Ticker

6/recent/ticker-posts

Busque a Deus com o coração é a mente!



Busque a Deus com o coração e a mente

O verdadeiro cristianismo incentiva o uso tanto do coração quanto da mente no processo de edificação da fé que agrada a Deus.
PROVA disso é que o fundador do cristianismo, Jesus Cristo, ensinou que devemos amar a Deus de ‘toda a mente’, ou intelecto, além de amá-lo também de ‘todo o coração’ e de ‘toda a alma’. (Mateus 22:37) Nossas faculdades mentais devem desempenhar um papel-chave na adoração.

Ao convidar seus ouvintes a raciocinar sobre seus ensinamentos, Jesus muitas vezes lhes perguntava: ‘O que acham?’ (Mateus 17:25; 18:12; 21:28; 22:42) De maneira similar, o apóstolo Pedro escreveu a seus irmãos na fé com o objetivo de ‘acordar suas claras faculdades de pensar’. (2 Pedro 3:1) 

O apóstolo Paulo, o missionário cristão mais viajado do primeiro século, exortou os cristãos a usar a “faculdade de raciocínio” e a ‘provar a si mesmos a boa, e aceitável, e perfeita vontade de Deus’. (Romanos 12:1, 2) Essa análise cabal e minuciosa de suas crenças é o único meio de o cristão edificar a fé de um modo que agrade a Deus e que lhe dê condições de enfrentar as dificuldades da vida. — Hebreus 11:1, 6.

Para ajudar outros a ter esse tipo de fé, os evangelizadores cristãos do primeiro século ‘raciocinavam com eles à base das Escrituras, explicando e provando com referências’ as coisas ensinadas. (Atos 17:1-3) 

O fato de aqueles cristãos apresentarem a mensagem usando o raciocínio e a lógica levou pessoas sinceras a reagir de maneira bastante favorável. Por exemplo, diversas pessoas na cidade macedônia de Beréia ‘receberam a palavra [de Deus] com o maior anelo mental, examinando cuidadosamente as Escrituras, cada dia, quanto a se estas coisas [explicadas por Paulo e pelos que o acompanhavam] eram assim’. (Atos 17:11) Há duas coisas dignas de nota nessa passagem. 

Primeiro, os bereanos anelavam,ou ansiavam, ouvir a Palavra de Deus; segundo, não presumiam cegamente que o que tinham ouvido estava certo, mas buscavam a comprovação nas Escrituras. O missionário cristão Lucas elogiou respeitosamente os bereanos por isso, chamando-os de pessoas ‘de mentalidade nobre’. Você tem essa mesma mentalidade ao analisar assuntos espirituais?