Ticker

6/recent/ticker-posts

TESTE ULTRAPASSADO AJUDA A AUMENTAR CASOS DE TUBERCULOSE

Raio X
Um método ultrapassado, o raio X, que é usado por mais de 100 anos para diagnosticar a tuberculose, pode levar a Inglaterra a sofrer uma epidemia da doença. 

O alerta é dos especialistas que participaram esta semana de uma conferência na capital londrina.

Segundo o Jornal The Times, de 50 mil casos de tuberculose registrados por ano, na década de 50, os números caíram para 5 mil nos anos 80. Mas no ano passado, os números voltaram a subir e ultrapassaram 9 mil. 

Cerca de 400 a 500 pessoas por ano morreram por causa da doença contagiosa. Para este ano, ainda não foi divulgado o índice, mas as autoridades de saúde acreditam que a doença está avançando.

Segundo os hospitais e postos de saúde, a Inglaterra tem o maior índice da doença na Europa Ocidental. Cerca de 70% dos pacientes detectados com tuberculose são imigrantes. 

A atual lei de imigração exige que pessoas vindas de países com áreas de alto risco se submetam ao teste de raio-X nos pulmões, antes de entrarem no Reino Unido.

Países, como os Estados Unidos, conseguiram baixar para níveis recordes a tuberculose porque usam um teste sanguíneo mais apurado que identifica a doença mesmo em estado latente quando o paciente ainda não apresenta os sintomas.

Segundo os conferencistas, os casos latentes podem ser facilmente tratados com antibióticos.“Se detectarmos esses casos, eliminaríamos os riscos de proliferação da doença no Reino Unido”, explica o professor Peter Daves, do Hospital do Coração e do Tórax.

Os especialistas, que participaram do encontro, sugerem que pessoas vindas da Índia e do Saara na África, onde os índices de tuberculose são altos, deveriam se submeter ao exame de sangue nos postos de saúde da Inglaterra. Segundo o médico, as pessoas que vivem nas ruas, e os viciados em drogas também deveriam passar pelo teste.

Fonte: IAnotícia