Ticker

6/recent/ticker-posts

LIVRE-SE DO PODER DOS ESPÍRITOS INÍQUOS

Almas
Uma vez que espíritos iníquos obtiveram o controle ou a influência sobre alguém, não é fácil livrar-se deles. Mas, com a ajuda de Jeová Deus, isto pode ser feito e tem sido feito por milhares de pessoas. Um exemplo animador é o da moça, no Brasil, que veio a estar sob influência de espíritos e prescrevia curas para as pessoas. (Veja o parágrafo 22.) Anos mais tarde, enquanto adormecida, certa noite, sentiu alguma força puxá-la da cama. Embora ainda adormecida, saiu e chegou-se a um rego cheio de água. Aí tropeçou e acordou. Esta experiência perturbou-a muito e fez com que quisesse livrar-se do controle dos espíritos invisíveis, com quem vinha lidando. O que fez então?
Seu primeiro passo foi orar a Deus, a fim de que a livrasse. Na manhã seguinte, alguém bateu na sua porta. Ela ouviu “vozes” espíritas dizer-lhe que não abrisse a porta, que “o Diabo estava à espera dela”. Mas, com grande esforço, abriu a porta. O visitante não era o Diabo, mas um jovem que lhe apresentou um exemplar duma revista bíblica, A Sentinela. Nela publicava-se um artigo sobre a influência dos espíritos iníquos. A moça tinha certeza de que devia ter sido a resposta à sua oração sincera.
Começou a estudar a Bíblia e a aplicá-la por fazer mudanças na sua vida, não só aprendendo, mas também fazendo a vontade de Deus. Aos poucos, passou a livrar-se do controle demoníaco. Quão feliz ficou ao sentir pessoalmente a grande lição ensinada por Jesus: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” — João 8:32.
Algo similar aconteceu com a viúva em Lisboa, já mencionada.
Quando sua comunicação com espíritos invisíveis passou a causar-lhe grandes dificuldades e até mesmo terror, ela foi pouco depois contatada por Testemunhas de Jeová e passou a estudar a Bíblia com elas. Aprendeu o que a Bíblia diz sobre a verdadeira condição dos mortos, a esperança da ressurreição e as gloriosas boas novas do reino de Deus. Quando se deu conta de que ela, igual a muitos outros, em todas as partes da terra, fora enganada pelos demônios, depositou fé no Espírito Todo-poderoso, Jeová Deus, e cortou todo o contato com tais espíritos enganosos.
Sim, muitíssimas pessoas, em toda a terra, tiveram seus olhos abertos à verdade sobre o mundo espiritual. Mas, nem todos os casos são tão extremos como os mencionados. Milhões de pessoas, que não são médiuns espíritas e que não afirmam pessoalmente ter alguma vez ouvido “vozes” de espíritos invisíveis, não obstante, ainda assim têm necessidade de se desviar “da escuridão para a luz e da autoridade de Satanás para Deus”. (Atos 26:18) Por quê? Porque se preocupam profundamente, na vida diária, com coisas tais como presságios, “mau olhado”, tabus, feitiços protetores e ritos relacionados com a adoração de espíritos, em vez de com o verdadeiro Deus, o todo-poderoso Criador do céu e da terra.
Igual a uma teia de aranha, que prende e segura uma mosca ou outra criatura que entra nela, assim há também uma teia de tradições e ritos familiares e tribais, que segura muitos nas garras do medo. Estes têm medo de que, se não observarem todas essas tradições, não recebam a ajuda de antepassados falecidos ou sejam prejudicados por outros espíritos invisíveis. Temem não ser bem sucedidos em ter filhos ou que seus filhos morram, ou que seu gado adoeça e morra, que seus sítios não produzam ou que seus negócios não vão para a frente.
Apenas a verdade da Palavra de Deus pode libertá-los. Por aprenderem o que a Palavra dele diz, podem chegar a reconhecer que há espíritos invisíveis que cooperam com médiuns espíritas e feiticeiros, mas que o poder deles não é nada em comparação com o poder do verdadeiro Deus. Os que chegam a reconhecer que a ajuda de Deus é de muitíssimo maior valor do que a ajuda de qualquer outra fonte, dão-se conta de que nenhum dano que qualquer médium espírita, feiticeiro ou espírito invisível possa ameaçar causar a eles seria tão prejudicial como a perda do favor e da bênção da única Fonte da vida. — Mateus 10:28.
Portanto, o conhecimento do verdadeiro Deus e de seus propósitos é o primeiro passo para se livrar de tal escravização. Pelo estudo da Palavra de Deus, ficamos sabendo da verdadeira condição dos mortos, de que estão dormindo na morte, inconscientes e incapazes de expressar amor ou ódio, ou de prestar ajuda ou causar dano. Chegamos também a compreender a identidade dos que realmente habitam no mundo espiritual, e que muitos filhos espirituais de Deus se rebelaram. Mas, por que permitiu Deus que tais espíritos rebeldes continuassem até agora?
Isto se dá porque essa rebelião foi um desafio a Jeová Deus. Satanás e seus demônios não questionam a onipotência de Deus, porque sabem que é muito mais poderoso do que eles e tem o poder de destruí-los. Lemos na Bíblia, em Tiago 2:19: “Crês tu que há um só Deus? Fazes muito bem. Contudo, os demônios crêem e estremecem.” Estremecem porque sabem que Jeová declarou seu propósito de destruí-los. Quando Jesus Cristo, atuando como representante de Deus, estava para livrar certas pessoas da influência dos demônios, estes clamaram, perguntando se viera para ‘destruí-los antes do tempo’. (Mateus 8:29; Marcos 1:24) De modo que os filhos espirituais, rebeldes, sabem que não podem desafiar com bom êxito o poder do Deus Todo-poderoso.
O que Satanás fez foi desafiar a legitimidade do domínio de Deus sobre todas as Suas criaturas. As palavras dele a Eva mostram que tenta induzir as pessoas a crer que Deus realmente não é Pai amoroso, que atua nos melhores interesses de suas criaturas. O fato de o primeiro casal humano se ter juntado a esta rebelião também suscitou outra questão. Essa era se todas as outras criaturas de Deus poderiam ser induzidas a se desviar Dele e confiar em outro. Podemos ver isso no caso de Jó, servo de Deus. Satanás afirmou que Jó serviria a Jeová Deus apenas se as coisas fossem bem com ele, mas que, se Jó tivesse de sofrer dificuldades ou padecimentos, então deixaria de ter fé em Deus e se desviaria Dele. — Jó 1:7-12; 2:4, 5.
Responder a este desafio e resolver tais questões de modo claro e além de dúvida exigiria tempo. Assim, embora o primeiro casal humano se tivesse mostrado rebelde, Jeová Deus permitiu que vivessem por um tempo e tivessem filhos. (Gênesis 3:14-19) Permitiu que Satanás e seus demônios tentassem provar o lado deles, na grande controvérsia, e deixou que os homens fossem provados quanto a se têm fé no Deus Altíssimo ou, por motivos egoístas, se desviam dele. É verdade que já se passaram cerca de 6.000 anos desde que o primeiro desafio foi lançado no Éden. Mas a Bíblia nos diz que, para o Deus Eterno, ‘mil anos são como um só dia’. (2 Pedro 3:8) De modo que estes seis mil anos são para ele como apenas seis dias. A Palavra de Deus mostra que o tempo se está esgotando e que Satanás tem agora “grande ira, sabendo que ele tem um curto período de tempo” restando até que Deus aja para acabar com a rebelião. — Salmo 90:2, 4; Revelação 12:12.
ATUE AGORA COM PLENA FÉ
Em vista da paciência, da longanimidade e da misericórdia de Deus, cada um de nós recebe agora a oportunidade de mostrar a nossa posição e em quem confiamos. Se você quiser livrar-se da escravização aos espíritos invisíveis e da teia de tradições e ritos, que escravizam as pessoas, não hesite em buscar agora a ajuda de Jeová, “Deus misericordioso e clemente, . . . e abundante em benevolência e em verdade”. (Êxodo 34:6) O mensageiro de Deus, Jesus Cristo, ensinou seus seguidores a orar: “Livra-nos do iníquo.” (Mateus 6:13) Pode confiar em que Jeová ouve as orações que vêm dum coração puro. “Os olhos de Jeová estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos às súplicas deles.” — 1 Pedro 3:12; Provérbios 15:29.
Sendo você sincero, apoiará também o seu pedido a Deus por agir em harmonia com esta solicitação. O que significa isso quanto às tradições e aos ritos relacionados com o espiritismo? O inspirado apóstolo Paulo escreveu: “Não quero que vos torneis parceiros dos demônios . . . não podeis estar participando da ‘mesa de Jeová’ e da mesa de demônios.” (1 Coríntios 10:20, 21) Temos de escolher entre adorar a Deus e adorar os demônios, visto que Jeová Deus e os demônios têm inimizade entre si. Se quisermos a amizade e a proteção de Jeová, teremos de livrar-nos de todas as relações e associações com o espiritismo, nas suas muitas formas. Isto inclui livrar-nos de quaisquer objetos relacionados com o espiritismo. Tais objetos apenas serviriam para manter-nos cativos na teia de influência do demonismo. A eliminação ou destruição de tais objetos é um passo importante para nos livrarmos desta influência.
Neste ponto, a Palavra de Deus é de grande ajuda para dar-nos a coragem de tomar tal medida. Ela nos mostra por que não devemos temer tais objetos, embora alguns talvez os encarem como encantados ou possuídos de poder estranho. Mediante seu profeta Jeremias, Jeová Deus proveu as seguintes palavras de encorajamento: “Não aprendais o caminho das nações . . . pois [as imagens esculpidas] dos povos são vaidade; corta-se do bosque um madeiro e se lavra com machado pelas mãos do artífice. Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. São como o espantalho num pepinal, e não podem falar; necessitam de quem os leve, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer o mal, nem tampouco têm poder de fazer o bem.” (Jeremias 10:2-5, Imprensa Bíblica Brasileira; veja Nova Bíblia Inglesa.) Uma criança talvez tenha medo dum espantalho lá na roça, mas os adultos sabem melhor. E a Palavra de Deus mostra que, assim como o espantalho não pode falar, nem andar, nem pode ajudar ou prejudicar alguém, o mesmo se dá com os ídolos feitos pelos homens, que chamam de sagrados.
A Bíblia mostra quão desarrazoados são aqueles que encaram as coisas feitas por mãos humanas como se pudessem ter em si algum poder sobre-humano. Por exemplo, a profecia inspirada de Isaías fala sobre o homem que corta uma grande árvore da floresta, toma uma parte dela para acender fogo e cozer pão, e depois usa outra parte para fazer um ídolo, “curva-se, e ora para ele e diz: ‘Livra-me, pois tu és o meu deus”’. Jeová Deus diz a respeito de tais: “Não chegaram a saber nem entendem, por que os seus olhos foram untados para não verem, seu coração, para não terem perspicácia. E ninguém revoca ao coração, ou tem conhecimento ou entendimento, dizendo: ‘Metade queimei no fogo e também cozi pão sobre as suas brasas; assei carne e comi. Mas, farei do resto apenas uma coisa detestável? Prostrar-me-ei diante da madeira ressequida duma árvore?’ Ele se alimenta de cinzas. . . . E ele não livra a sua alma, nem diz: ‘Não há falsidade na minha direita?’” — Isaías 44:14-20.
A madeira continua sendo apenas madeira, não importa quanto possa ser trabalhada pelos homens. É por isso que a imagem de madeira pode ser queimada e destruída assim como qualquer outro pedaço de pau. Ela não se pode proteger contra a destruição. O mesmo se dá com pano, corda, barro, pedra ou sementes, ou algo mais que os homens possam usar para fazer um objeto para o culto espírita. Todos eles podem ser destruídos, dum modo ou doutro. Se essas coisas não podem proteger a si mesmas, certamente não podem proteger outros. Mas o verdadeiro dano provém de se crer em tais coisas e assim deixar espíritos enganosos, impuros, os demônios, escravizar-nos às coisas que são falsidade e simulacro. A Palavra de Deus nos mostra a maneira de nos livrarmos de tal falsidade.
A Bíblia nos fala sobre os que tiveram fé e coragem para destruir algumas possessões espíritas, embora lhes tivessem custado muito. Depois de descrever o testemunho dado sobre o verdadeiro Deus, pelo apóstolo Paulo, na cidade de Éfeso, o livro bíblico de Atos declara: “Um número considerável dos que haviam praticado artes mágicas trouxeram os seus livros e os queimaram diante de todos. E calcularam os preços deles e acharam que valiam cinqüenta mil moedas de prata.” (19:19) Imagine a fortuna que isso representava! Contudo, terem a aprovação do Deus Todo-poderoso e estarem livres da influência demoníaca significava para eles muito mais do que aquele dinheiro.
86 Por que não olha em volta, na sua casa, e se pergunta se está demonstrando a mesma fé e seguindo tal exemplo, retirando tudo o que estiver associado com o culto espírita? O resultado daquela experiência em Éfeso foi bem animador: “A palavra de Jeová crescia e prevalecia assim de modo poderoso.” (Atos 19:20) O mesmo se tem dado hoje entre milhares de pessoas que se desviaram do espiritismo para o verdadeiro Deus e sua adoração. O poder da verdade da Palavra de Deus induziu-as a ajuntarem todos os livros, amuletos, feitiços, braceletes, balangandãs “protetores”, vestimentas e todo objeto relacionado com o espiritismo, para destruí-los.
87 Citando-se um exemplo, uma senhora, no sul da África, que havia sido médium espírita, aceitou a ajuda oferecida por uma Testemunha de Jeová, para estudar a Bíblia. Quando leram juntas o relato bíblico já citado, descrevendo como as pessoas sinceras, no primeiro século, destruíram seus livros sobre o espiritismo, a senhora perguntou se devia fazer o mesmo. A Testemunha mostrou-lhe que isto traria o favor de Deus, e elas concordaram numa data para fazer isso. Chegando, a Testemunha encontrou a senhora pronta, com todas as suas vestimentas religiosas e objetos espíritas, e um pouco de parafina. Fizeram uma fogueira e queimaram todos os objetos. Com que resultado? A senhora obteve alívio da influência demoníaca e usufrui agora o glorioso privilégio de ela mesma ajudar outros a terem fé no verdadeiro Deus.
88 De modo similar, um homem, da mesma região, havia começado a ser instruído por um famoso feiticeiro, e fazia progresso rápido, tornando-se o principal ajudante de seu instrutor espírita. A esposa do instrutor, porém, começou a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová. Certo dia, este ajudante acompanhou o estudo. Consideraram-se textos que mostram que Deus proíbe a bebida ou a ingestão de sangue. (Levítico 17:10-14; Deuteronômio 12:23, 24; Atos 15:20, 29) Isto impressionou profundamente o homem. Estava para se “iniciar” no seu curso de “feitiçaria” e magia, sabendo que a ingestão de sangue fazia parte da cerimônia de “iniciação”. Que decisão tomou? Ele quis agradar à fonte de toda a vida, Jeová, em vez de tentar obter o favor de espíritos invisíveis, opositores. Por isso, parou imediatamente de praticar o espiritismo, continuou a estudar a Bíblia com as Testemunhas de Jeová e usufrui agora a sua liberdade da escravidão aos espíritos invisíveis, egoístas.
89 Para que você se livre de tais espíritos invisíveis, é essencial que não só ore pela ajuda de Jeová Deus, mas que também ‘persista em oração’. (Romanos 12:12) A Palavra de Deus mostra que é vital não só parar com as práticas espíritas, mas também eliminar quaisquer objetos espíritas que manteriam os vínculos que você tinha com a adoração de espíritos invisíveis. E se você quiser obter a vitória e a liberdade que ela traz, terá de aproveitar-se da ajuda de outros, para que não enfrente sozinho os adversários espirituais.

Arranjo: Jefferson Chagas
https://drive.google.com/open?id=0BwH9yvSF-3QIZDNxUmhpV2dwQzg&authuser=0
https://www.facebook.com/groups/originaisbr/
https://plus.google.com/u/0/+JHEROBRASIL/posts