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O fim do mundo - deve temê-lo? saiba!


POUCO antes do fim de seu ministério terrestre, certos discípulos de Jesus lhe perguntaram: “Que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” — Mat. 24:3, Almeida, rev. e corrigida.

Refere-se o “fim do mundo” à destruição ardente da terra e da humanidade? Muitos crêem que sim. Acham que é possível encontrar base para tal conceito nas palavras do apóstolo Pedro: “Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há, se queimarão.” — 2 Ped. 3:10, Al.
Indicam realmente estes textos que o planeta Terra, algum dia, chegará a um fim ardente? Achará esclarecedor o conceito da Bíblia sobre este assunto.

A respeito de quão longa será a existência da terra, lemos no Salmo 104:5: “Ele [Deus] fundou a terra sobre os seus lugares estabelecidos; não será abalada, por tempo indefinido ou para todo o sempre.” (Compare com Salmo 78:69; 119:90.) Segundo as Escrituras, a terra, com humanos para habitá-la, permanecerá para sempre. — Isa. 45:18.

Em vista disso, que querem dizer as Escrituras com o fim do mundo? Será útil considerar como os tradutores da Bíblia, dos tempos modernos, verteram esta expressão. Alguns exemplos são: “o fim da era” (Today’s English Version), “a consumação dos tempos” (A Bíblia de Jerusalém), “a conclusão da era” (Rotherham), “a terminação do sistema de coisas” (Tradução do Novo Mundo). O que realmente chega ao fim é uma “era” ou “sistema de coisas” (Grego, aion, de onde obtemos a palavra portuguesa éon), e não a terra literal e seus habitantes.

Também é revelador que em Mateus 24:3 os tradutores modernos tenham substituído “fim” por palavras tais como “consumação”, “conclusão”, “terminação”. A terminação duma era, usualmente, não é um evento súbito. 

Antes, pode estender-se por bom tempo e fundir-se com o início duma nova era. Jesus declarou que “a terminação do sistema de coisas” seria identificável por meio dum “sinal” composto de muitas modalidades. (Mat. 24:3) Entre elas, haveria notáveis guerras, escassez de víveres, terremotos, epidemias, e “aumento do que é contra a lei”. (Mat. 24:7-12) Por isso, segundo Jesus, o fim do mundo é a conclusão ou parte final da presente era da história humana. Tal ensino não contradiz a garantia bíblica de que a terra habitada permanecerá para sempre.

Mas, que dizer da declaração de Pedro de que “os céus passarão com grande estrondo, . . . e a terra, e as obras que nela há, se queimarão”? (2 Ped. 3:10, Al) É preciso entender as palavras de Pedro no contexto da Bíblia como um todo. Considere, por exemplo, como “terra” e “céus” são usados no livro de Isaías:

“Escute a terra e aquilo que a enche, o solo produtivo e todo o seu produto. Porque Jeová tem indignação contra todas as nações e furor contra todo o seu exército. Ele terá de devotá-las à destruição; terá de entregá-las ao abate. E todos os do exército dos céus terão de apodrecer. E os céus terão de ser enrolados, como o rolo dum livro. . . . Pois a minha espada certamente ficará encharcada nos céus.” — Isa. 34:1, 2, 4, 5.

Evidentemente, “terra”, neste texto, não se refere ao planeta mas às pessoas que podem ‘escutar’. E notou que uma espada de execução ficaria encharcada com sangue “nos céus”? Visto que a Bíblia declara que pessoas de carne e sangue não vivem no céu, este termo também tem de ser símbolo de algo no domínio humano. (1 Cor. 15:50) Em seu comentário sobre Isaías 34:4, o perito bíblico Albert Barnes fornece informações esclarecedoras: “Os corpos celestes amiúde representam reis e príncipes. O sentido é que deveria haver grande destruição; que os príncipes e nobres que se opunham a Deus e a seu povo seriam destruídos.” — Compare com Isaías 14:12-14; Revelação 22:16.

Quando Pedro escreveu sobre os céus e terra passarem, queria dizer o atual sistema de regentes políticos humanos e seus súditos. A Bíblia prediz que o reino de Deus “esmiuçará e porá termo a todos estes reinos”. (Dan. 2:44) Mas a terra sobreviverá e continuará a ser povoada.

O que seguirá à presente era de regência humana? Pedro escreve: “Mas, há novos céus e uma nova terra que aguardamos segundo a sua promessa, e nestes há de morar a justiça.” (2 Ped. 3:13) A “promessa” a que o apóstolo se refere encontra-se em Isaías 65:17, onde lemos: “Pois eis que crio novos céus e uma nova terra.” O que isso significa?

Tenha presente o que se diz acima sobre o uso, feito pela Bíblia, dos céus e da terra quais símbolos. Inicialmente, esta profecia em Isaías lidava com o retorno de Israel do exílio em Babilônia. Ao chegarem à sua terra natal, tornaram-se “nova terra”, ou nova sociedade que habitava a Terra Prometida. Regia sobre eles “novos céus”, a saber, a governança de Zorobabel (descendente do Rei Davi), auxiliado pelo Sumo Sacerdote Josué. — Ageu 1:1, 14.

Não obstante, o fato que Pedro disse que os cristãos ‘aguardavam novos céus e uma nova terra’ aponta para um cumprimento futuro. Os “novos céus” são o governo celeste do Reino de Deus. Seus obedientes súditos terrestres constituirão a “nova terra”. O apóstolo João descreve as bênçãos desse arranjo, da seguinte maneira:

“E eu vi um novo céu e uma nova terra; pois o céu anterior e a terra anterior [os atuais governos terrestres e seus seguidores] tinham passado, e o mar já não é. Com isso ouvi uma voz alta do trono dizer: ‘Eis que a tenda de Deus está com a humanidade, e ele residirá com eles e eles serão os seus povos. E o próprio Deus estará com eles. E enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor. As coisas anteriores já passaram.’ E o que estava sentado no trono disse: ‘Eis que faço novas todas as coisas.’” — Rev. 21:1, 3-5.

O fim do mundo é o período transicional da atual era de iniqüidade e sofrimento para a deleitosa nova ordem descrita pelo apóstolo João. As pessoas vivas hoje viram as guerras, escassez de víveres, terremotos, anarquia e outras modalidades do sinal que assinalam o término da presente era. (Mat. 24:7-14) 

Ao invés de nos causar medo, o ensino bíblico a respeito do fim do mundo deve ser uma fonte de alegria. Jesus admoestou os que vissem o sinal predito:

 “Quando estas coisas principiarem a ocorrer, erguei-vos e levantai as vossas cabeças, porque o vosso livramento está-se aproximando.” — Luc. 21:28.

Fonte: Estudo e pesquisa



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