Ticker

6/recent/ticker-posts

MILAGRES DA PARTE DE DEUS AINDA OCORREM?

Deus tem nome 2

Que dizer dos milagres no cristianismo?

Muitos dos que defendem o cristianismo estão divididos em suas opiniões. Alguns aceitam como fatos os relatos bíblicos sobre os milagres realizados por Jesus ou pelos servos de Deus(YHWH) dos tempos pré-cristãos. No entanto, muitos concordam com o Reformador protestante Martinho Lutero. Sobre ele, The Encyclopedia of Religion diz: “Tanto Lutero como Calvino escreveram que a era dos milagres findou e, por isso, as pessoas não deviam mais esperar que eles ocorressem.” 

A Igreja Católica sustentou sua crença em milagres “sem tentar explicar como eles aconteceram”, diz essa obra de referência. Contudo, “a comunidade protestante acadêmica chegou à conclusão de que a prática do cristianismo era, principalmente, uma questão de moralidade, e que nem Deus(YHWH) nem o mundo espiritual se comunicavam ou influenciavam de forma significativa o dia-a-dia do ser humano”.

Outros professos cristãos, incluindo alguns clérigos, duvidam que os milagres mencionados na Bíblia tenham sido reais. Por exemplo, tome o caso do espinheiro ardente, mencionado na Bíblia em Êxodo 3:1-5. O livro What the Bible Really Says (O Que a Bíblia Realmente Diz) explica que vários teólogos alemães não acham que o relato seja de um milagre literal. Em vez disso, eles o interpretam como “um símbolo da luta interior de Moisés contra sentimentos de remorso e intensa dor de consciência”. O livro ainda diz: “As chamas também podem ser vistas como sendo flores que desabrocham repentinamente diante da luz da presença divina, comparada ao Sol.”

Talvez essa explicação não o satisfaça. Então, em que deveria acreditar? Será que é realístico acreditar que os milagres realmente aconteceram? E que dizer dos milagres atuais? Visto que não podemos perguntar aos anjos, a quem podemos perguntar?

O conceito da Bíblia

Ninguém pode negar que a Bíblia relata que, no passado, Deus (YHWH) realizou atos humanamente impossíveis. Lemos sobre ele: “Passaste a tirar teu povo Israel da terra do Egito, com sinais e com milagres, e com mão forte e com braço estendido, e com coisa muito espantosa.” ( Jeremias 32:21) Imagine, a nação mais poderosa daquele tempo foi humilhada por meio de dez pragas enviadas por Deus (YHWH), o que incluiu a morte do primogênito da nação. Realmente, foram milagres! — Êxodo, capítulos 7 a 14.

Séculos mais tarde, os escritores dos quatro evangelhos descreveram cerca de 35 milagres realizados por Jesus. De fato, tais narrativas sugerem que ele tenha realizado muito mais milagres do que os que foram mencionados. São esses relatos fatos ou ficção?# — Mateus 9:35; Lucas 9:11.

Se a Bíblia é o que ela afirma ser — a Palavra de Deus(YHWH) — então você tem um forte motivo para acreditar nos milagres registrados nela. A Bíblia é clara ao mencionar que no passado ocorreram milagres — curas, ressurreições e coisas assim. Mas ela também é clara em dizer que esses milagres não ocorrem mais.

POR QUE ALGUNS MILAGRES NÃO OCORREM MAIS

A Bíblia menciona diversos tipos de milagres. (Êxodo 7:19-21; 1 Reis 17:1-7;  18:22-38; 2 Reis 5:1-14; Mateus 8:24-27; Lucas 17:11-19; João 2:1-11; 9:1-7) Muitos desses milagres serviram para identificar Jesus como o Messias e provar que ele tinha o apoio de Deus. Os primeiros seguidores de Jesus mostraram dons milagrosos, como falar em línguas e discernir expressões inspiradas. (Atos 2:5-12; 1 Coríntios 12:28-31) No início da congregação cristã, esses dons milagrosos foram úteis. Em que sentido?

Acontece que existiam poucas cópias das Escrituras. Geralmente, apenas os ricos possuíam rolos ou livros. Em terras pagãs não havia nenhum conhecimento sobre a Bíblia ou seu Autor, Deus. O ensino cristão era transmitido oralmente. O objetivo dos dons milagrosos era mostrar que Deus estava usando a congregação cristã.

A PALAVRA “milagre” tem o sentido adicional de “feito ou ocorrência extraordinária ou incomum”. Todos nós já vimos esse tipo de milagre, que não envolve a intervenção de Deus.

Os humanos, por terem obtido cada vez mais conhecimento das leis físicas da natureza, conseguiram realizar o que anteriormente era considerado impossível. Por exemplo, cem anos atrás a maioria das pessoas provavelmente achava impossível o que agora os computadores, a televisão, a tecnologia espacial e desenvolvimentos similares tornaram comuns.

Reconhecendo que têm apenas um conhecimento parcial das maravilhas científicas das criações de Deus, alguns cientistas admitem que não podem mais afirmar com certeza que algo seja impossível. Quando muito, estão dispostos a dizer que algo seja improvável. Deixam assim o caminho aberto para futuros “milagres”.

O corpo humano é uma criação maravilhosa

Mesmo se usarmos apenas o sentido básico de “milagre”, referindo-se assim a acontecimentos “atribuídos a causa sobrenatural”, podemos dizer que cada um de nós já viu milagres. Por exemplo, notamos o Sol, a Lua e as estrelas — todos produto de uma “causa sobrenatural”, o próprio Criador. Além disso, quem pode explicar em detalhes como funciona o nosso corpo e cérebro ou como se desenvolve o embrião humano? O livro The Body Machine (A Máquina do Corpo) destaca: “O organismo humano, controlado e coordenado pelo sistema nervoso central, é um aparelho sensorial sofisticado, um mecanismo auto-ajustável, um computador que se reproduz — uma criação maravilhosa e, em muitos sentidos, misteriosa.” Quando Deus criou “o organismo humano”, na verdade realizou um milagre, que continua a nos maravilhar. Há também outros tipos de milagres que você já viu, embora talvez nem tenha se dado conta disso.

Pode um livro ser um milagre?

Nenhum livro tem tanta circulação como a Bíblia. Consegue ver nisso um milagre? Podemos atribuir sua existência a uma “causa sobrenatural”? É verdade que a Bíblia é um livro escrito por humanos, mas eles declararam que expressaram os pensamentos de Deus, não os seus próprios. (2 Samuel 23:1, 2; 2 Pedro 1:20, 21) Pense nisso. Foram cerca de 40 pessoas, que viveram num período de 1.600 anos, e que tinham formações diferentes, tais como pastores, militares, pescadores, funcionários públicos, médicos, sacerdotes e reis. No entanto, foram capazes de transmitir uma mensagem unificada de esperança confiável e exata.

Com base num estudo cuidadoso,os que aceitão“não como a palavra de homens, mas, pelo que verazmente é, como a palavra de Deus”, conforme o apóstolo Paulo escreveu. (1 Tessalonicenses 2:13) No decorrer dos anos, suas publicações têm explicado como aparentes contradições na Bíblia podem ser harmonizadas com sua mensagem geral. Essa harmonia interna é por si só prova da autoria divina.*

Nenhum outro livro sofreu tantas tentativas de destruição como a Bíblia. No entanto, ela ainda existe e, pelo menos em parte, em mais de 2 mil idiomas. Sua preservação física como livro e a preservação da integridade de seu texto mostram a intervenção de Deus. Realmente, a Bíblia é um milagre!

Um milagre que ‘é vivo e exerce poder’

Os milagres do passado — curas e ressurreições — não ocorrem mais. Mas temos motivos para confiar que no iminente novo mundo de Deus, esses milagres ocorrerão de novo, dessa vez em escala global. Esses milagres trarão alívio permanente e estarão além de nossa capacidade atual de compreensão.
 
A Bíblia, que sobreviveu milagrosamente até os nossos dias, mesmo hoje pode realizar o que é equivalente a milagres, por motivar pessoas a mudar sua personalidade para melhor. (Veja um exemplo no quadro “O poder da Palavra de Deus”.) Hebreus 4:12 declara: “A palavra de Deus é viva e exerce poder, e é mais afiada do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e da sua medula, e é capaz de discernir os pensamentos e as intenções do coração.” Sim, a Bíblia tem sido útil em transformar a vida de mais de 6 milhões de pessoas em todo o globo, dando-lhes um objetivo na vida e oferecendo-lhes uma maravilhosa esperança para o futuro.

Por que não deixa a Bíblia realizar um milagre em sua vida?

Mas Paulo explicou que esses dons cessariam quando não fossem mais necessários. “Quer haja dons de profetizar, serão eliminados; quer haja línguas, cessarão; quer haja conhecimento, será eliminado. Pois temos conhecimento parcial e profetizamos parcialmente; mas, quando chegar o que é completo, será eliminado o que é parcial.” — 1 Coríntios 13:8-10.

Hoje, as pessoas têm acesso a várias traduções da Bíblia, bem como a concordâncias e enciclopédias. Mais de 6 milhões de cristãos habilitados estão ajudando outros a obter conhecimento de Deus baseado na Bíblia. De modo que os milagres não são mais necessários para confirmar que Jesus Cristo é o Libertador designado de Deus ou para fornecer provas de que Deus(YHWH) está apoiando os seus servos.

Fonte: Net Pesq.
Arranjo: Jhero