Ticker

6/recent/ticker-posts

Quase 100 terremotos no Yellowstone em 24 horas: cataclismo iminente?


Um enxame de 91 terremotos sacudiu a região do Parque Nacional de Yellowstone em apenas 24 horas na quinta-feira, 17 de setembro, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Os terremotos atingiram o Lago Yellowstone sudoeste, entre o Lago Heart e o Polegar Oeste. Embora a área seja uma das regiões mais sismicamente ativas nos EUA, o enxame sísmico tem sido excepcionalmente grande em número e magnitude.

"Yellowstone teve enxames que incluem centenas de terremotos em um dia", disse Michael Poland, cientista-chefe do Observatório do Vulcão de Yellowstone, ao McClatchy News local.

"Por exemplo, houve um enxame de 3 meses que ocorreu em junho-setembro de 2017, com 2.400 terremotos localizados e um máximo (magnitude) de 4,4."

“O recente aglomerado de terremotos não excedeu a magnitude 3,0. O maior terremoto foi registrado em uma magnitude de 2,8, enquanto o mais fraco foi medido em uma magnitude de 0,1 ″.

"É quando os terremotos atingem magnitudes entre 2,5 e 5,4 que a atividade é geralmente sentida, com danos menores resultantes."

Os especialistas querem minimizar o estranho fenômeno, garantindo que os 91 terremotos coincidam com os "falsos" tremores causados ​​por um caminhão "vibroseis" que passou por Old Faithful, West Thumb, Canyon Village e Lake Butte como parte de um experimento realizado pela Universidade de Utah e da Universidade do Novo México.

“Esses caminhões são veículos gigantes, que podem pesar até 31 mil quilos, que fazem vibrar as placas de aço no solo, enviando energia de baixa frequência por ele”.

"Eles estão ajudando a criar imagens da parte superior da câmara magmática de Yellowstone , ou que as pessoas temam que o 'supervulcão' adormecido exploda sem aviso, com a ajuda de centenas de sismômetros temporários localizados em todo o parque", continuou ele explicando a Polônia.

Por sua vez, o Programa de Riscos Vulcânicos do USGS também quis tranquilizar a população, declarando que não há sinais de erupção iminente. Além do mais, ele disse em 1º de setembro que o nível de alerta é "normal".

“Felizmente, o vulcão não sabe que ano é. E ainda mais feliz, a câmara de magma de Yellowstone é praticamente sólida! ”O USGS tuitou na sexta-feira.

Mas não contentes com isso, os sismólogos consideram o recente enxame de terremotos uma boa notícia.

"Então, os 91 terremotos foram terremotos reais e aconteceram durante um experimento sintético, o que é muito legal porque significa que o enxame natural foi 'visto' por centenas de sismômetros temporários", concluiu Polônia.

Os perigos de Yellowstone

Parece que os sismólogos não estão levando a sério o perigo real do supervulcão Yellowstone.

Bem, vamos lembrá-lo do que aconteceria no caso de uma super erupção , por exemplo, um evento que é 1000 vezes mais poderoso do que uma erupção vulcânica normal.

Os próprios fluxos de lava estariam contidos em um raio relativamente pequeno dentro do parque, digamos, cerca de 40 milhas. Na verdade, apenas cerca de um terço do material alcançaria a atmosfera.

O principal dano viria das cinzas vulcânicas, uma combinação de rocha estilhaçada e vidro, que seria lançada a quilômetros de altura e se espalharia pelos Estados Unidos.

Uma supererupção poderia enterrar as Montanhas Rochosas do norte em um metro de cinzas, devastando grandes áreas de Wyoming, Idaho, Colorado, Montana e Utah.

Essa quantidade de cinza vulcânica seria capaz de matar pessoas, plantas e animais, além de destruir edifícios.

Mesmo alguns centímetros de cinza podem destruir fazendas, bloquear estradas, causar problemas respiratórios graves, bloquear o sistema de esgoto e até mesmo causar falha do transformador.

Mas isso não afetaria apenas a América do Norte.

Essa grande erupção vulcânica também teria efeitos importantes no clima global. Vulcões podem emitir aerossóis de enxofre que refletem a luz solar de volta para a atmosfera e resfriam o clima.

Essas partículas têm vida curta na atmosfera, então o efeito é apenas temporário, mas ainda pode ser catastrófico. Quando o vulcão Pinatubo nas Filipinas entrou em erupção em 1991, ele resfriou o planeta em torno de 1 ° C por alguns anos.

A erupção do estratovulcão em 1815 resfriou o planeta o suficiente para danificar as plantações em todo o mundo, causando fome generalizada.

E essas foram erupções relativamente pequenas em comparação com o que Yellowstone poderia causar. O enxame sísmico é um sinal de um cataclismo iminente?

VÍDEO:https://youtu.be/PD4CEl4TOvI