Ticker

6/recent/ticker-posts

Reencarnação

REENCARNAR-PRA-QUE

Definição: A crença de que a pessoa renasce numa ou mais existências sucessivas, existências estas que podem ser como um humano ou um animal. Usualmente, acredita-se que uma “alma” intangível renasce num outro corpo. Não é ensinamento bíblico.

Será que uma estranha sensação de se estar familiarizado com pessoas e lugares inteiramente novos prova que a reencarnação seja realidade?

Já lhe aconteceu alguma vez confundir certo homem vivo ou certa mulher viva com outro ou outra que também está vivo ou viva agora? Isso já aconteceu com muitos. Por quê? Porque algumas pessoas têm os mesmos jeitos ou até mesmo parecem ser quase idênticas. Portanto, a sensação de que conhece determinada pessoa muito embora nunca a tenha visto antes realmente não prova que a conhecia numa existência anterior, não é verdade?

Por que é que uma casa ou uma cidade lhe parece familiar se nunca esteve ali antes? Será que é porque já viveu ali numa existência anterior? Muitas casas são construídas segundo projetos similares. A mobília usada em cidades longe umas das outras talvez tenha sido fabricada segundo modelos similares. E não é verdade que as paisagens em alguns lugares amplamente separados são muito parecidas? Portanto, sem recorrer à reencarnação, a sensação que tem de estar familiarizado com tais é bem compreensível.

Será que recordações da vida em outro tempo, em outro lugar, trazidas à tona, sob efeito da hipnose, provam a reencarnação?

Quando a pessoa está hipnotizada, muitas informações gravadas na memória podem ser trazidas à tona. Os hipnotizadores sondam o subconsciente. Mas, como chegaram a estar ali essas recordações? Talvez tenha lido um livro, visto um filme ou aprendido a respeito de certas pessoas na televisão. Se você se colocou no lugar das pessoas sobre as quais ficou sabendo determinadas coisas, isso pode ter-lhe causado uma vívida impressão, quase como se a experiência fosse vivida por você. O que você de fato fez talvez tenha sido há tanto tempo que já esqueceu, mas, estando hipnotizado, a experiência pode ser relembrada, como se estivesse lembrando uma “outra existência”. Contudo, se isso fosse verdade, não teriam todos tais recordações? Mas não são todos os que as têm. É digno de nota que um número crescente de supremos tribunais de estado nos Estados Unidos não aceitam depoimentos induzidos por hipnotismo. Em 1980, o Supremo Tribunal de Minnesota, EUA, declarou que “o testemunho mais hábil indica que nenhum entendido no assunto pode decidir se a memória trazida à tona por meio de hipnose, ou qualquer parte dessa memória, é verdade ou falsidade, ou confabulação — preenchendo as lacunas com a imaginação. Tais resultados não são cientificamente fidedignos como sendo exatos.” (State v. Mack, 292 N.W.2.° 764) A influência de sugestões feitas pelo hipnotizador à pessoa hipnotizada é um fator nessa infidedignidade.

Contém a Bíblia evidência de crença na reencarnação?

Será que Mateus 17:12, 13 reflete crença na reencarnação?

Mat. 17:12, 13: “[Jesus disse:] ‘Elias já veio e não o reconheceram, mas fizeram com ele o que quiseram. Do mesmo modo também o Filho do homem está destinado a sofrer às mãos deles.’ Os discípulos perceberam então que lhes falara de João Batista.”

Significava isso que João Batista era Elias reencarnado? Quando os sacerdotes judeus perguntaram a João: “És tu Elias?” ele disse: “Não sou.” (João 1:21) Que queria então Jesus dizer? Conforme o anjo de Jeová predissera, João foi diante do Messias de Jeová “com o espírito e o poder de Elias, para retornar os corações dos pais aos filhos e os desobedientes à sabedoria prática dos justos, a fim de aprontar para Jeová um povo preparado.” (Luc. 1:17) Portanto, João Batista cumpria a profecia, fazendo um trabalho como o do profeta Elias. — Mal. 4:5, 6.

É a reencarnação indicada pelo relato de João 9:1, 2?

João 9:1, 2: “Ora, quando [Jesus] ia passando, viu um homem cego de nascença. E seus discípulos perguntaram-lhe: ‘Rabi, quem pecou, este homem ou os seus pais, de modo que nasceu cego?’”

É possível que esses discípulos tivessem sido influenciados pela crença dos fariseus judaicos, que diziam que “apenas as almas dos homens bons são removidas para outros corpos”? (Wars of the Jews, Josefo, Livro II, cap. VIII, par. 14) É improvável, visto que a pergunta que fizeram não dá a entender que eles julgassem que ele fosse um ‘homem bom’. É mais provável que, como discípulos de Jesus, acreditassem nas Escrituras e sabiam que a alma morre. Contudo, visto que até mesmo um bebê no ventre tem vida e foi concebido em pecado, perguntavam-se talvez se tal nascituro poderia ter pecado, resultando em cegueira. De qualquer forma, a resposta de Jesus não apoiou nem a reencarnação nem a idéia de uma criança ainda no ventre de sua mãe pecar antes de nascer. O próprio Jesus respondeu: “Nem este homem pecou, nem os seus pais.” (João 9:3) Jesus sabia que, por sermos descendentes de Adão, há uma herança de defeitos e imperfeições humanas. Aproveitando a situação para magnificar a Deus, Jesus curou o homem cego.

Dá margem para a reencarnação o ensinamento bíblico a respeito da alma e da morte?

Gênesis 2:7 diz: “Jeová Deus passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem veio a ser uma alma vivente.” Note que o próprio homem era a alma; a alma não era imaterial, separada e distinta do corpo. “A alma que pecar — ela é que morrerá.” (Eze. 18:4, 20) E fala-se de uma pessoa morta como “alma morta”. (Núm. 6:6) Na morte, “sai-lhe o espírito, ele volta ao seu solo; neste dia perecem deveras os seus pensamentos”. (Sal. 146:4) Portanto, quando alguém morre, a pessoa inteira está morta; não há nada que permaneça vivo e que possa passar para dentro de um outro corpo. (Para pormenores adicionais, veja os tópicos gerais “Alma” e “Morte”.)

Ecl. 3:19: “Há um evento conseqüente com respeito aos filhos da humanidade e um evento conseqüente com respeito ao animal, e há para eles o mesmo evento conseqüente. Como morre um, assim morre o outro.” (Como no caso dos humanos, nada sobrevive à morte de um animal. Não há nada que possa passar a renascer num outro corpo.)

Ecl. 9:10: “Tudo o que a tua mão achar para fazer, faze-o com o próprio poder que tens, pois não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol, o lugar para onde vais.” (Não é para dentro de um outro corpo, mas ao Seol, a sepultura comum da humanidade, que os mortos vão.)

Quão diferente é a reencarnação da esperança que a Bíblia apresenta?

Reencarnação: Segundo esta crença, quando alguém morre, a alma, o “verdadeiro ego”, passa para uma existência melhor, se o indivíduo fez o bem e levou uma vida correta, mas possivelmente passará a existir como animal, se os seus antecedentes foram antes maus do que bons. Acredita-se que cada renascimento traz o indivíduo de volta a este mesmo sistema de coisas, onde enfrentará sofrimento adicional e por fim a morte. Os ciclos de renascimento são considerados, a bem dizer, intermináveis. Será que é esse realmente o futuro que o aguarda? Alguns crêem que o único meio de escape é extinguir todo o desejo de coisas agradáveis aos sentidos. Para que é que escapam? Para aquilo que alguns descrevem como sendo uma vida inconsciente.

Bíblia: Segundo a Bíblia, a alma é a inteira pessoa. Mesmo que alguém tenha feito coisas más no passado, se se arrepender e mudar sua conduta, Jeová Deus lhe perdoará. (Sal. 103:12, 13) Quando a pessoa morre, nada sobrevive. A morte é como um sono profundo sem sonhos. Haverá uma ressurreição dos mortos. Não se trata de reencarnação, mas de trazer de volta à vida a mesma personalidade. (Atos 24:15) Para a maioria das pessoas, a ressurreição será para vida na terra. Ela se dará depois de Deus pôr fim ao atual sistema iníquo. A doença, o sofrimento, até mesmo a necessidade de morrer, se tornarão coisas do passado. (Dan. 2:44; Rev. 21:3, 4) Parece-lhe tal esperança algo sobre o qual gostaria de aprender mais, de examinar as razões para nela confiar?

00 - ORIGINAIS WORLD NOVO 2015 redonda