Ticker

6/recent/ticker-posts

DEUS APROVA A CURA PELA FÉ?

curas pela fe

VIMOS hoje coisas estranhas! Sim, os observadores ficaram impressionados. Um homem gravemente paralítico fora curado diante dos olhos deles. Aquele que curou o homem lhe dissera: “Levanta-te, apanha a tua pequena cama e vai para casa.” E o homem fez exatamente isso! Não era mais paralítico. Não é de admirar que os presentes ‘começassem a glorificar a Deus’! (Lucas 5:18-26) Estava bem claro que esta cura, realizada por Jesus Cristo há quase 2.000 anos, tinha a aprovação de Deus.

Que dizer de hoje? É a cura milagrosa ainda uma boa opção para os que não conseguem obter cura através da medicina? Jesus realizou curas milagrosas. Hoje, os que dizem curar pela fé afirmam imitá-lo. Como devemos encarar as afirmações deles?

A cura pela fé é definida como “método de tratar doenças por oração e exercício de fé em Deus”. A Encyclopædia Britannica afirma: “A história da cura pela fé no cristianismo começou com os espantosos ministérios pessoais de Jesus e dos apóstolos.” Sim, Jesus realizou notáveis curas. Será que os que hoje pretendem curar pela fé realizam milagres iguais aos dele?

Fé - É um Requisito?

Segundo Black’s Bible Dictionary (Dicionário Bíblico de Black), Jesus “especificou [a fé] como pré-requisito para seus milagres de cura”. Mas era este o caso? Exigia Jesus que a pessoa doente tivesse fé antes de curá-la? A resposta é não. A fé era necessária da parte de quem curava, mas não necessariamente da parte do doente. Em certa ocasião, os discípulos de Jesus não conseguiram curar um menino epiléptico. Jesus curou o menino e depois disse aos discípulos o motivo de eles não terem conseguido curá-lo. “Ele lhes disse: ‘Por terdes pouca fé.’” — Mateus 17:14-20.

Segundo Mateus 8:16, 17, Jesus “curou a todos os que passavam mal”. É verdade que estas pessoas tinham certa medida de crença em Jesus, a qual as fazia chegar-se a ele. (Mateus 8:13; 9:22, 29) Na maioria dos casos, elas tinham de chegar e pedir, antes de ele as curar. Todavia, não se exigia nenhuma confissão de fé para se realizar o milagre. Em certa ocasião, Jesus curou um homem aleijado, que nem mesmo sabia quem Jesus era. (João 5:5-9, 13) Na noite em que foi preso, Jesus restabeleceu a orelha decepada do servo do sumo sacerdote, embora este homem fosse um do grupo dos inimigos de Jesus que vieram prendê-lo. (Lucas 22:50, 51) Deveras, ocasionalmente, Jesus ressuscitou até mesmo os mortos! — Lucas 8:54, 55; João 11:43, 44.

Como podia Jesus realizar tais milagres? Por confiar no espírito santo, ou força ativa, de Deus. Isto é o que realizava a cura, não a fé do doente. Ao ler os relatos nos Evangelhos, notará também que as curas feitas por Jesus eram realizadas com um mínimo de cerimônia. Não havia exibicionismo, nem aproveitamento das emoções. Além disso, não importava qual era a doença, Jesus nunca fracassou. Sempre era bem-sucedido, e nunca cobrou uma taxa. — Mateus 15:30, 31.

São as Atuais Curas Como as de Jesus?

A doença é um problema terrível, e quando sobrevém, naturalmente procuramos alívio. No entanto, que dizer quando vivemos num lugar onde “as pessoas, principalmente as de baixa renda, são tratadas pelos profissionais da saúde como coisas e não como seres humanos”? Esta é a situação observada por um médico em certo país latino-americano. E o que se dá quando moramos num lugar, como naquele país, onde ‘apenas 40 por cento dos médicos têm condições de exercer a profissão’?

Não é de admirar que muitos, não vendo outra saída, achem que pelo menos vale a pena tentar a cura pela fé. No entanto, as alegadas curas feitas pelos que curam pela fé são controversiais. Por exemplo, calculadamente 70.000 assistiram a uma reunião em São Paulo, no Brasil, onde dois homens que alegavam fazer curas ‘pisotearam centenas de óculos de fiéis, jogados ali pela assistência, prometendo a seus donos crédulos o restabelecimento da visão’. Um dos que faziam curas admitiu honestamente numa entrevista: “Não posso dizer que todos aqueles doentes pelos quais oramos ficam curados. Depende da fé das pessoas. Se uma pessoa crê, recebe cura.” Lançou a culpa pelo fracasso da cura sobre a falta de fé dos doentes. Lembre-se, porém, de que, conforme já vimos, Jesus lançou a culpa pelo fracasso da cura sobre a falta de fé daquele que pretendia fazer a cura! — Marcos 9:37-42.

Outro prometeu curar câncer e paralisia. O que aconteceu? Segundo a revista Veja, “a promessa, evidentemente, não foi cumprida”. E veja como o homem se comportava: “Durante quase duas horas [aquele que fazia curas] entreteve o auditório com sermões, preces, gritos, cantoria — até mesmo socos, aplicados com a finalidade de expulsar demônios alojados nos corpos dos fiéis. Ao final, atirou a gravata e o lenço para a platéia em transe e fez correr o prato para recolher ‘contribuições voluntárias’.” Jesus e seus apóstolos nunca pediram dinheiro pelas curas milagrosas, e nunca fizeram de tais curas um espetáculo.

Portanto, é evidente que aqueles que hoje dizem curar pela fé não fazem o que Jesus fez. E é difícil imaginar Deus aprovar aquilo que eles estão fazendo. Então, será que ele aprova hoje quaisquer curas milagrosas? Ou há um modo em que nossa fé pode ajudar-nos quando nós ou nossos entes queridos adoecemos?

Arranjo: Jhero