra.

Após meio século de existência wiccana, a diversidade é tal que foi necessário estabelecer uma grande tradição gardneriana, porém existem outras linhagens ou denominações.


Para alguns seguidores da Wicca, os deuses são reais; para outros, não; portanto, a Wicca é uma religiosidade politeísta ou duoteísta, ou mesmo monoteísta, para outros panteístas ou simplesmente psico-mágica e esoterista.

A Wicca tornou-se muito fragmentada desde a sua criação, e dificilmente podemos encontrar elementos entre si mais de duas regras: siga seu próprio desejo, mas sem causar danos a ninguém e à Lei de três ou retorno que diz: toda ação mágica, boa ou ruim, comprometida , retornará sobre quem o fez aumentar em três, no corpo, na alma e no espírito.


Outra série de aspectos morais da Wicca é encontrada nos quatro pares de virtudes: alegria, reverência, honra, humildade, força, beleza e compaixão.

Possui três graus: Aprendiz, Iniciado e Sacerdote. A rodada anual de comemorações abrange as festividades do ano lunar, do ano solar e dos treze esbats, dos oito sabbats, equinócios, solstícios e festivais agrários.


O pentagrama é um elemento fundamental dessa religião, é o círculo mágico protetor, a Wicca acredita na reencarnação, para alguns ocorre em diferentes espécies animais e para outros entre os seres humanos, estes últimos pensam que uma vez uma bruxa, sempre uma bruxa.


Não se sabe quantos seguidores da Wicca existem.