Ticker

6/recent/ticker-posts

As 70 Semanas de Daniel


A Profecia das 70 semanas é referida no Capítulo 9 do livro bíblico de Daniel, um dos livros do Antigo Testamento. 

O entendimento do texto bíblico não é partilhado da mesma forma em todas as denominações das religiões cristãs e judaicas.


Num contexto geral a profecia aponta para o ano do aparecimento do Messias (batismo de Jesus em 29 d.C.), da sua morte (33 d.C) e do fim da exclusividade aos judeus como sendo "o povo de Deus", ou "o povo que detém a verdade" dando início à pregação do Evangelho aos gentios (ocorrido em 34 d.C, data marcada também pela morte de Estevão por apedrejamento).

Mas há os que dizem que esta passagem biblica dá a seqüência cronológica de Deus para restaurar Israel e derrubar os poderes dos Gentios. 

A ocasião desta profecia das 70 semanas foi a oração de Daniel suplicando que Deus tivesse misericórdia de Israel (vv. 3-20).

A visão das 70 semanas é a resposta de Deus (vv. 21-23). 

Nesta visão, Deus revela a Daniel a programação temporal e os eventos que levarão ao estabelecimento do reino messiânico de Israel (judeus que crêem em Jesus).

O propósito é  cumprir as promessas de Deus e as alianças e profecias de Deus . 

O termo hebraico  usado para semanas ("shebuah") significa simplesmente “grupos de sete.” 

O contexto é que tem que determinar se é uma semana de dias ou de anos. Por causa das seguintes razões, nós sabemos que o termo se refere a semanas de anos (isto é, cada semana é um grupo de sete anos).

As semanas que já têm sido cumpridas demonstram que estas são semanas de anos ao invés de semanas de dias.

Daniel 9:25 diz que haveriam 69 semanas desde a reconstrução do Templo de Jerusalém até a vinda do Messias, há alguma leve discordância sobre exatamente quando este período começa e termina, mas nós sabemos que houve menos de 500 anos entre a ordem para reconstruir Jerusalém e a vinda de Cristo.

As 69 semanas de anos seriam 483 anos, assim, nós vemos que a parte da profecia que já tem sido cumprida exige que nós interpretemos as semanas como sendo semanas de anos. 

É razoável acreditar que a 70a semana será também uma semana de anos, isto é um período sete anos.

Na verdade esta profecia revela o futuro de Israel, alguns estudiosos dizem que se não entendermos bem a profecia das SETENTA SEMANAS, tampouco entenderemos o Sermão profético de Mateus.24, e nem o livro de Apocalipse, uma vez que exata profecia abrange esses dois e que o livro de Apocalipse (Capitulos.6 a 22) é apenas uma aplicação da profecia preditiva das Setentas Semanas de Daniel.

Em outras palavras: Deus deu a Daniel um quadro geral dos eventos futuros relacionados com Israel; e a João, no Apocalipse, Deus deu detalhes desses eventos.

No capitulo 9 do livro de Daniel, o próprio inicia dizendo que entendeu pelos livros que o numero de anos, de que o Senhor falou ao profeta Jeremias, em que acabariam as assolações de Jerusalém seriam 70 anos, então nota-se que Daniel se refere a uma outra profecia de um outro profeta (Jeremias). e o mesmo diz após este texto que orou ao Senhor , e o buscou com coração, rogos e jejuns e com panos de saco e cinzas.

Daniel levantou este clamor, por que o mesmo via o sofrimento do povo de Israel, e sabia como o povo havia pecado contra Deus, e o Senhor se compadecendo do seu servo, enviou Gabriel, como resposta as suas orações, explicando a Daniel o significado deste sofrimento e tempo determinado para o fim do mesmo.



http://pt.scribd.com/doc/97704211/Profecias-As-70-Semanas-de-Daniel