AFP/AFP - Stonehenge, localizado na planĂcie de Salisbury, no sudoeste da Inglaterra, Ă© um dos mais famosos monumentos prĂ©-histĂłricos do mundo
Especialistas encontraram evidĂȘncias que podem explicar as origens do monumento de Stonehenge, que fica no Reino Unido.
-
Foram achadas diversas peças de caça e ferramentas cerca de quatro quilÎmetros distantes do local, considerado um dos maiores mistérios da humanidade.
-
De acordo com os responsĂĄveis pelo achado, as peças datam de 4000 a.C., sendo que Stonehenge foi construĂdo entre 3000 e 1500 a.C.. Assim sendo, os especialistas acreditam que antes do monumento ser construĂdo, uma civilização arcaica morou em suas proximidades.
-
Por conta das descobertas, o arqueĂłlogo David Jaques afirmou em comunicado que “a histĂłria do Reino Unido deverĂĄ ser reescrita a partir das mudanças de Stonehenge”.
-
Segundo ele, as ferramentas mostram uma sociedade do perĂodo MesolĂtico e mostram ligação com o retorno ao local, que ainda era conectado ao continente, apĂłs a Era do Gelo.
-
Por muitos anos, especialistas acreditavam que a årea de Stonehenge só foi habitada após a construção do monumento, ou seja, após a dita Era do Gelo.
-
Com as ferramentas encontradas, o fluxo migratĂłrio entre os perĂodos histĂłricos passa a explicar de outra maneira a forma como o Reino Unido foi habitado.
-
As descobertas mexem ainda com uma questĂŁo alarmante do presente. Especialistas e arqueĂłlogos brigam com o governo local que visa construir um tĂșnel no local para que os carros no entorno parem de atrapalhar as visitas.
-
Com as escavaçÔes arqueolĂłgicas bem sucedidas e que acharam o novo sĂtio, o apela serĂĄ feito indicando que obras no local podem comprometer mais pesquisas como esta.
Fonte: BR NOTICIAS YAHOO